Gerente de manutenção: como ser um profissional melhor

Para se tornar um gerente de manutenção melhor, você pode implementar algumas ideias e otimizar sua vida profissional. Veja neste artigo algumas dicas de como fazer isso.

Confira!

Utilize listas para se organizar

Uma ótima ideia para melhorar a organização da sua rotina de trabalho é o uso de listas. Com elas, você pode enumerar todas as tarefas do seu dia e, então, executá-las de maneira mais calma e organizada por prioridades.

Além de trazer mais eficiência ao trabalho, elas ajudam no planejamento. Quem nunca se viu perdido em meio a tantas tarefas que não sabia nem por onde começar? As listas podem ser aliadas fortes para resolver este tipo de problema.

Método Kanban de organização

Este método foi utilizado por uma grande montadora do setor automotivo e deu muito certo. Consiste em criar um quadro com dois eixos: X e Y. O primeiro é referente às tarefas a serem realizadas. O segundo é a etapa em que se encontra essa atividade: pendente, em andamento e finalizada.

Você escreve as tarefas em pequenos pedaços de papel autoadesivo. A cada etapa alcançada, você move o papel. Assim, dá para ter uma visão geral de todas as atividades do seu planejamento e do seu status.

Dessa forma, é possível acompanhar os processos dentro de uma empresa e, assim, não ter surpresas e atrasos no desenvolvimento de ações. Você pode inserir essa prática para gerir de forma otimizada sua pauta de trabalhos da semana, por exemplo. Com organização, fica mais tranquilo realizar as atividades, pois você sempre saberá o que tem para fazer e se está dentro do prazo ou não.

Dê uma olhada neste exemplo:

Gerente de manutenção: método Kanban de organização

Contrate os profissionais certos

O gerente de manutenção possui uma equipe trabalhando de maneira conjunta e os resultados alcançados dependem muito da qualidade dos elementos desse time. O modo mais eficaz de conferir qualidade ao trabalho realizado pela equipe é contratar os profissionais certos para o cargo.

Para isso, você deve ponderar previamente quais são as demandas a que este profissional deve atender e qual o perfil ideal para o preenchimento das vagas. Assim, será mais fácil uma gestão de equipe e os resultados tendem a se tornar mais satisfatórios.

Gerir pessoas não é fácil

Os custos de reposição de um colaborador são maiores do que a manutenção deste funcionário. Portanto, sempre que possível, tome algumas medidas para que a equipe continue motivada e produzindo num ambiente agradável.

Para o gerente de manutenção, algumas ideias são ótimas e você pode inserir no seu dia a dia a fim de melhorar o convívio e a produtividade.

Em reuniões, por exemplo, mostre reconhecimento dos bons resultados que a equipe atingiu. Na hora de estabelecer metas, cuide para não criar objetivos inalcançáveis. Permita que os membros da equipe opinem sobre processos e tomadas de decisão, muitos insights podem surgir. 

Criatividade para cortar custos

Reduzir os custos sempre pode contribuir para a saúde financeira das empresas. Entretanto, sair cortando gastos nem sempre é fácil, uma vez que isso pode ter diversas consequências, como a queda da qualidade do serviço.

Uma ótima forma de se tornar um profissional melhor na área de gerência de manutenção é ter criatividade na hora de cortar gastos. O uso de marcha lenta pelos motoristas, por exemplo, implica diretamente a redução da vida útil do motor, gasto com combustível e emissão de gases poluentes.

Sugerir que reduzam a utilização das marchas lentas é um exemplo de otimização na área de diminuição de gastos. Você pode criar outras medidas usando a imaginação e agregar esse atributo – planejamento de redução de custos – ao seu desempenho como profissional.

Invista em capacitação

O gerente de manutenção deve acompanhar as inovações que surgem no mercado e que podem auxiliar na realização de suas demandas de trabalho. Isso não se aplica somente a este tipo de profissional, entretanto é uma profissão que realmente necessita estar muito atenta para que as atividades sejam otimizadas a fim de gerar melhores resultados.

Participar de cursos e ler artigos, jornais e revistas do segmento de atuação confere mais qualidade na hora de trabalhar. Assim como a equipe, que deve ser incentivada pelos responsáveis, sempre que possível, a agregar mais conhecimento.

Isso se reflete nos resultados de produção do time como um todo e faz com que tudo se torne mais fácil, inclusive.

Lembre-se que imprevistos acontecem

Um dos principais problemas enfrentados pelo gerente de manutenção são os imprevistos. Não é difícil que as coisas saiam do planejado e situações indesejadas surjam de última hora.

Por isso, você deve deixar sempre uma lacuna de tempo justamente para suprir essas demandas de urgência. Imagine que o seu dia já esteja lotado e algo muito emergencial apareça. Você terá muita dificuldade de resolvê-lo, entretanto, caso você tenha se planejado para isso, será mais fácil encontrar soluções.

O gerente de manutenção não pode se acomodar e deixar que as demandas se transformem em uma bola de neve. Se você pretende ser um profissional cada vez melhor, tente implementar o máximo de dicas possíveis e veja os resultados aparecerem.

No blog da Texaco, você encontra muitos artigos que abordam a manutenção preventiva, inspeção de frotas e manutenção corretiva.

Leia mais em nosso blog:

Gerente de manutenção: 50 dicas para reduzir o consumo de combustível

Texaco Lubrificantes: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!

Com a mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco Lubrificantes mantem seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site.

Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.