Calcular rota: saiba a importância de planejar a viagem de motoristas

Para saber a importância de calcular a rota para uma viagem, você não precisa ser necessariamente um viajante assíduo.

É importante prezar pela organização e tranquilidade para que não ocorram imprevistos que comprometam a sua segurança ou produtividade.

Afinal, uma viagem bem planejada inclui calcular a rota e definir bem todos os detalhes do trajeto até a chegada ao local. Isso garante que, desde o começo, ela seja bem sucedida e tranquila.

A importância de planejar e calcular rota de viagem

O planejamento e o cálculo de rota de uma viagem proporcionam diversos benefícios, mas o principal deles é a redução de custos, principalmente quando se trata de veículos pesados.

Se as entregas são do tipo rotineiras (daquelas que o motorista faz com frequência, já decorou o trajeto e não precisa mais de um grande planejamento de rota), o cálculo de rota pode não ser prioritário, mas o planejamento da viagem como um todo sim.

Se as entregas são do tipo itinerantes, é essencial planejar/definir o roteiro e calcular a rota. Pois, nesse caso, é preciso otimizar o tempo, evitando imprevistos e definindo trajetos que não atrasem a viagem, conhecendo bem o caminho.

Outro ponto a ser considerado é a economia nos pedágios. Na hora de planejar a rota, é possível optar por um trajeto com menos ou nenhum pedágio. Tudo isso proporciona economia de dinheiro e/ou de tempo, gerando mais produtividade.

Economia de combustível

Uma rota bem calculada evita erros de percurso e necessidade de efetuar mudanças no trajeto. Além de poupar tempo, isso dificulta o consumo extra de combustível e é possível conseguir alguma economia.

A questão da segurança deve ser considerada na escolha do melhor caminho, optando não só pelo mais curto, mas também pelo mais seguro. O combustível tem forte impacto nos custos e, por isso, a escolha da rota deve ser criteriosa.

Rotas de difícil acesso, com pavimentação ruim ou que costumam ter excesso de veículos, podem ser evitadas no planejamento. Planejar a rota permite calculá-la escolhendo as melhores opções de trajeto.

Segurança

Um dos cuidados mais importantes para garantir mais segurança a qualquer viagem é planejar e calcular a rota com antecedência e atenção. Isso ajuda a determinar também se há algum tipo de manutenção necessária antes de partir.

Uma viagem mais longa e por um trajeto mais complicado requer um veículo mais robusto ou que tenha sido verificado em sua manutenção mais recentemente. Dependendo das condições do trajeto, pode ser indispensável a utilização de pneus melhores.

Se estivermos falando de uma grande frota, o planejamento pode ajudar a determinar os motoristas mais adequados. Motoristas com mais experiência e com mais habilidade para viajar para longas distâncias ou motoristas mais experientes para dirigir determinados veículos são exemplos.

Mas o planejamento e o cálculo da rota podem ajudar ainda em outros fatores de segurança com a estimativa de qual velocidade com a qual o veículo precisará seguir para atingir a janela de horário do cliente.

Enfim, estimar o tempo de duração da viagem e determinar os horários pode ajudar com que o motorista se planeje e tenha mais tranquilidade para seguir o trajeto sem pressa e sem estresse, fazendo paradas quando necessário.

Como calcular rota

A melhor forma de calcular rota, atualmente, é utilizando recursos de roteirização. Por isso, é importante entender o que é roteirização e como ela funciona. Essa é uma grande ajuda que a tecnologia trouxe e que possibilita uma das formas mais simples e objetivas de planejar uma rota.

A roteirização não se trata apenas de cálculo matemático, mas, sim, de uma série de variáveis, como a condição da rota, do trânsito etc. O algoritmo de roteirização é alimentado diariamente, sendo considerado quase que um organismo vivo, auxiliando com informações totalmente atualizadas.

Há a possibilidade de planejar a viagem levando em consideração diversos detalhes importantes, atualizados em tempo real. Essas informações impactam diretamente na qualidade da entrega, considerando custo e prazo, principalmente.

No site Rotas Brasil, é possível calcular rotas com grande facilidade. O site traz ainda a estimativa de gastos com combustível e pedágio, tornando o planejamento da rota mais interessante e útil.

Para quem já conhece as facilidades de utilizar o mecanismo Sem Parar em suas viagens, pode contar também com a funcionalidade de cálculo de rota oferecida no site. Além de estimar os gastos com combustível e pedágio, há como optar pela rota mais rápida ou pela mais curta.

Quem deve planejar a rota?

É comum que o gestor de rota da empresa planeje a rota. Esse profissional costuma ser o que mais possui experiência com as rotas e a rotina das frotas. Além disso, detém maior domínio sobre como as viagens devem ocorrer.

No caso do caminhoneiro autônomo, que normalmente define a sua rota baseado em sua própria experiência, é importante que ele passe a considerar os benefícios da tecnologia a favor do seu planejamento.

Contando com todos os benefícios que a roteirização oferece, o motorista pode se planejar com mais eficácia, principalmente se ele tiver mais do que uma entrega para fazer, o que demanda maior planejamento e assertividade.

Pense sempre na saúde e bem-estar dos motoristas

Tudo que propicie a saúde e bem-estar dos motoristas é fundamental. Pense no planejamento da rota como uma maneira de valorizar o trabalho do colaborador.

Uma viagem planejada antecipadamente permite que sejam reduzidas consideravelmente as chances de que ocorram surpresas desagradáveis durante o trajeto, como transtorno com horários, perdas de tempo no trânsito, circulação em áreas de acesso ruim etc.

Todos esses pontos acabam ocasionando estresse nos motoristas, ainda mais quando há horário a ser cumprido para a chegada ao destino.

O planejamento adequado e o cálculo da rota acabam por proporcionar ganhos não apenas à empresa e aos clientes, como redução de custos e prazo, mas também aos motoristas. Eles desempenham um dos papéis mais importantes de qualquer viagem e trazem tranquilidade ao processo como um todo – empresa, gestor e cliente.

E, se você quiser conhecer mais sobre cuidados com veículos pesados, confira os conteúdos a seguir:

Calcular rota: saiba a importância de planejar a viagem de motoristas

Texaco Lubrificantes: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!

Com a mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco Lubrificantes mantém seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site.

Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!

8 comments

  1. Pierre Neves says:

    Excelente artigo, parabéns! Minha maior dúvida seria como fazer o cálculo de pagamento para um motorista que usa o carro dele para trabalhar para a minha empresa. Eu faria o reembolso por km rodado mais alguns valores como depreciação do carro, manutenção e limpeza? Gostaria de saber mais sobre isso ou, se possivel, receber alguma indicação de literatura que me dê alguma luz sobre o assunto.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Pierre. Que bom que esteja gostando do nosso conteúdo! Existem diversos fatores que podem influenciar o valor. Acredito que os gastos com depreciação devam ser avaliados via tabela padrão disponível na internet, e os outros custos variam de acordo com a localização, kilometragem percorrida, acordo entre o trabalhador e o empregador. São diversas variáveis que fazem com que o resultado não seja independente. Abraço!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.