Peças para caminhões: dicas para não errar na escolha

Escolher peças para caminhões é uma tarefa que deve ser feita por quem entende do assunto. Por isso, você precisa ficar por dentro do tema e optar pelas melhores, otimizando sua frota e reduzindo custos.

Nas manutenções preventivas, você pode diagnosticar problemas com os veículos da empresa e substituir as peças antes que o veículo tenha que ficar parado, gerando prejuízos. Portanto, além de escolher certo as peças, fique atento para não deixar que a falta de manutenção se torne um gasto desnecessário.

Veja, neste artigo, tudo sobre o assunto e como melhorar essa etapa do processo de gestão.

Confira!

Utilize peças para caminhões de qualidade

Por mais que pareça óbvio, ainda existem muitos gestores optando por peças “paralelas”, visando uma economia rápida ao comprar as mais baratas. A longo prazo, isso pode significar um custo maior, pois, sem qualidade, elas tendem a quebrar mais rápido e até mesmo danificar outras partes do motor.

As peças para caminhões com qualidade também garantem mais segurança e são essenciais para que acidentes sejam evitados, deixando de colocar em risco tanto a vida dos condutores quanto a saúde financeira da empresa.

Isso porque, em caso de acidente, os veículos precisam ser trocados ou, então, ficar parados na garagem por muito tempo – um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas.

Pesquise e garanta o melhor preço

Mesmo a qualidade das peças sendo um fator preponderante na hora da escolha, o preço também deve ser levado em consideração. Afinal de contas, a equação a ser resolvida pelos gestores é justamente aliar qualidade ao preço.

A partir do momento em que são definidas as peças a serem adquiridas, você pode começar a procurar pelos melhores preços de mercado. Diversas revendas ou até mesmo os próprios fabricantes podem apresentar preços mais atrativos que outros.

Dependendo do número e volume de compra, é possível obter abatimentos que ajudam a reduzir os custos. Perguntar não custa nada, não é mesmo? Por isso você deve sempre questionar se o valor pode cair um pouquinho.

Diagnóstico a partir da manutenção preventiva

O ditado popular: “É melhor prevenir do que remediar” é extremamente preciso para este assunto. Realizar a manutenção preventiva é menos custoso do que deixar os veículos quebrados e parados.

Nela, devem ser analisados, por exemplo:

  • Caixa de câmbio
  • Escapamento
  • Prazos de trocas de óleos e filtros
  • Óleo retirado do motor
  • Suspensão
  • Perda de potência do motor
  • Outros

O câmbio pode apresentar muitas coisas a respeito do caminhão. Dificuldades na hora de trocar as marchas podem estar associadas à transmissão ou embreagem, por exemplo. Já sinais de fumaça no escapamento podem estar ligados a problemas no motor, catalisador ou entrada de óleo.

Analisar o óleo retirado do caminhão pode ainda apontar problemas sérios, como no caso do aparecimento de resquícios metálicos – corrosão de partes metálicas do motor.

Problemas relacionados à suspensão podem ser sentidos com o balanço excessivo da cabine e, durante o uso do caminhão, o motorista já pode verificar e reportar à equipe de manutenção.

Utilize os pneus corretos

Os pneus fazem parte das peças para caminhões que impactam diretamente na performance e no caixa da empresa. Para escolher de forma correta, nada melhor do que seguir o manual do proprietário.

Ele indica o tamanho correto, calibragem e outras informações que são fundamentais para a compra ideal deste item. Você não pode se esquecer de que os pneus são responsáveis por transmitir a força de tração, suportar a carga e precisão na hora de frear.

Eles possuem características diversas e você deve optar por aqueles que se encaixam melhor no perfil de transporte da sua empresa. Existem, por exemplo, os pneus de alta severidade, que são mais indicados para trajetos urbanos.

Já para rotas em estradas, os de baixa severidade são mais adequados. E, para caminhões que vão circular tanto por rodovias quanto dentro das cidades, o ideal é utilizar pneus de severidade intermediária.

Cuide para trocar todos os pneus na hora da manutenção, visto que não será eficaz trocá-los um a um.

Contar com peças de qualidade e pesquisar bem os preços de mercado irá conferir segurança, performance e redução de custos a sua empresa. De quebra, isso ainda valoriza o seu trabalho por conseguir equilibrar essa equação tão difícil.

Conheça os nossos artigos que te ajudarão na gestão da sua frota:

Artigo: Peças para caminhões: dicas para não errar na escolha - Guia 50 dicas para reduzir o consumo de combustível

Texaco Lubrificantes: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!

Com a melhor e mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco Lubrificantes se compromete em manter seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site! 

Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.