Saiba como reduzir o consumo de combustível na chuva

O atual panorama no segmento de logística e transporte tem direcionado os gestores a buscar alternativas para a redução de custos.

O combustível tem grande representatividade nesses custos e o gestor de frota atual o acompanha criteriosamente.

O consumo de combustível na chuva tem grande relevância?

Queremos apresentar a vocês como um condutor de veículo pesado deve se portar ao se deparar com as condições adversas no trânsito, além de falarmos um pouco mais sobre como funciona o consumo de combustível na chuva de veículos pesados.

O desenvolvimento de novas tecnologias para o controle do consumo de combustíveis, na chuva ou não, e emissão de poluentes se concentrava nos laboratórios das montadoras e das empresas da cadeia automobilística e se aplicavam essencialmente aos veículos novos.

Atualmente, isso vem mudando e hoje existem amplas possibilidades de desenvolvimento de tecnologias aplicáveis aos veículos em operação.

Se aplicadas, podem oferecer melhor desempenho da sua frota ou transportadora, que pode até já dispor de inteligência embarcada, porém não realiza gestão para o aumento da eficiência energética dos caminhões.

O gestor de frota deve adotar a inovação tecnológica como ferramenta de apoio para gerir as informações sobre o consumo de combustível com maior precisão e no menor tempo possível.

Como opções de gestão, temos:

  • Gestão Interna: quando o abastecimento da frota é realizado nas bases da empresa de transporte com processos internos de controle.
  • Gestão Externa: quando o abastecimento é realizado em postos conveniados e as informações sobre o consumo são transmitidas on-line.

Nos dois casos, o gestor de frota acompanha o consumo de combustível por veículo, rota, motorista e período. Recomendamos que ele verifique as informações relacionadas ao combustível diariamente, assim como as que são geradas pela telemetria, que apontam como está sendo realizada a condução dos caminhões da sua frota.

Hoje temos sistemas de telemetria no mercado que, além de possibilitar a localização e identificação do veículo, viabilizam um controle completo sobre diversos itens relacionados ao veículo e ao motorista.

Quais motivos levam o caminhão a aumentar o consumo de combustível na chuva e os seus gastos?

Trânsito, alagamentos e riscos de acidentes são alguns dos principais fatores presentes em dias de chuva.

Por conta disso, a orientação é evitar dirigir sob chuvas fortes. O problema é que isso nem sempre é possível. Para contornar essa situação, existem certos cuidados que podem ser tomados para não sofrer prejuízos.

Antes de explicarmos o que contribui para o aumento no consumo de combustível na chuva, precisamos esclarecer os motivos gerais que levam o veículo a gastar mais em qualquer situação.

É preciso entender que esse consumo está diretamente ligado ao esforço do motor. Quanto maior for o “estresse” para conseguir movimentar o veículo, maior será o gasto de combustível. É por isso que dirigir com o conta-giros acima de 1.500 rpm não é nada econômico.

Existem diversas situações que podem causar o aumento do consumo, seja por afetar a aerodinâmica do veículo, seja por diminuir a força do motor.

Alguns exemplos são:

  • Deixar o ar-condicionado ligado, exigindo parte do desempenho do motor para fazer o equipamento funcionar;
  • Rodar com os pneus com a pressão de inflação abaixo do recomendado, aumentando o atrito com o asfalto.

Consumo de combustível na chuva: quais as principais causas?

Agora que você já sabe que o consumo de combustível está relacionado com a força necessária para manter o veículo em movimento, fica mais fácil entender como os dias chuvosos influenciam nesse processo.

Em chuvas muito fortes, quando pistas e rodovias alagam, o volume de água que criará resistência contra o veículo pode dificultar o movimento das rodas.

Consequentemente, será exigida potência maior do motor e, como já falamos, isso gera aumento no consumo de combustível na chuva.

Se os pneus estiverem murchos, a resistência é ainda maior. Sem contar que os riscos de acidente por perda de controle aumentam. Portanto, antes de sair da garagem, não se esqueça de mantê-los calibrados e verificar se os freios estão funcionando.

Já o impacto no consumo de combustível na chuva fraca ou garoa é praticamente nulo, pois o acúmulo de água na pista é muito pequeno e quase não gera resistência.

Vale lembrar que dirigir na chuva exige que você mantenha, além do ar-condicionado e dos desembaçadores traseiros, os limpadores de para-brisa ligados.

Percebe-se, portanto, que o impacto da chuva no gasto de combustível ocorre de diversas maneiras. 

Quais são os cuidados que o gestor deve tomar com a parte elétrica dos veículos? 

Há outros pontos aos quais o motorista deve estar atento além do consumo de combustível na chuva. Um dos maiores problemas enfrentados, ao dirigir em chuvas fortes, é o risco de pane elétrica. No veículo, existem alguns componentes que podem parar de funcionar ao entrar em contato com a água.

Outro problema que a chuva pode causar é a oxidação de alguns itens e, com o tempo, outras peças podem apresentar defeitos e vão precisar ser trocadas muito mais cedo do que o normal.

Para não ter dores de cabeça, evite transitar em alta velocidade enquanto estiver chovendo e jamais tente ultrapassar alagamentos que venham a cobrir mais da metade da roda.

Quais são os cuidados que se deve ter ao dirigir na chuva? 

Quando chove após um período sem chuvas, a atenção deve ser redobrada. Afinal, durante o tempo de seca, a poeira, óleos e graxa se acumulam no asfalto, formando uma pasta, muitas vezes imperceptível.

Quando essa pasta se mistura à água, no início de uma chuvarada, torna a pista extremamente escorregadia. A continuação da chuva, normalmente, acaba lavando o óleo da pista, mas esse processo pode levar algumas horas, dependendo da intensidade da precipitação e das condições locais.

De forma mais específica, os primeiros dez minutos são ainda mais perigosos. Pois a água se mistura com a sujeira da estrada, como resíduos carbônicos e de óleo, pó de borracha, poeira, entre outras, formando uma camada escorregadia, reduzindo a aderência do pneu ao asfalto de 30% a 50%.

Fique atento também à aquaplanagem, uma camada grossa de água sobre a pista, fazendo com que os pneus percam o contato com o asfalto, deslizando sobre a água. É de suma importância reduzir a velocidade nesses casos.

É recomendável que o condutor veja pelo retrovisor se há um rastro de água saindo dos pneus. Caso contrário, ele deve reduzir a velocidade, pois isso significa que está perto de “hidroplanar”.

Dependendo da velocidade e das ações do motorista, se ele fizer uma mudança brusca de direção, ou passar por um solavanco numa deformação da rodovia, ele perde aderência e, quando tenta recuperá-la, não a encontra, pois a pista está escorregadia por conta da água e sujeira. Pior ainda se ele utilizar o freio, pois não haverá o trabalho mecânico de atrito em função da falta de aderência.

Um dos maiores riscos é o conhecido “efeito L”, que ocorre quando o semirreboque ultrapassa o cavalo mecânico, puxando-o para o lado. O maior erro nesses casos é quando o motorista freia bruscamente. Quando se trata de chuva na estrada, todo cuidado é pouco. A ideia é desacelerar aos poucos e estabilizar a velocidade do caminhão.

Como dito anteriormente, as pequenas colisões aumentam no período chuvoso. Ao dirigir na chuva forte, deve-se colocar em prática a direção defensiva e evitar os acidentes. Mantenha uma distância mínima do veículo da frente (equivalente a uma contagem de 3 segundos). Diminua a velocidade de 10% a 20% do limite da via.

Conclusão

Conceitos importantes para a gestão consciente de combustível na operação de transporte devem ser repassados aos motoristas de transporte brasileiro, assim como a conservação dos equipamentos, o planejamento de rotas, os cuidados com a manutenção e o processo de condução de veículos.

Aplique esses conceitos e monitore os seus motoristas. Estas atitudes levarão a sua transportadora para um alto nível, prestando serviços de excelência.

Abaixo, apresentamos algumas dicas para condução de veículos em dias de chuva:

  • Diminua a velocidade em caso de chuva na estrada;
  • Mantenha uma distância mínima dos outros veículos à sua frente;
  • Não pise no freio bruscamente. Esteja atento ao dirigir;
  • Mantenha o farol baixo ligado, isso melhora a sua visibilidade e a de outros motoristas;
  •  Não faça ultrapassagens;
  • Mantenha a velocidade estável, sem acelerar ou frear de uma vez;
  • Se a chuva estiver muito forte e você estiver descendo uma serra, procure um lugar seguro para ficar parado até a chuva ficar mais fraca.

 

Acompanhe nossos artigos sobre gestão de frota que auxiliarão na busca dos melhores resultados:

Saiba como reduzir o consumo de combustível na chuva

Texaco Lubrificantes: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!

Com a melhor e mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco Lubrificantes se compromete em manter seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site! 

Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!

2 comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.