Biodiesel e suas vantagens para o meio ambiente

Biodiesel é um combustível que serve de alternativa para o óleo diesel derivado do petróleo. É produzido a partir de fontes renováveis, como gordura animal ou óleos vegetais.

A fabricação do biodiesel é realizada a partir do processo químico conhecido como transesterificação, que gera dois produtos distintos: a glicerina, utilizada em produtos de limpeza e cosméticos, e os ésteres, família de compostos orgânicos do biodiesel.

Como o nome indica, este combustível somente pode ser usado em motores movidos a diesel. Ele pode substituir parcialmente o óleo diesel mineral produzido a partir do petróleo.

Propriedades técnicas

O biodiesel possui propriedades que permitem misturá-lo facilmente ao óleo diesel mineral por serem quimicamente semelhantes. Consequentemente, pode ser usado em motores a diesel, sem maiores adaptações ou mudanças no motor.

É um combustível biodegradável, não tóxico e essencialmente livre de compostos sulfurados e aromáticos.

Matérias-primas

O biodiesel pode ser extraído do óleo de diversas matérias-primas vegetais.

Entre as diversas plantas que fornecem óleo para a produção deste combustível, destacam-se:

  • Soja
  • Colza
  • Algodão
  • Palma (óleo de dendê)
  • Girassol
  • Amendoim
  • Mamona
  • Pinhão-manso

O biodiesel também pode ter como origem a gordura animal. Normalmente, utiliza-se o sebo bovino, resíduo da produção de carne bovina.

Dependendo do país (ou região) e também da época do ano, a origem pode variar.

Nomenclatura

O biodiesel é classificado internacionalmente como B100.

No entanto, nos postos de gasolina, é vendida somente a mistura de biodiesel com óleo diesel derivado do petróleo. Para a proporção de mistura, que é determinada pelo município, estado ou país, adotou-se a nomenclatura internacional BXX. O “B” vem de blend (mistura) e “XX” indica a porcentagem do volume do biodiesel na mistura.

Um exemplo é o tipo de mistura utilizada, até 2023, no Brasil: o biodiesel B15. Isso significa que contém 15% de biodiesel e 85% de óleo diesel derivado do petróleo.

Vantagens

  • Fatores econômicos – Como o biodiesel utiliza matérias-primas, em sua maioria, vegetais, a produção fortalece as regiões baseadas no agronegócio.
  • Energia limpa e renovável – Quando comparado ao óleo diesel mineral, é capaz de reduzir a emissão de carbono (CO2), além de não produzir outros gases poluentes e agressivos à saúde.

Desvantagens

Menor vida útil da mistura de combustível. Maiores cuidados são requeridos no armazenamento das misturas de biodiesel, principalmente em tancagens com pouco giro.

  • Maior tendência a formar diluição no óleo lubrificante. Quanto maior o percentual de biodiesel, maior a tendência de incrementar a diluição por diesel no lubrificante. Assim, menores períodos de troca de lubrificante podem ser requeridos à medida que o governo for aumentando a mistura obrigatória de biodiesel.
  • Maior tendência a oxidação – Óleos de alta qualidade e/ou última geração são requeridos para garantir a proteção adequada aos motores.

Biodiesel no Brasil

O protagonismo brasileiro no desenvolvimento e produção do biodiesel é histórico. Foi o brasileiro Expedito Parente que, na crise do petróleo dos anos 70, decidiu pesquisar e desenvolver novas fontes de energia renováveis, como os óleos vegetais. Ele foi o responsável pelo desenvolvimento e criação da primeira patente do mundo para a produção em escala industrial do biodiesel – a patente PI – 8007957 “Processo de Produção de Combustíveis a partir de Frutos ou Sementes Oleaginosas”.

Segundo o portal gov.com, “O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou nesta terça-feira (19/12/2023) a antecipação do mandato de 14% (B14) da mistura de biodiesel ao diesel vendido ao consumidor no Brasil para março de 2024. A previsão era de que o índice fosse alcançado apenas em 2025. A expectativa é de que, com a medida, seja evitada a emissão de cinco milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, além da redução de cerca de R$ 7,2 bilhões com a importação de diesel fóssil, além de estimular a transição energética. O B15, anteriormente previsto para 2026, também será antecipado para março de 2025.”

Além disso, “Outra medida aprovada pelo CNPE garante mais investimentos e empregos no Brasil ao incentivar o Conteúdo Local. O grupo decidiu que, para as próximas rodadas de licitações nos regimes de Concessão ou Partilha de Produção, os percentuais mínimos serão ampliados para os blocos localizados em mar.

O CNPE, adicionalmente, solicitou à ANP que regulamente as cláusulas contratuais de preferência à contratação de Fornecedores Brasileiros, de forma a privilegiar a previsibilidade para os fornecedores de bens e serviços nacionais, por meio da divulgação clara, transparente e acessível dos cronogramas e especificações detalhadas dos bens e serviços a serem contratados pelas empresas que executam atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil.”

Para ler a matéria completa, acesse.

Conclusão

O biodiesel já se mostra como excelente alternativa para a redução do consumo do óleo diesel mineral derivado do petróleo.

Seja em questões técnicas, econômicas e socioambientais, traz melhorias comerciais para o Brasil. Além disso, é uma fonte de energia limpa e renovável.

Abaixo, separamos alguns materiais que podem auxiliar na gestão de sua frota.

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6 comments

  1. Silas Sendin says:

    Delton tem algum estudo sobre o uso do biodiesel em motores estacionários?
    Temos um Moto gerador em meu Condomínio é gostaria de usar um combustível menos poluente. Moro em Piracicaba onde estudou.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Silas! Tudo bem?
      O gerador do seu prédio já queima um diesel com adição de biodiesel (12%), talvez o que você quer saber é se os geradores do seu condomínio podem queimar 100% de Biodiesel, correto?

      Bem, se for isso eu diria que para os motores de veículos mais modernos eles admitem uma queima sem problemas até 30% de Biodiesel misturado no Diesel fóssil, mas para motores estacionários não tenho informação de estudos.

      Abraços!

  2. Dirceu says:

    Os motores a diesel das caminhonetes que trabalham com injeção eletrônica se usa meio a meio de diesel e biodiesel pode dá algum problema em um longo período de uso

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