Óleo Diesel: importância e como avaliá-lo

Sabia que utilizar óleo diesel de má qualidade pode diminuir a vida útil dos motores de sua frota?

O óleo diesel, ou apenas diesel, é o combustível mais utilizado em motores pesados. Por isso, é muito importante averiguar a qualidade para que os caminhões ou ônibus da sua frota tenham vida longa e útil.

Muitas pessoas acreditam que todo óleo diesel é igual, mas enganam-se ao não os encarar individualmente. Todo combustível precisa ser avaliado, comprado e armazenado com prioridade em sua qualidade.

Escolher o seu fornecedor com base no preço é uma atitude muito arriscada. E é sobre a qualidade e importância do óleo diesel que falaremos neste artigo.

Boa leitura!

A importância da qualidade do Óleo Diesel

O óleo diesel é o produto oleoso mais abundante obtido a partir do refino do petróleo bruto.

Produção, logística, abastecimento, armazenamento e operação são alguns dos desafios que produtores, distribuidoras, revendedores e usuários enfrentam todos os dias para melhor atender ao mercado nacional em função dos diferentes tipos de diesel comercializados.

Não apenas caminhões e ônibus contam com a energia do óleo diesel. Outros motores de ciclo diesel o utilizam como combustível. É o caso de locomotivas, barcos, geradores de energia elétrica, navios etc.

Ele também é o derivado do petróleo mais vendido e consumido nacionalmente. Principalmente porque a logística é amplamente apoiada no sistema rodoviário e no modal de caminhões.

Quem vive nesse meio sabe que é preciso avaliar muito bem cada item utilizado no caminhão. Eles podem desgastar mais as peças, gastar mais combustível e gerar diversos outros problemas.

O tempo parado com o caminhão muitas vezes é mais caro do que o valor de peças ou mão de obra. Assim, o item mais importante para locomoção do caminhão precisa ser perfeito.

O diesel deve estar limpo e isento de materiais ou partículas em suspensão, como poeira, ferrugem, água etc. Estas substâncias, se presentes, podem reduzir a vida útil dos filtros dos caminhões e ônibus, pois prejudicam o funcionamento dos motores.

Como averiguar a qualidade do diesel

Não compre óleo diesel de qualquer fornecedor. Seja criterioso na escolha.

É possível realizar um teste fora do laboratório para saber se ele possui essas substâncias, citadas acima, que sujam e comprometem a qualidade do combustível.

Esse teste deve ser feito observando o material contra a luz natural. Pegue uma amostra de 0,91 do produto e coloque em um recipiente de vidro transparente e limpo. Ele precisa ter a capacidade total de 1 litro.

Oriente ao motorista do caminhão a procurar pela presença de água livre ou de materiais sólidos, como partículas de qualquer substância. Não sendo observada a presença deles e o produto estando límpido, considere que o óleo diesel está aprovado no teste.

Se você gerencia centenas de caminhões e possui os recursos para isso, faça essa avaliação em laboratório.

Nele serão averiguados as características determinadas pela ANP, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Os pesquisadores avaliarão a cor do óleo diesel. Se houver alterações de cor, significa que pode ter ocorrido problemas no processo de produção ou, então, contaminação ou degradação.

Além disso, serão avaliadas a densidade a 20ºC, que deve ser entre 820 e 880 kg/m3, e a porcentagem de água e sedimentos, o máximo permitido é de 500 ppm.

Dicas rápidas para identificar e evitar o consumo de óleo diesel ruim

Caso sua equipe de motoristas abasteça fora da empresa, em postos, o cuidado deve ser redobrado!

Veja as dicas que separamos para seus motoristas:

  • Pesquise os preços antes de entrar em um posto para abastecer e confira se os valores na placa e na bomba estão iguais;
  • Verifique a origem do combustível. O posto deve informar claramente de onde vêm seus produtos;
  • Abasteça sempre em postos de confiança;
  • Exija a nota fiscal. Ela deve ser guardada, pois é o comprovante de que o combustível foi comprado naquele posto;
  • Na dúvida, solicite ao funcionário do posto de abastecimento que retire uma amostra de um litro de diesel, diretamente do tanque, e coloque a amostra em uma proveta transparente de vidro para verificar se há impurezas, como água ou materiais estranhos no combustível;
  • Em caso de irregularidades, denunciar à ANP, por meio da Central de Atendimento 0800-970-0267.

Você deve sempre estar informado sobre o preço do diesel e repassar a informação aos motoristas. Se aparecer uma oferta por um valor muito abaixo do mercado, desconfie. Não existem formas de baratear o custo de produção e distribuição desse combustível.

Conclusão

Como visto, o óleo diesel é fundamental em nossa sociedade e, para que ele não prejudique o bom funcionamento do motor do caminhão, filtros etc., é preciso ter muita atenção na hora de comprar e abastecer.

O valor que é gasto com óleo diesel o torna uma das despesas mais pesadas do setor de transporte rodoviário, chegando a representar aproximadamente 30% a 40% dos custos do transporte de cargas e 25% dos custos de transporte de passageiros.

Por isso, o preço do óleo diesel muitas vezes é o fator decisivo, mas a qualidade deve vir em primeiro lugar. Afinal, um caminhão parado com óleo diesel barato é uma economia que sai muito cara. Se você quer reduzir os custos da gestão de frotas, existem outras formas.

Não existe fórmula mágica. Um bom caminhão precisa de um bom óleo diesel. Buscar esse tipo de economia pode aumentar, e muito, os seus custos de manutenção e de consumo. Sem mencionar o impacto ambiental.

Assim como esse insumo é importante para a locomoção, o óleo lubrificante do motor diesel é vital para que o desempenho do motor seja maximizado e que sua manutenção seja reduzida.

Você deve utilizar o tipo de óleo indicado no manual do proprietário do veículo. Dessa forma, terá uma frota de veículos rodando por mais tempo e com melhor performance.

 

Continue aprendendo sobre caminhões em nosso blog com estes outros artigos:

Óleo Diesel: importância e como avaliá-lo

Texaco Lubrificantes: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!

Com a melhor e mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco Lubrificantes se compromete em manter seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site.

Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.