Redução de custos com o óleo lubrificante certo

Com a crise econômica no País, a redução de custos se tornou tarefa essencial a consumidores e empresas. Cada um à sua maneira, mas todos com o mesmo objetivo: gastar menos.

Quando o assunto é veículo automotivo, alguns fatores são recorrentes, como a troca de óleos lubrificantes. Entretanto, de que modo isso pode afetar no bolso do consumidor?

É importante que os empreendedores do segmento saibam quais são esses benefícios para saber apontá-los na hora do atendimento.

Portanto, veja quais são eles e melhore sua expertise, entregando mais valor aos clientes.

Acompanhe!

Durabilidade do motor

A correta lubrificação das peças metálicas e móveis do motor garante mais durabilidade.

Existem basicamente três tipos de produtos no mercado:

  • Óleo semissintético
  • Óleo sintético
  • Óleo mineral

Todo tipo de óleo lubrificante possui propriedades únicas, como a viscosidade. Depois de muitos testes e pesquisas, os óleos são produzidos e logo após são classificados e indicados a tipos específicos de motores, garantindo que cada um deles seja utilizado no modelo correto.

A viscosidade, por exemplo, é uma propriedade importantíssima dos lubrificantes e, caso seja escolhido o óleo ideal, a redução de custos é certa. Essa característica tem por objetivo indicar a fluidez do líquido – óleo lubrificante – a uma determinada temperatura.

Hoje eles são encontrados em maioria de forma multiviscosa, ou seja, com mais de um nível. Quando em baixas temperaturas, o lubrificante possui fluidez X. Já em altas temperaturas, fluidez Y.

Isso ajuda os motores, que, no momento da partida, precisam que o óleo não seja tão “grosso”, evitando desgaste. Já quando em funcionamento, necessitam que o óleo não seja tão fino para não superaquecer e perder a qualidade de lubrificação.

Economia de combustível

Outro ponto importantíssimo e muito interessante para quem busca redução de custos é a economia de combustível trazida pelo uso do óleo lubrificante correto.

Assim, a lubrificação das peças do motor será a melhor possível, fazendo com que ele trabalhe de forma otimizada, uma vez que o motor não encontra obstáculos/atrito que o fazem precisar de mais força para funcionar.

Redução no número de trocas de óleo

A utilização do lubrificante automotivo certo também proporciona a diminuição no número de trocas de óleo. As propriedades do produto suprem as demandas do motor da melhor forma e isso traz durabilidade maior, reduzindo a necessidade de troca.

A longo prazo, isso é muito vantajoso à redução de custos, pois o cliente não precisa gastar com a mão de obra e recompra de produtos lubrificantes. Portanto, se questionado, você pode apresentar este argumento como resposta para valores um pouco maiores de alguns itens da sua prateleira.

Siga a orientação do manual do proprietário

Como as montadoras realizam muitos estudos antes de definir qual o óleo ideal para cada tipo de veículo que comercializam, não vale a pena utilizar outro que não seja o indicado.

Nos manuais do proprietário do veículo, é possível saber quais são eles e, então, extrair o que o motor tem de melhor a oferecer. Assim, também pode-se manter os benefícios de:

  • Durabilidade
  • Economia de combustível
  • Menor formação de borra no motor
  • Melhor lubrificação das partes metálicas e móveis

Para ter redução de custos satisfatória, é necessário usar o óleo lubrificante certo. Não existe nenhum mistério em descobrir qual: basta olhar rapidamente os manuais. Contudo, se o seu cliente não possui, você terá de saber tudo para indicar a ele qual utilizar.

 

Mas não se preocupe, leia este outro conteúdo e fique por dentro para saber orientá-los. Afinal, qual o melhor óleo para o motor do carro?

Não deixe de ler os artigos abaixo sobre gestão de oficinas mecânicas:

Redução de custos com o óleo lubrificante certo

Texaco Lubrificantes: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco Lubrificantes dá a força que seu varejo precisa. Com seus produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro! Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso! Fale com um distribuidor autorizado!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.