Tecnologia e qualificação: atendimento diferenciado

Os veículos de uma frota requerem a execução de manutenção com qualidade, pois é preciso garantir que estes funcionem para a operação e, principalmente, sejam confiáveis, pois todos os clientes desejam um atendimento diferenciado.

Esta garantia não é apenas quanto à performance do equipamento, que o mantém disponível para a operação, mas também à segurança, pois não realizar a correta manutenção, coloca em risco a integridade dos que estão envolvidos nesse processo.

Quando o assunto é a busca pela eficiência nos processos logísticos de uma empresa, a frota de caminhões ganha destaque como peça-chave para atingir os melhores resultados e cabe ao gestor de frota a condução desse processo.

Existem outros pontos que reforçam a importância da manutenção dos equipamentos em uma empresa de transporte. Destacamos:

  • Maior vida útil da frota e valorização do patrimônio
  • Segurança nos deslocamentos
  • Eficiência logística
  • Manutenção dos clientes

Ressaltamos a importância da inspeção constante em alguns componentes veiculares, evitando a indisponibilidade da frota, como:

  • Sistemas de lubrificação
  • Suspensão e freios
  • Trem de força
  • Sistema rodante
  • Parte elétrica
  • Filtros em geral
  • Implementos

Esses são alguns itens que merecem atenção na hora de realizar a manutenção na frota, mas não são os únicos.

É importante destacar que a manutenção desses veículos exige profissionais qualificados, que saibam realizar todos os procedimentos técnicos, utilizando os recursos tecnológicos disponíveis, transformando esse processo em um atendimento diferenciado.

Quais os requisitos necessários para que uma oficina ofereça um atendimento diferenciado?

O sucesso de uma oficina de veículos pesados depende diretamente da variedade de serviços oferecidos e da qualidade dos profissionais que trabalham nela.

É fundamental atender às necessidades do cliente e garantir um serviço de qualidade. Por isso, contar com equipamentos de ponta torna-se um diferencial enorme no resultado final.

Isso fica ainda mais claro quando o assunto envolve veículos pesados. Para realizar um bom serviço nessas grandes máquinas, é importantíssimo ter o suporte necessário para o trabalho dos mecânicos.

Estrutura da oficina

É importante ter em mente que, para oferecer boas condições de trabalho, o próprio espaço deve ser adequado. Uma área coberta com estrutura específica fará toda a diferença na hora de lidar com os veículos pesados.

Essa disposição do espaço permite que os mecânicos tenham liberdade de movimentação, além de garantir a boa organização das ferramentas de trabalho. Um bom pátio também assegura que os veículos fiquem guardados em segurança enquanto não estão sendo feitos reparos e durante a noite.

Valetas e/ou elevadores para inspeção de veículos

Caminhão é muito pesado, por isso é indispensável garantir a instalação de valas de inspeção e/ou elevadores capazes de levantá-los com segurança.

Facilitar o acesso dos mecânicos à parte inferior dos veículos, além de contribuir para o aprimoramento do serviço, previne diversos acidentes que poderiam acontecer em outros tipos de atividade.

Máquinas pneumáticas

Apertar um parafuso de roda de caminhão não é tarefa fácil. Uma apertadeira pneumática garante a fixação adequada das rodas, além de poupar tempo e esforço dos mecânicos.

A importância do treinamento operacional no resultado e crescimento das oficinas mecânicas

Novas tecnologias, lançamento de veículos repletos de novidades, equipamentos de diagnóstico mais sofisticados e novas técnicas de trabalho. Como o reparador pode acompanhar os desafios da profissão?

O treinamento de funcionários ainda é um desafio para muitas empresas de reparação. Em tempos pós-pandemia, o investimento na capacitação da equipe de colaboradores é um dos primeiros centros de custo a serem afetados na busca pela redução de despesas.

No entanto, cortar despesas nem sempre significa mitigar custos, ao contrário, reduzir programas de treinamento e capacitação pode fazer com que o faturamento diminua e até gerar prejuízos.

Veja como o treinamento da equipe pode melhorar seus resultados:

  • Redução de custos: quando sua equipe está devidamente treinada para realizar suas tarefas, é possível notar que os custos são reduzidos. Isso ocorre devido à diminuição do retrabalho e melhor aproveitamento dos insumos de produção. 
  • Diminuição da rotatividade: manter seus profissionais em desenvolvimento contínuo aumenta a motivação do grupo e melhora o índice do turnover (indicador que mede a relação entre entrada e saída de funcionários em determinado período).

  • Profissionais mais produtivos: todos precisam ser treinados e atualizados para se tornarem mais eficientes em suas tarefas e serem capazes de alavancar o crescimento da organização.
  • Melhora da qualidade dos produtos e serviços: uma oficina mecânica que conta com funcionários capacitados consegue oferecer maior qualidade dos produtos e serviços. Esse é um diferencial que fideliza e faz aumentar o número de clientes.

 

Em nosso blog, publicamos conteúdos para ajudar em sua jornada de informação e estimular o desenvolvimento do seu negócio.

Como a tecnologia e a qualificação garantem resultados através do atendimento diferenciado

Texaco Lubrificantes: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!

Com a melhor e mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco Lubrificantes se compromete em manter seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site!

Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.