Estratégias de diferenciação para a sua oficina

A imagem de oficinas como um lugar sujo e desorganizado acabou!

Os donos de oficinas estão cada vez mais apostando em tecnologia e inovação para garantir vantagem perante a concorrência.

Um ambiente moderno e estruturado vem recebendo maior atenção, garantindo o aumento da competitividade.

Nada de graxa pelo ambiente! A oficina deve estar sempre limpa e organizada.

Para iniciar as melhorias necessárias em sua oficina, separamos 5 dicas importantes para gerar uma estratégia de diferenciação para o seu negócio.

Boa leitura!

#1- Gerando uma estratégia de diferenciação com boa experiência de compra

Os serviços on-line são fundamentais nos dias de hoje. Alinhamento grátis e descontos, por exemplo, estão entre os incentivos mais populares atualmente.

Serviços exclusivos também são valorizados, como um espaço de espera, onde o cliente possa ficar durante o tempo em que aguarda o serviço do carro dele, por exemplo.

É importante avaliar o que os clientes valorizam para ajudar a agregar mais valor aos seus serviços, destacando a sua oficina da concorrência, criando uma boa estratégia de diferenciação.

#2 – Oferecendo serviços diferenciados aos clientes

Variar os serviços oferecidos na oficina é uma estratégia de muito valor e contribui para a rentabilidade do negócio.

Aumentando as opções de serviços prestados, o número de clientes cresce!

Isso pode ser realizado com o acréscimo de serviços novos, como lanternagem, troca de óleo, venda de peças etc.

Buscar novas especializações em áreas específicas, como lavagem, polimento e pintura, agrega valor à sua estratégia de diferenciação.

Assim, a oficina será mais atrativa para os seus clientes, fidelizando-os, e com grandes possibilidades de conseguir novos por indicação. Mas lembre-se de que a qualidade do serviço e a transparência com o cliente são fundamentais!

#3 – Criando programas de fidelização

Um atendimento impecável é indispensável para a retenção de clientes e porta de entrada para uma boa relação com o público.

Os programas de fidelização funcionam como forma de incentivo para que o cliente continue retornando à oficina quando estiver precisando de novo serviço.

Quando o cliente conhece o serviço prestado e recebe uma gratificação nas vezes em que retorna, fica mais fácil fechar negócio e as chances de recomendação também aumentam.

#4 – Investindo em um site bem elaborado

Hoje em dia, é indispensável a presença na internet.

É também pelo meio digital que os clientes procuram recomendações de oficinas para algum tipo de serviço.

É muito importante criar um site bem atrativo e completo, informando todos os serviços oferecidos, forma de contato, dicas sobre o segmento e com atendimento on-line para tirar as possíveis dúvidas.

No entanto, para gerar uma estratégia diferenciada, o conteúdo divulgado no site deve ser criativo, assertivo e inovador.

Além disso, investir no relacionamento com o cliente também pode ser um diferencial! Ter um número de WhatsApp para ampliar o contato, criar perfis nas redes sociais para divulgar os serviços e utilizar o Google Meu Negócio são algumas opções.

#5 – Investindo em um espaço agradável

Ao chegar à oficina, o cliente deve se sentir confortável e seguro.

Quando deixar o seu veículo para qualquer tipo de reparo ou manutenção, ele precisa notar que a oficina é comprometida e profissional.

O cuidado com a iluminação, organização e limpeza é fundamental neste processo. Quanto mais limpa e organizada for a oficina, mais aumenta a credibilidade do local com o público.

Demonstrar zelo com o carro do cliente também é uma estratégia de diferenciação.

Mostrar fotografias de antes e depois, e usar capas protetoras no volante e bancos dos veículos são algumas medidas que podem ser usadas.

Conclusão

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e cuidadosos com os seus veículos, por esse motivo é primordial destacar a sua oficina da concorrência com estratégias de diferenciação.

As recomendações dos amigos, incluindo as opiniões de outros clientes, são consideradas confiáveis e possuem influência na hora de confiar ou não nos serviços prestados.

 

 Separamos alguns artigos para te ajudar neste percurso! Confira:

 

Conheça toda a família de óleos lubrificantes para veículos pesados e ofereça o melhor produto para a frota dos seus clientes.

Estratégia de diferenciação - linha de lubrificantes Ursa da Texaco

Texaco: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!

Com a melhor e mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco se compromete em manter seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site!

Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!

2 comments

  1. Hoje em dia esta muito mais dificio ter um negocio no Brasil , o com dicas assim nos faz pensar positivamente, em abrir nosso próprio negócio, eu sou Mecânico desde 1998, e meu pai ja era desde os anos 1970 , e na epoca que iniciei na mecânica as oficinas ainda eram desse jeito um pouco suja com a estrutura antiga , hoje ainda nao abrir minha oficina pretendo abrir com os pradroes de hoje , tenho referência, trabalho em uma consecionaria. Meu sonho e abrir uma também. Gostaria de um invento para começar mais ainda nao fui atraz eu fiquei sabendo do sebrae .que poderia financiar para abrir um negocio com capacitação na gestão.

    • Delton Stabelini says:

      Júlio boa tarde,

      O Sebrae realmente pode lhe ajudar a fazer um plano de negócio, mas não é um agente financiador. Um financiamento deverá ser obtido juntos aos bancos ou BNDS.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.