Foco em Resultados: rentabilidade [Parte 1]

Quando temos um objetivo para alcançar e acreditamos nesta conquista, sabemos que a soma da dedicação, comprometimento e motivação será o principal combustível para o sucesso. Apresentamos a gestão com foco em resultados.

Como é função do gestor disponibilizar veículos em condições adequadas para o transporte de cargas, respeitando as diretrizes de uma relação comercial entre cliente e empresa, será indispensável que ele aja com foco nos resultados operacionais estipulados pela transportadora.

Independentemente do porte ou do mercado em que a organização atua, a forma com a qual se escolhe administrar uma empresa é parte essencial para determinar se suas metas principais serão ou não atingidas.

Seria possível existir algum modelo de gestão capaz de auxiliar no aumento da produtividade, obtenção de resultados e ainda gerar um nível elevado de engajamento de colaboradores em um negócio?

É aí que a chamada gestão com foco em resultados aparece como opção que vem sendo cada vez mais adotada no ambiente corporativo.

O que é gestão com foco em resultados?

Como o próprio nome sugere, a gestão com foco em resultados é uma maneira de administrar tendo os resultados como foco principal das atuações de todos os profissionais envolvidos no processo.

Desse modo, busca-se a melhoria no desempenho ao voltar os olhares para as metas a serem atingidas e não apenas para os processos, como ocorre no modelo de gestão tradicional.

Características do modelo

A palavra-chave sempre será uma: resultados – e continuará sendo em todos e quaisquer processos em uma transportadora.

Para optar por esse modelo de gestão, você precisa entender que a aplicação desse conceito trará algumas características essenciais aos negócios.

A responsabilidade é de todos

Todos os funcionários, independentemente das diferentes funções que desempenham na organização, serão responsáveis pelos resultados gerados pela empresa. Isso inclui até mesmo as perdas ou oportunidades perdidas.

E você sabe qual a chave para obter bons resultados? É o engajamento!

Manter a equipe unida e motivada é essencial para alcançar as metas da empresa. Outro aspecto relacionado ao engajamento é a comunicação: clareza e eficácia nesse processo são fundamentais.

Realizar eventos e confraternizações fora do ambiente de trabalho, com o objetivo de promover a integração entre os funcionários, é uma prática comum em várias empresas e costuma trazer bons resultados, gerando a união do grupo de colaboradores.

Em nosso blog, já demos dicas para realizar uma gestão de pessoas eficiente e motivar a equipe. Você pode clicar aqui para conferir!

Além disso, todos os profissionais estarão envolvidos na escolha dos objetivos a serem alcançados e deverão ter seus esforços reconhecidos.

Integração das unidades de negócios

As diversas unidades de negócios deverão contribuir com cada uma de suas tarefas específicas, mas deverão trabalhar juntas, de maneira integrada e voltadas para resultados em comum. Em síntese, a sinergia é essencial nesse processo.

Com isso, as relações entre lideranças e liderados são mais próximas, com uma troca de informações mais fluida.

Para o líder de uma empresa, é necessário entender que funcionalidades e habilidades são pontos complementares. Logo, essa troca de informações é essencial para evidenciar tais aspectos.

Uma metodologia de trabalho bastante conhecida e que costuma fomentar a integração das unidades de negócios é a Open Space Technology, cujos participantes se reúnem no mesmo espaço, normalmente em círculo, para facilitar a troca de informações.

Resultados e não processos

Os resultados vêm em primeiro lugar, seja qual for o processo adotado. Aqui o processo continua sendo importante para agilizar, padronizar e dar escala ao negócio. No entanto, é essencial que ele seja sempre revisto, em termos de funcionalidade, pois o ideal é que o processo adotado não se torne um gargalo na operação.

 

Outra prática que deve ser adotada é o compartilhamento das metas e resultados com a equipe para estimular o comprometimento de todos.

Quais as vantagens para uma empresa?

Melhor comunicação e integração

Como há uma relação mais próxima entre os funcionários de diversos níveis hierárquicos, a comunicação no ambiente de trabalho é melhorada.

Os processos se tornam mais integrados a partir do maior compartilhamento de informações, maior frequência de feedbacks e colaboração entre os profissionais dos mais variados cargos.

Experiências diversas são compartilhadas e todos aprendem com todos. Tudo isso resulta em um ambiente organizacional muito mais harmonioso.

Mais motivação

Sim, os funcionários são parte essencial para que os resultados da empresa sejam alcançados. Mas, nesse modelo, eles são ainda mais do que isso: todos são considerados responsáveis e participam de perto nos processos de definição de objetivos.

Portanto, existem ações que podem ser realizadas para potencializar o desempenho da equipe. O reconhecimento é uma delas: o líder deve valorizar os feitos dos funcionários, elogiando os pontos positivos e fornecendo feedbacks construtivos.

Outro ponto importante é oferecer oportunidades de crescimento na empresa para que os funcionários possam atuar em cargos que os desafiem a trazer a sua melhor versão profissional.

Ao serem valorizados e sentirem que verdadeiramente fazem parte dos negócios, a motivação e autoestima dos profissionais aumentam.

Vale lembrar que a motivação também está ligada à boa gestão. Logo, é necessário entender os pontos fortes da sua equipe para que todos atuem no lugar certo.

Assim, os colaboradores irão atuar de modo mais produtivo e, consequentemente, os resultados serão cada vez melhores.

Objetivos mais claros

Quando resultados são construídos e planejados de maneira conjunta, os objetivos da empresa e de cada um de seus colaboradores parecem ser muito mais claros.

E, com objetivos mais evidentes definidos no planejamento estratégico, fica mais fácil alcançá-los.

Mais produtividade

Profissionais que se sentem parte da organização, responsáveis pelos resultados, com objetivos muito claros e constantemente engajados são sinônimo de maior produtividade da empresa.

Falando em produtividade, você pode ler um pouco mais sobre como potencializar o desempenho da sua frota acessando este artigo.

Como colocar este modelo de gestão em prática?

A gestão com foco em resultados deve obedecer a cinco principais etapas:

1 – Revisão dos objetivos da empresa

É preciso que os gestores tenham uma visão mais ampla dos negócios, conhecendo as características e intenções da empresa.

É imprescindível refletirem e estarem seguros dos objetivos da organização – tanto a curto quanto a longo prazo.

2 – Definição dos objetivos do time

Lideranças e liderados devem definir juntos os objetivos e resultados de seus trabalhos.

Eles devem estar de acordo com tais metas e com os prazos estabelecidos para alcançá-las.

3 – Monitoramento do processo

É muito importante acompanhar o processo para atingir os resultados buscados antes do prazo final estabelecido.

Assim, com certa frequência, reúna líderes de equipe e liderados para avaliarem juntos as atividades desempenhadas até então e compará-las com os objetivos determinados. Esta é a etapa ideal para detectar e realizar mudanças, se necessárias.

4 – Avaliação de desempenho

Esta parte consiste em avaliar o desempenho dos colaboradores, tanto individualmente quanto em grupo.

Vale considerar questões como: “Os objetivos acordados foram atingidos?”.

5 – Participação nos resultados

Quando a alta direção define qual será o percentual correspondente à participação nos resultados dos colaboradores envolvidos logo no início do projeto, o comprometimento se transforma em motivação para o alcance das metas.

Vale a pena adotar o modelo de gestão com foco em resultados?

A gestão com foco em resultados traz vantagens comprovadas às empresas ao adotar um modelo que traz maior flexibilidade nos processos, melhor relacionamento corporativo interno e maior motivação entre os colaboradores.

Entretanto, antes de eleger o modelo, é essencial refletir e conseguir determinar os objetivos reais da organização. E não é só isso: é preciso colaboração. Todos os profissionais devem trabalhar de maneira conjunta e integrada.

Partindo desses dois pontos, os resultados estabelecidos poderão finalmente ser alcançados e seus negócios terão maior produtividade por meio do modelo de gestão. Nesta ação, planejar, organizar, executar, coordenar e controlar recursos humanos, materiais e financeiros, facilita a tomada de decisões.

Compreender como cada decisão está relacionada com o resultado e reorganizar o processo administrativo com foco em resultados proporciona ganhos de eficiência e de desempenho.

Em nosso próximo artigo, continuaremos abordando o tema, cujo foco será a aplicação da metodologia para o gestor de frota.

 

Se quiser conhecer mais formas de otimizar ainda mais a sua frota, leia estes outros artigos no blog:

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