Como reduzir custo com o óleo lubrificante certo para frota de ônibus?

Por meio do óleo lubrificante correto, é possível extrair diversos benefícios, inclusive reduzir custos a médio e longo prazo. Entretanto, não é tão simples saber como isso acontece, pois diferentes fatores envolvem o motor do ônibus e demais elementos que se relacionam a ele.

Veja neste artigo tudo sobre o assunto e como o óleo automotivo correto pode ser fundamental.

Confira!

Mensure e acompanhe seus custos

Quando você tem a missão de equilibrar ou otimizar os gastos operacionais da sua frota de ônibus, o primeiro passo deve ser se familiarizar totalmente com os números que abrangem a situação.

Nesse caso, entenda o processo completo, desde os insumos utilizados, gastos com produtos, durabilidade e outros fatores que possam interferir no fluxo de caixa.

Somente com a compreensão plena da situação financeira e do processo de logística da empresa será possível delimitar ações que podem ajudar a otimizar a verba destinada a este setor.

Reduzir custos com o óleo lubrificante: frota de ônibus

Estabeleça metas

A partir do momento que se tem a noção exata de como “andam as coisas” no caixa e no processo da frota de ônibus, é possível que se comece a tomar atitudes. Embasadas na análise, você deve criar metas a serem atingidas. Elas podem ser, por exemplo:

  • Reduzir em 30% o gasto com lubrificantes
  • Entender em 30 dias a troca dos filtros de óleo
  • Aumentar a durabilidade das peças, evitando a compra de novas

Com os objetivos estabelecidos, é hora de você montar uma estratégia para obtenção desses resultados.

A utilização do lubrificante ideal – apontado no manual do proprietário do veículo – trará melhor rendimento e performance, por exemplo, e pode ser uma alternativa.

Benefícios do óleo lubrificante ideal

Para indicar aos consumidores qual o óleo mais apropriado a determinado tipo de veículo, as montadoras desenvolvem diversas pesquisas e realizam muitos testes. Depois de todo esse estudo, apontam no manual do proprietário aquele que é capaz de oferecer as melhores condições de uso, proporcionando, assim:

  • Melhor lubrificação às peças metálicas do motor
  • Economia de combustível
  • Menor formação de borra no motor
  • Maior durabilidade do óleo e do motor
  • Redução na emissão de gases poluentes

Esses e outros benefícios trazidos pelo uso do óleo lubrificante correto geram redução de custos importantíssima ao gestor e às empresas que trabalham com frotas de ônibus.

O valor gasto com a manutenção ou reposição de peças do motor pode significar cifras muito altas, colocando em risco a saúde financeira das empresas. Por isso, contar com inspeções e acompanhar a queda de rendimento dos equipamentos é fundamental.

Outras formas de reduzir custos operacionais

Além de utilizar óleo lubrificante ideal, existem outras maneiras que o gestor de frotas pode encontrar para reduzir os gastos desnecessários.  

Entre elas estão:

Faça uma supervisão adequada

Aplicar a supervisão periódica nos veículos da empresa significa menos problemas com os veículos na rua. Além disso, proporciona que os funcionários estejam mais envolvidos e conscientes daquilo que estão fazendo.

Mantenha os equipamentos por mais tempo

Adquirir novos equipamentos é uma grande despesa à empresa. Isso sem contar o fato de que se depreciam rapidamente. Desse modo, quanto mais tempo você puder utilizar os equipamentos, melhor e, para isso, a manutenção deve estar em dia.

Cuide da armazenagem de produtos

Comprar óleo lubrificante a granel, por exemplo, pode ser muito vantajoso financeiramente num primeiro momento. Entretanto, é importante que o local onde serão armazenados esses e outros produtos seja arejado e não os danifique.

Outro ponto é saber se eles terão utilidade/uso dentro de um período razoável. Caso contrário, tornam-se prejuízos às empresas.

Conclusão

É de muito valor àqueles que fazem a gestão de frotas de ônibus e logísticas de cargas a indicação dos manuais de proprietários de veículos. Com esse apontamento, fica tudo mais fácil e os benefícios podem ser automaticamente percebidos com a utilização dos produtos sugeridos.

Para reduzir os custos, também é possível utilizar outros métodos que não somente o uso do óleo lubrificante ideal – sendo este indispensável. O investimento em manutenção preventiva, o armazenamento do seu estoque de insumos de forma adequada e outros fatores podem ser fundamentais para dar um “respiro” ao caixa da empresa.

Reduzir custos com o óleo lubrificante: frota de ônibus - Guia digital de produtos Texaco Ursa

Texaco Lubrificantes: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!

Com a melhor e mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco Lubrificantes se compromete em manter seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site! 

Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.