Manutenção corretiva: como e quando fazer

“Prevenir é melhor que remediar”. Mas isso nem sempre é possível, sobretudo quando se trata da manutenção da sua frota. Então, quando  realizar a manutenção corretiva e quais suas melhores práticas?

Comparado a outros tipos de manutenção, como a preventiva e a preditiva, a eficiência e os custos da manutenção corretiva não são atrativos.

No entanto, veículos, carretas, caminhões e ônibus da frota sofrem avarias ou falham repentinamente e precisam ser reparados. A urgência depende dos impactos que a não disponibilidade do transporte podem causar.

Ser um bom gerente e manter um bom controle da frota requer planejamento e organização. Por isso, é importante estar atento à necessidade de manutenção, levando-se em conta  a otimização e redução de gastos com o setor.

Mostraremos neste artigo o que é a manutenção corretiva, quais as melhores práticas e ferramentas para manutenção e reparo dos seus veículos.

Boa leitura!

O que é manutenção corretiva

A manutenção corretiva repara as falhas e problemas pontuais conforme vão ocorrendo.

Seu principal objetivo é fazer um equipamento, máquina, motor, sistema ou veículo voltar a funcionar normalmente, sem problemas. Por meio de ajustes e reposições de peças, ela serve para resgatar o funcionamento de uma máquina.

O conceito de manutenção está ligado à ideia de “conservar o estado inicial de algo”. Ainda que a manutenção corretiva seja esperada em função de questões não gerenciáveis, como acidentes e danos causados pela má conservação de estradas, o ideal é que seja evitada na maioria das vezes.

Historicamente, a manutenção corretiva foi o primeiro modelo de manutenção a ser realizado. Isso porque, com a falta de tecnologia e equipamentos para detecção de falhas, o conserto só era demandado quando problemas surgiam no maquinário. Atualmente, ela está relacionada a falhas inesperadas e emergenciais.

A manutenção preventiva e a preditiva devem ser realizadas de acordo com um cronograma de revisões, em que os principais componentes do motor e da carroceria sejam identificados e periodicamente verificados.

Assim, potenciais problemas podem ser vislumbrados e mitigados antes que ocorram. Isso resulta em economia e redução de custos, visto que os veículos passarão menos tempo parados por conta de falhas inesperadas.

Manutenção corretiva: quando aplicar

Falhas inesperadas no motor das carretas e caminhões podem acontecer e devem ser corrigidas por meio da manutenção corretiva.

Problemas não programados podem gerar a necessidade de troca de componentes ou peças e fazer com que o veículo fique parado. Isso atrapalha a escala de entregas e o planejamento do setor de logística.

Além do impacto na operação, a manutenção corretiva tende a ser mais onerosa para os cofres da empresa pela própria natureza do serviço emergencial, que não permite prazos  maiores para negociação.

Como diminuir os custos da manutenção corretiva

Quanto maior a exposição, maior o risco. Portanto, maior a probabilidade de ocorrer algum imprevisto que demande a manutenção corretiva. Então, como mitigar os custos?

Primeiro, é preciso levantar quais os problemas que demandaram serviço por determinado período, ao longo de dois anos, por exemplo.

Se a empresa conta com departamento de manutenção, considere o levantamento para dimensionar a equipe necessária para trabalhar na manutenção preventiva e na corretiva. A qualquer momento, um profissional pode ser deslocado para reparar uma falha ocasional, sem afetar o programa de manutenção preventiva.

Caso o serviço seja terceirizado, faça uma lista dos serviços corretivos mais recorrentes, incluindo as peças de reposição, e estabeleça valores pré-acordados. Com base no levantamento, a transportadora pode estimar os gastos com falhas inesperadas, enquanto a prestadora de serviço pode fazer uma projeção de receita.

E, se você quiser conhecer mais sobre cuidados com veículos pesados, confira os conteúdos a seguir:

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