Óleo sintético ou mineral – Qual a diferença?

Óleo sintético ou mineral? Essa é uma das dúvidas mais frequentes na hora de trocar o óleo. Você sabe explicar a diferença? Entende por que os dois podem ser bons para determinado tipo de carro e ruins para outro?

Como dono de oficina, conhecer a resposta para essas perguntas é muito importante.

Se quiser saber tudo sobre óleo semissintético, leia esse outro guia completo em nosso blog.

O cliente que se convence de que você entende mesmo do seu trabalho sente mais confiança no serviço. Isso contribui para que ele sempre volte.

Por isso, preparamos esse artigo para tirar suas dúvidas sobre quais as diferenças e qual lubrificante usar: óleo sintético ou mineral?

  • Óleo lubrificante mineral e suas características
  • Óleo lubrificante semissintético, o que é?
  • Óleo lubrificante sintético e suas características
  • Melhor opção de óleo para o carro: sintético ou mineral?

 

Óleo lubrificante mineral e suas características

O óleo lubrificante mineral é produzido por meio de uma combinação de aditivos e óleos básicos obtidos pelo refino do petróleo.

O óleo mineral não é tão desenvolvido quanto os sintéticos e semissintéticos, pois possui mais impurezas em sua composição. No entanto, ainda é o produto mais comum e tradicional do mercado.

Há anos esse produto auxilia o funcionamento de motores a gasolina e a diesel.

As principais características do óleo mineral são:

  • Menor preço;
  • Atender às exigências dos carros mais antigos;
  • Dura menos, necessitando de maior quantidade de trocas.

Óleo lubrificante semissintético, o que é?

O óleo semissintético é também uma base mineral que passa por vários processos de desenvolvimento. No entanto, após o acréscimo de aditivos, a quantidade de óleo mineral que está no produto torna-se pequena.

A classificação “semissintético” foi escolhida, pois o lubrificante não pode ser considerado mais um óleo sintético ou mineral, já que em sua composição há óleos sintéticos com óleos minerais.

 Características do óleo semissintético:

  • Maior estabilidade térmica e oxidativa, se comparado ao óleo mineral;
  • Melhor capacidade de manter a viscosidade adequada;
  • Pouquíssimos contaminantes presentes.

Óleo lubrificante sintético e suas características

O lubrificante sintético é produzido a partir da mistura de óleos básicos sintéticos e aditivos, tornando-se mais aprimorado que os minerais e semissintéticos.

Como resultado, o lubrificante sintético é mais robusto, apresentando maior durabilidade e mais eficiência. Livre de contaminantes, esse tipo de óleo, normalmente, apresenta um melhor desempenho na lubrificação do motor.

O óleo sintético costuma responder muito bem às chamadas “condições severas de uso”. Se o carro é usado diariamente, em situações de trânsito complicado, por exemplo, o ideal é usar o óleo sintético. É sempre bom lembrar que a maioria das grandes cidades brasileiras possuem condições severas de uso para os veículos.

Em relação à durabilidade, os óleos sintéticos apresentam um período maior entre trocas de óleo em comparação com qualquer outro tipo de lubrificante (ou seja, possui melhor rendimento), pois possui uma composição química sofisticada, proporcionando menos oxidação nas peças lubrificadas.

As principais características do óleo sintético são:

  • Alta durabilidade, maior do que qualquer outro tipo de lubrificante;
  • Responde melhor aos carros mais modernos do mercado;
  • Propicia mais economia de combustíveis;
  • Excelente relação custo/benefício;
  • Forma menos borra.

Melhor opção de óleo para o carro: sintético ou mineral?

A melhor opção de lubrificante para o carro sempre estará descrita no Manual do veículo. Afinal, após inúmeros testes, a montadora encontra o óleo que proporciona o melhor desempenho para determinado motor.

Caso o cliente da sua oficina pergunte se deve usar o óleo sintético ou mineral, apenas dizer que deve usar o indicado no Manual do Proprietário, pode soar um pouco preguiçoso.

Então, procure explicar sempre quais são as diferenças e porque você está indicando o óleo sintético ou mineral. E isso não é apenas para que o cliente sinta que você sabe o que está fazendo, mas também para que ele perceba transparência no serviço, um fator muito importante para a fidelização do cliente.

Quer saber mais sobre o assunto e se tornar um expert? Continue acompanhando o nosso blog!

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Óleo sintético ou mineral – Qual a diferença?

352 comments

  1. Oscar Cunha says:

    Sei que não estou usando o óleo lubrificante não recomendado pela montadora. Possuo um Volkswagen Voyage 1.6, motor EA111 e já está com 160.000 Km e sempre usei óleo lubrificante mineral especificação SL viscosidade 15W40 e nunca tive problema de borra ou de baixar nível. Será que devo mudar?

  2. oscar Cunha says:

    uso óleo Ursa TDX 15w40 em carro a gasolina e já rodei mais de 100.000 km e o motor está em perfeitas condições, não bate nem baixa nível. Devo trocar?

    • Pedro Pinheiro says:

      Não. Não é preciso trocar o oléo. Pense antes trocar a massa Co sustente que está em lugar do óleo e quem sabe, o próprio motor????

        • Delton Stabelini says:

          Luiz, bom dia! Você deve fazer uma intervenção mecânica para resolver/eliminar o problema de queima de óleo do motor e após isso utilizar o produto Havoline Sintético SAE 5W-30 API SN. Grande abraço!

          • Julio says:

            Bom dia, Delton. Tenho um Corolla 2006 com 133.000 km e há seis meses atrás, a luz do óleo acendeu. Na oficina, disseram que era a borra que tinha entupido o pescador. Realizaram a limpeza no cárter, e rodei tranquilo por 6500 km. Agora, voltou a acender a luz de óleo, e outro Mecanico disse que seria necessário trocar a bomba de óleo, me aconselhando a trocar o semissintético que uso – 10-40 – pelo mineral 20-50. Estranhei o conselho, ele disse que é um óleo para motor mais rodado e serve também como detergente. Estou desconfortável com isso, qual sua recomendação? Obrigado!

          • Delton Stabelini says:

            Júlio bom dia,

            A informação dada pelo mecânico não procede, nem com relação a viscosidade nem com relação a detergência dos produtos.

            Esse seu veículo Toyota Corolla ano 2006 o óleo correto é um semissintético SAE 10W-30 API SL mínimo.

            Voltar a usar um produto de base mineral e de viscosidade 20W-50 não faz sentido, mesmo para essa quilometragem de 133.000 km rodados!

            Não é recomendável.

          • boa tarde tudo bem?Gostaria de tira uma duvida com vc,eu tenho um kia bongo 2013 /2014 ,estar com 160 mil rodado e estar com os casquilhos folgado .Qual oleo vc mim indica para mim colocar?

          • Anderson says:

            Boa noite , estava acompanhando a matéria , estou com poblema no meu carro Corsa Hatch Max 2008 comprei ele tem 3 meses não sei qual óleo era usado porém coloquei mineral depôs de 3000 mil km rodados a luz do óleo fica piscando em neutro é em baixa rotação , acelerou ela apaga

          • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

            Olá, Anderson! Tudo bem? Pode usar um óleo de natureza semissintética ou sintética de viscosidade SAE 5W-30 e classificação API SN.
            Abraços!

      • Maria says:

        Tenho um Honda civic99, uso o óleo sintético,e tava baixo ,parei num posto e o frentista colocou óleo mineral,e no dia seguinte o carro não dá partida, será que foi o óleo?

        • Delton Stabelini says:

          Maria bom dia,
          Não creio que tenha relação com a natureza do óleo Lubrificante, mas de qualquer maneira é recomendado trocar o óleo e manter 100% sintético.

  3. Valdemar Avedian says:

    Por favor, tenho uma duvida e gostaria de sana-la. Se o meu veiculo esta rodando com oleo mineral, posso na proxima troca usar oleo sintetico, ou vise-versa. Falaram que eu não posso trocar pois vai dar problema. Verdade ou mentira?

    • Delton Stabelini says:

      Oi, Valdemar. Trocar um óleo de básico mineral por um óleo de básico sintético é aconselhável, pois trará ganhos na lubrificação e na limpeza do motor, já o inverso não é verdadeiro. A única ressalva seria com relação as duas primeiras trocas de óleo subsequentes, onde seria recomendável realiza-las (óleo e filtro de óleo) adotando período inferior ( 50%) comparado com a quilometragem praticada anteriormente quando utilizava o óleo mineral.

    • Aleixo Mello says:

      Possuio um Toyota Land Cruiser Prado de 2013 com 45.000 Km. Sempre utilizei o óleo 5W40 (sintético), mas um mecânico recomendou-me trocar por um óleo mineral. Há vantagens ou desvantagens? Estou indeciso por essa razão busco aconselhamento.
      Por outro lado gostaria de saber de continuando com o oleo sintetico qual o melhor atendendo à quilometragem que já tem
      Obrigado.

      • Delton Stabelini says:

        Aleixo, bom dia. Tudo certo? Trocar um óleo sintético por um mineral não é aconselhável e traz desvantagens para a lubrificação. O produto recomendado para esse veículo é o Havoline Ultra S SAE 5W-40 API SN e ou Havoline Ultra S SAE 5W-30 API SN, ambos sintéticos. Grande abraço!

  4. Daniel Zarth says:

    Olá, tem uma coisa que entendo: O óleo mineral 15w40 tem a mesma viscosidade do semissintético15w40? Se tem, qual seria a vantagem de suar o semissintético? E outra, se eu usar o mineral neste caso de ser a mesma viscosidade não terei problemas no motor, correto?
    Tenho uma strada 1.8 – 8 v 2007/2008
    Abraços

    • Delton Stabelini says:

      Daniel, podemos ter a mesma viscosidade para óleos lubrificantes de base Mineral e ou base semissintética. As vantagens de usarmos base semissintética estão associadas a outros benefícios como: estabilidade térmica, menor volatilidade etc.

      A Fiat foi a precursora das montadoras no Brasil a indicar para seus veículos um óleo lubrificante para motor de base semissintética. Utilizar um óleo de base Mineral sem a indicação da montadora pode trazer-lhe problemas. Baixe o nosso aplicativo no seu celular, o Havoline Troca de Óleo. É grátis e lá você encontra o produto recomendado para o seu veículo (Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL): https://www.texaco.com.br/aplicativo-havoline/

  5. Joel says:

    Boa noite
    Tenho Fiat uno 2001 motor fiasa, assim que comprei o mesmo levei ao mecânico para troca de óleo e correia dentada, neste primeiro momento ele indicou óleo 10w40 semi sintético e o tempo passou…
    Tive que fazer uma retifica no motor e ainda continuou com o mesmo óleo quando um dia em uma nova troca de óleo o mesmo mecânico (digo o mesmo mecânico pois não gosto de troca de profissional) manda eu trocar de óleo agora para mineral 20w40, porem sem muita explicação apenas disse que o motor desempenharia melhor.
    Pergunto aos senhores qual de fato é o melhor óleo lubrificante para este tipo de motor?
    Atenciosamente aguardo resposta,
    Joel

    • Delton Stabelini says:

      Joel o produto adequado para o seu veículo é o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL. Quando seu mecânico optou pelo Havoline Semissintético SAE 10W-40 API SN ele estava correto, mas quando optou pelo mineral SAE 20W-40 não fez uma boa escolha.

      Respondendo à pergunta, o lubrificante recomendado para esse seu veículo é o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL e ou Havoline Semissintético SAE 10W-40 API SN.

  6. Diego says:

    Olá. Tenho um corsa classic sedan 1.0 alcool, ano 2003. Estou usando semi-sintético 15W40. Apesar do manual do carro indicar vários tipos de oleo possíveis para meu carro (indica tanto mineral, sintético e semi), o correto seria eu sempre usar o semi ou passar para o sintético, e não utilizar o mineral?

    • Delton Stabelini says:

      Diego, deixar de usar um óleo mineral e passar a usar um semissintético ou sintético de mesma classificação de desempenho API é sempre recomendável para uma melhor lubrificação do seu veículo. Abraços! 

    • jose adeildo barbosa de morais souza says:

      Tenho uma courier 2004 com 200 km oleo do motor 5w30 troquei por 15w40 ( sn 7000 ) e correto ? obrigado

  7. José Queiroga de Oliveira says:

    Bom dia, eu tenho um estrada
    2007 e uso o semissintético, tenho uma moto 150 quais óleo são indicados, mineral ou semissintético.

    • Delton Stabelini says:

      José, boa tarde!

      Fiat Estrada, ano 2007 – Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL.
      Motocicleta de 150 cc, temos duas opções:
      Havoline 4T SAE 10w-30 API SL JASO MA-2 Semissintético ou.
      Havoline 4T SAE 20W-50 API SL JASO MA-2 Mineral.
      Faça o download do nosso aplicativo Havoline Troca de Óleo, é grátis e lá você encontra o produto adequado a seu motor: https://www.texaco.com.br/aplicativo-havoline/

  8. Luiz Andre Raupp says:

    Boa tarde, eu tenho um cívic 2012 com 65000 km e estou usando óleo mineral 10w30 por indicação do proficional loja de troca de óleo. posso ter proplemas com o desempenho? ou danificar o motor?
    Att:
    LUIZ.

    • Delton Stabelini says:

      Luiz André, a recomendação para o Honda Civic 2012 é um óleo sintético SAE 0W-20 API SN. O produto Texaco é o Havoline Pro DS Full Synthetic SAE 0W-20 API SN. Usar produto de classificação inferior pode comprometer a durabilidade do motor, fique de olho!

  9. Sergio Viveiros says:

    Tenho um Fox 2010, tive problemas com supeaquecimento, tive que mexer no cabeçote.
    Após instalação do cabeçote, o mtor ficou com um barulho tipo tik tak.
    O mecanico que retificou o cabeçote mandou colocar oleo mineral que poderia parar o barulho.
    Essa informação é correta, qual seria o possivel defeito que esta gerando esse barulho?

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Sergio! A VW recomenda um óleo sintético de viscosidade SAE 5W-40 e classificação de desempenho API SN, o nosso produto é o Havoline PRO DS Sintético Ultra W SAE 5W-40 API SN. Esse barulho pode ser devido a utilização de óleo mineral de alta viscosidade, mas é preciso investigar para ter certeza.

  10. Nino Feijó says:

    Boa Tarde, tenho um veículo com mais de com quase 40 anos, motor V8 302, a gasolina, uso óleo mineral recomendado no manual; o pessoal de carros antigos esta começando a usar óleos para caminhões alegando possuir mais aditivos e ser mais resistentes ! Tem alguma vantagem?

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Nino! Sim, isso pode ser feito. Uma vez que o óleo de motor diesel a ser usado atenda a viscosidade SAE e Classificação de Desempenho API para motores a gasolina requeridos para esse seu veículo.

  11. Samuel Alexandre says:

    Olá comprei um Honda Fit 2011, com 62000 km. Ouvi dizer que a Honda recomenda óleo 10w30 mineral SL(no manual). Mais o antigo proprietário utilizava 10w30 havoline SN, semi sintético. Mantenho o semi sintético, ou coloco o mineral Honda?

  12. Arnaldo Pedro says:

    Boa tarde

    Eu tenho um Toyota Corolla Sedan com 72.000Km. Tenho estado a usar o oleo mineral 20 W50 até agora. Estou prestes a fazer a revisão do carro e quando me fui a Loja para comprar o oleo recomendaram-me a usar o sintético até a viatura atingir e ou ultrapassar os 100.000Km. Será que posso seguir as recomendações do vendedor e passar a usar o oleo sintético?

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Arnaldo! Usar um óleo mineral e passar a utilizar um produto sintético de maior classificação é possível e recomendável. A única precaução é fazer a 1º troca de óleo e filtro com a metade da quilometragem que vinha sendo utilizada e nas próximas voltar à quilometragem que vinha sendo adotada.

  13. Wilson Pires says:

    Bom dia, eu tenho um cívic 2008 com 130.000 km e estou usando óleo mineral 10w30 por indicação do proficional loja de troca de óleo. posso ter proplemas com o desempenho? ou danificar o motor?
    Att: WILSON.

    • Delton Stabelini says:

      Wilson, boa tarde! A recomendação Honda para esse veículo é exatamente a que você está usando, portanto não terá problemas.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Murilo! Sim, para veículos do ano de fabricação 2000 a recomendação original dos fabricantes é usar um óleo de base mineral.

  14. Genilce Rodrigues says:

    Boa noite! tenho um gol 2002 e sempre usei óleo semisintetico e da última vez que fiz a troca de óleo e filtro o mecânico usou óleo mineral , sem muitas explicações ele disse que é o ideal para um carro com mais de 100.000 km rodados. ..isso procede?

    • Delton Stabelini says:

      Genilce, boa tarde! Os lubrificantes de base semissintética sempre são melhores que os minerais, considerando que ambos possuem a mesma classificação de desempenho API e independente do odômetro do veículo. Você pode baixar gratuitamente no seu smartphone nosso APP Havoline Troca de Óleo onde encontrará o melhor produto para o seu veículo!

    • Delton Stabelini says:

      Adriano, boa tarde! Na verdade você deve sempre usar o óleo que está no manual do seu veículo. Nossa recomendação é:
      • Havoline Semissintético SAE 5W-30 API SN
      • Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 API SN.
      Uma dica importante: sempre quando mudar de produto, a primeira troca de óleo e filtro deve ser com a metade do período de troca anteriormente praticado. Abraço!

      • Carlos says:

        “Uma dica importante: sempre quando mudar de produto, a primeira troca de óleo e filtro deve ser com a metade do período de troca anteriormente praticado”. porque?

        att: Carlos Sousa

        • Delton Stabelini says:

          Olá, Carlos!
          Os produtos semissintéticos e sintéticos possuem um ação detergente dispersante maior comparado com os minerais e podendo essa maior limpeza entupir o filtro de óleo.

  15. José Cleiudo says:

    Olá delton eu tenho um kadett 93 gasolina efi 1.8 gostaria de saber se devo usar óleo sintético 5w40 pois no manual fala 15w40 mineral, só que atualmente estou usando o semisitetico 15w40 na próxima troca posso trocar por sintético ou tem algum problema? Desde de já agradeço

    • Delton Stabelini says:

      Olá, José Cleiudo! Você pode trocar de semissintético para sintético, mas com uma ressalva a primeira troca com o sintético deve ser feito com 50% do período utilizado com o semissintético. A GM optou pela viscosidade SAE 5W-30, portanto recomendo usar essa viscosidade.

  16. Gabriel says:

    Boa tarde, tenho um gol 97 1.0 mi 8v motor at
    Retifiquei o motor todo e agora estou na dúvida de qual óleo usar, gostaria de usar um óleo de 5000km pois acredito que seja mais seguro e prolongue a vida do motor.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Gabriel! Se a sua decisão de trocar com 5000 km está baseada no manual do proprietário do veículo em função do regime operacional você está correto.

      • Diogo says:

        Olá Selton. Tudo bem?

        Tenho uma TR4 2.0 2003 AT Gasolina 4×4 no momento com 160 mil Km e não sei qual óleo o antigo dono utilizava, porém já estou com o carro a 32 meses e coloco óleo mineral 20 x 50.
        Será que teria algum problema em passar a utilizar um óleo sintético sem precisar fazer alguma limpeza no motor e qual seria a especificação ideal para a configuração do meu carro?

        Ficarei grato pelo retorno.
        ABS!

        • Delton Stabelini says:

          Diogo, bom dia, amigo! A minha recomendação para esse seu veículo é usar um óleo sintético Havoline Ultra S Pro DS SAE 5W-40 API SN, recomendo nas duas primeiras trocas de óleo e filtro reduzir o período de troca conforme o regime de trabalho informado pelo fabricante do motor. Abraço forte!

  17. Marcelo Ferreira says:

    Bom dia!
    Pela especificação de um óleo, com se faz para identificar se o mesmo é mineral ou sintético?Os óleos mono-viscosos são sempre minerais?

    Desde já agradeço.

    • Delton Stabelini says:

      Marcelo Ferreira, boa tarde!
      Essa característica está explícita no rótulo da embalagem do produto, podendo ser mineral, semissintético ou sintético.

  18. James says:

    Boa tarde. Tenho um gol G3 Power 1.6 ano fabricação 2002. Estava usando Óleo 10w40 semi sintético. O manual recomenda 5w40. Poderei usar o sintético pelas especificações vw502000?
    Obrigado;

    • Delton Stabelini says:

      James, boa tarde! Tudo bem?
      Sim, você pode utilizar o Havoline Ultra S e ou Ultra W na viscosidade SAE 5W-40, ambos atendem a especificação VW 502.00.
      Abraço.

  19. Fabio says:

    Boa tarde tenho um fiesta 2001 gl zetec rocam foi feito a retifica do motor completo. Estou usando o oleo 10w40 ja rodei 2.500km,porem o manual recomenda 5w30 api sj, e diz tambem se nao encontrar o 5w30 que e recomendado pode usar a alternativa api sj ou superior, 20w40 ou 20w50 vc pode esclarecer esta questao do oleo alternativo.obrigado

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Fábio. Tudo bem?
      Algumas montadoras permitem o uso de produtos alternativos, mas pode observar no manual que nessas condições o uso de produto de menor classificação de desempenho implica em período de troca inferior.

  20. Jarley Santos says:

    Bom Dia,

    Comprei um versa sl 2014 e fiz a primeira troca de óleo colocando o recomendado pelo fabricante 5w30. Coloquei o semi sintético Elaion SL. Minha dúvida é que achei o carro um pouco barulhento acima de 4 RPM, Tem algum óleo que indicado que reduziria este desconforto?

    Obrigado

    • Delton Stabelini says:

      Jarley, bom dia. Tudo bem?
      Para o Versa SL 2014, a classificação de desempenho recomendada API para o óleo é ÁPI SN. Recomendo levar ao concessionário e reclamar deste barulho.
      Abraço!

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Francisco. Tudo bem?
      Podemos te dar toda a assessoria necessária no que se refere à compra de lubrificantes. Não temos indicações de curso de vendas entretanto o nosso site tem boas dicas para o seu negócio. Fique de olho!
      Abraço.

    • Delton Stabelini says:

      Marcelino, bom dia. Tudo certo?
      Acredito estar falando do “UP”, correto? É necessário informar a especificação do óleo para a transmissão automática, essa informação você encontra no manual do proprietário.
      Abraço!

  21. Paulo Machado de Oliveira says:

    Bom dia!
    Tenho um Toyota Corolla SEG 2003 com 85 mil uso o mineral Toyota 10w30 vc recomendaria trocar pelo sintético ou semissintético!
    Obrigado!

    • Delton Stabelini says:

      Paulo Machado, bom dia. Tudo certo?
      Sim, recomendo. Somente tenha cuidado e faça a primeira troca de óleo e filtro com o óleo sintético ou semissintético com metade da quilometragem que fazia com o mineral. Depois pode voltar ao período normal de troca. Isso devido ao fato do maior poder de limpeza dos produtos semissintético e sintético.
      Abraço.

  22. Vrademir says:

    Boa tarde!
    Tenho um gol 1000 ano 97 e uso óleo mineral SAE 15w-40, posso trocar pelo óleo 15w-40 semi sintético ou sintético?
    Trará benefícios se eu trocar de óleo?

    • Delton Stabelini says:

      Vrademir, boa tarde. Tudo certo?
      Sim, você pode, mas a primeira troca de óleo e filtro depois de colocar um óleo semi ou sintético deve ocorrer com a redução em 50% do intervalo de troca usualmente praticado. Isso devido ao maior poder de limpeza dos produtos semissintético ou sintético.
      Abraço.

      • boa tarde Delton, entao eu no caso tenho uma blazer 2.2 ano 96 e estou usando 25w50 mineral vou ter vantagens em trocar pra 15w40 semi sintetico? ou vou ter problema com essa troca, eu acho que por ser mais avançado o semi sintetico compensa, o que vc diria?

        • Delton Stabelini says:

          Olá André! Sim, você pode migrar para um grade de viscosidade à menor do que vem usando atualmente, ainda mais considerando que passará a usar uma base muito melhor (semissintética). Lhe recomendo o óleo Havoline Semissintético API SL SAE 15W40! Abraços.

  23. jose Conti says:

    Possuo um Honda CRV 2011 . Sempre usei o óleo recomendado da montadora . Agora com 80000km optei por colocar semi sintético . Caso eu queira voltar para o sugerido Honda (mineral) posso fazê lo ?
    Grato

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Jose! Tudo bem?
      Sim, você pode. Mas não vejo necessidade, pois um óleo de base semissintética tem superior desempenho quando comparado com um óleo de base mineral. Recomendo que verifique outros requerimentos exigidos pelo fabricante Honda, como a viscosidade e classificação de desempenho API mínima, pois elas completam a escolha do lubrificante adequado para o veículo.

  24. Marcos says:

    Boa tarde amigo, comprei um palio 1.4 fire com 127000km, estava com óleo mineral, troquei por um semi sintético, pode dar problema na bomba de Óleo ou no motor.
    Obrigado

    • Delton Stabelini says:

      Marcos, boa tarde. Tudo certo? O fato de usar uma base semissintetica não afetará o desempenho de sua bomba, o que você precisa observar é, além da base, a viscosidade e classificação de desempenho API. Grande abraço!

  25. Roberto Zabrockis says:

    Delton, para motores de automóveis, que usam lubrificantes sintéticos, que são utilizados muito pouco, ou seja, caso a troca do óleo lubrificante for feita por quilometragem irá ocorrer um tempo muito grande, por exemplo 8 meses, entre trocas, a troca por quilometragem é válida ou não?
    Resumindo: Por quanto tempo o óleo lubrificante sintético pode permanecer no carter sem uso?

    • Delton Stabelini says:

      Roberto, tudo bem? Os fabricantes de veículos definem isso e você pode encontrar essa informação no Manual do Proprietário, portanto os períodos de troca de óleo são definidos por Quilometragem (KM) ou Tempo de Serviço (meses), o que ocorrer primeiro. Abraço!

  26. Emerson says:

    Tenho uma Ranger 3.0 Diesel ano 2010, o ex dono dela sempre usou o óleo Top Turbo,acho que da Lubrax e agora gostaria de saber se posso utilizar um óleo sintético, ela está com 95.000 KM

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Emerson. Sim, você pode usar um óleo sintético, mas em função do ano de fabricação (2010) minha sugestão seria o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4, pois ele é formulado usando o conceito ISOSYN que rivaliza em desempenho com os produtos sintéticos.

      • Emerson says:

        Blz, estava pensando em comprar o original da Ford (Motorcraft) e colocar nela, mas pela sua sugestão vou continuar usando então o óleo sem ser sintético, acha melhor eu usar o Ursa do que o Top Turbo que o ex dono sem usou?

        Por ultimo, estou ainda com dúvida na quantidade, pois em umas oficinas eles falam que são 9 litros, e outras dizem que e 8, sabe a quantidade verdadeira que devo colocar?

        Grato

        • Delton Stabelini says:

          Emerson, boa tarde! Citei o Ursa pois é um produto de nossa linha e conheço o seu desempenho. Quanto ao volume de óleo é de 9 litros com troca de filtro.

  27. CARLOS ALBERTO SOLDAN says:

    Carlinho,
    boa tarde meu irmão tudo bem graças a DEUS
    tenho um astra 2007 estou usando oleo 20×50 esta com 137.000 mil kilometros
    me orientaram a usar oleo 15×40 gostaria da sua opnião obrigado

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Carlos. Tudo bem? O óleo recomendado para esse seu veículo é de viscosidade SAE 20W-50, você pode usar o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL. Abraço!

  28. Carlos Costa says:

    Bom dia troquei o óleo do meu carro por mineral, percebi que quando rodo muito com o ar ligado ele super aquece só em desligar o ar a temperatura volta ao normal, será pode ser o óleo?

  29. Leandro M Silva says:

    Bom dia Delton, tenho um Civic 97 automático, o óleo recomendado é o 20w-50 API-SJ, porém durante a semana minha esposa vai para o trabalho e roda 2 km até o serviço e depois no fim do dia mais 2 km de volta para casa. Sei que se enquadra no uso severo, gostaria de saber qual o óleo simi- sintético ou sintético poderia passar a usar e se teria que mudar a viscosidade dele. Muito obrigado.

    • Delton Stabelini says:

      Boa tarde, Leandro! A recomendação Honda para esse ano de 1997 é um óleo de viscosidade SAE 10W-30, Você pode usar o Havoline Semissintético SAE 10W-30 API SN. Abraço!

  30. Margareth says:

    Olá, Delton! Levei meu carro no posto Ipiranga e pedi para trocar o óleo do motor do meu carro Honda Fit 2007, o rapaz colocou óleo Havoline semissintético 10W-30 SAE tô em dúvida se pode usar esse óleo no motor. Antes eu usava 10W-30 ILSAC GF-4 BR Petrobras, tô confusa vc pode me ajudar, será que está certo? Me ajuda!

    • Delton Stabelini says:

      Bom dia, Margareth. Tudo certo?

      Você pode ficar tranquila que está usando o produto correto, a Honda recomenda para esse ano de veículo um óleo SAE 10W-30 API SL Mineral, e você está usando um óleo de superior desempenho de viscosidade SAE 10W-30 base Semissintética e classificação de desempenho API SN, ou seja, muito melhor! O que não pode é usar um óleo de classificação inferior. Abraço!

  31. Martinho aurelio de ornelas says:

    Boa tarde amigo tenho uma fiat 2003 mais esta com o motor popular mente falando serrando o devido a isso troquei o oleo e usei o oleo alta kilometragem da castrol isso pode ser feito

    • Delton Stabelini says:

      Martinho, bom dia! Tudo certo? Nenhum lubrificante corrige uma falha de motor, recomendo corrigir o problema através de uma intervenção mecânica. Grande abraço!

  32. Peter says:

    Bom dia!! Amigo por gentileza: Qual óleo para um Corolla 1.8 2009???? No manual aconselha o mineral 10w30 sl ou sm… No entanto as outras classificações sugerem 5w30, 15w40 ou ainda 20w50… Com classificação ilsac ou gf5… O que o Sr. me sugeria??? Obrigado!!!

    • Delton Stabelini says:

      Peter, bom dia!

      Para esse seu veículo você pode usar o Havoline Semissintético SAE 10W-30 API SN e ou Havoline Sintético SAE 5W-30 API SN. Abraço!

  33. Rodrigo Ferreira says:

    Boa tarde Delton ! Tenho algumas dúvidas; Para um Civic 2007 tenho usado 10w30 mineral, mas após algumas pesquisas cheguei à conclusão que o sintético 5w30 seria uma boa opção! O que você acha?
    Agora outra dúvida, para um Santana 1992 2.0 gasolina como não tem mais o 20w40 a melhor opção seria 20w50 mineral? Desde já agradeço 🙂

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Rodrigo. Tudo bem?

      Para o Honda Civic 2007 você está correto, além de ser sintético e de viscosidade SAE 5W-30 a classificação de desempenho API SN é muito superior em desempenho e proteção.

      Já para o Santana ano 1992 motor 2.0 você poderia usar o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL. Grande abraço!

  34. Jardiel says:

    Olá Dalton gostaria de saber tenho comprei uma HR tá com 150mil km o rapaz tava usado óleo mineral 15w40 eu posso volta a usar o 5w30 sintético

    • Delton Stabelini says:

      Jardiel, boa tarde. A alteração da viscosidade é um erro comum e que pode trazer consequências sérias para o motor. Recomendo que retire o óleo SAE 15W40 usado atualmente e volte para o SAE 5W30, que como você bem observou, é a recomendação técnica da Hyundai. No seu caso o óleo que lhe protegerá da melhor maneira possível é o Havoline Ultra S SAE 5W30.

  35. Eriton Nicácio Pinheiro says:

    Olá tenho um Hilux 3.0 9 / 10 300000km rodado uso o óleo mineral como manda o manual, posso mandar para um semessitetico se posso qual a especificação q recomenda

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Eriton!
      Sim, você pode migrar para tecnologias semissintéticas ou sintéticas. O produto que recomendo para seu D4-D é um Havoline Ultra S SAE 5W30, pois ele atende e supera todas as especificações definidas para este motor, inclusive com ganhos no momento da partida a frio. Grande abraço!

  36. Fabio Osoegawa says:

    Tenho uma dúvida: tenho um Honda Civic 2002 , 1.7 Automático e quero usar um lubrificante sintético para o motor. Pretendo utilizar da marca Havoline Chevron. Posso optar optar por um 5W40?

    • Delton Stabelini says:

      Fábio, bom dia! Não, não pode. O manual da Honda para motores D17Z2 ou D17Z3 recomenda óleo de viscosidade SAE 10W30 e nível API SL, com base mineral na época de lançamento deste modelo. Naturalmente a base (mineral à época) pode ser migrada para semi ou sintética, desde que o parâmetro de viscosidade não seja alterado na fase quente (SAE 30) e o nível API seja pelo menos SL. Deste modo, te recomendo o Havoline Semissintético SAE 10W-30 SN, um verdadeiro banho de performance!

    • Delton Stabelini says:

      Marcelo, boa tarde. Os motores AP da era injetada (caso do seu) pediam óleo SAE 20W40 e a substituição pelo Havoline Semissintético SAE 10W40 SN é permitida. Continue seguindo nosso canal! Abraço!

    • Delton Stabelini says:

      José, boa noite! Os motores das Bimmers 1.8 litros de 1999 podem usar o Havoline Ultra S SAE 5W40 SN e o Suzuki Grand Vitara Tdi também! Você estará muito bem protegido com esta escolha. Abraço!

  37. Diego says:

    Bom dia. Adiquiri um Voyage 1.0 ano 2010 qual o óleo? Levei pra trocar na auto peças. Eles colocaram semi sintético 15w40 tá certo?

    Muito bom tirar dúvidas com quem entende

    • Delton Stabelini says:

      Diego, bom dia. Está errado, infelizmente. O óleo recomendado para os EA-111 (motor 1.0 em questão) é o Havoline Ultra S SAE 5W40 API SN. Recomendo antecipar a troca e, caso seu carro rode muito tempo como motor frio (deslocamentos unitários de 5 a 10 km) que faça a troca pelo correto de imediato. Abraços!

  38. osmar xavier da rocha says:

    Olá tenho um Toyota Camry automático xle V6 ano 94 segundo manual o óleo seria 5w30 isso no início depois 10w40 depois indicaram o 20w50 mineral só q na partida fria acho q fica pesado eis minha dúvida mineral ou sintético ou semi sintético,pq falam muito em alta kilometragem meu km135.000,. aguardo e agradeço.

    • Delton Stabelini says:

      Osmar, boa tarde! Tudo bem? Um motor deste calibre merece trabalhar com uma tecnologia avançada, mesmo que já se sigam aí mais de 20 anos! Minha recomendação é ficar no óleo de menor viscosidade; use o Havoline Sintético SAE 5W30 SN. Abraços!

  39. Rodrigo Troiani says:

    Boa tarde,tenho uma Zafira 2008 com 175000 quilômetros rodados,estou usando óleo mineral 20w50,no manual fala em várias espécies, mais não fala c é mineral ou sintético ou semi sintético gostaria de uma orientação abraço

    • Delton Stabelini says:

      Rodrigo, boa tarde. Tudo certo?
      Recomendo que você utilize em sua Zafira 2008 o óleo Havoline Semissintético API SL SAE 15W40, pois ele trará ganhos em relação a partida fria e também colocará o seu motor para trabalhar no grade principal de projeto da GM (SAE 40, à época).
      Abraços!

  40. Linton says:

    Ola. Tenho um civic 2008, o manual do proprietário recomenda óleo mineral 10 w 30. Mas a própria honda estavam colocando 0 w 20 sintetico. Agora com mais de cem mil km, querem voltar a usar o 10 w 30 mineral. Pois eles não tem outro óleo sintético com viscosidade mais grossa. Posso usar 2 w 30 sintético?

    • Delton Stabelini says:

      Adauto, boa tarde. Tudo bem? Você poderá usar o Havoline Semissintético SAE 10W-40 API Sn e ou Havoline Ultra S SAE 5W-40 API SN sintético. Grande abraço!

  41. Cildo says:

    Olá Selton! eu gostaria de saber qual é o óleo para direção hidráulica que devo usar em uma strada hard working 17/18?aguardo a sua resposta!abraço amigo.

    • Delton Stabelini says:

      Fernando, bom dia, amigo! Sim, tem, mas você precisa submeter uma amostra a ensaios em laboratório credenciado e informações sobre o óleo em uso. Abraço!

  42. Paulo Henrique says:

    Bom dia.
    Tenho um GOL g3 16V ano 2000, estou usando o óleo 10w40 Sintético, meu mecânico me recomendou trocar para o 20w50 mineral, está correto? Pois o óleo está abaixando. O mesmo informou que óleo sintético no meu motor pode vim a fundir!

    • Delton Stabelini says:

      Paulo, bom dia! Tudo certo? Não está correto. Os produtos sintéticos tem uma melhor performance comparado com os minerais. Grande abraço!

  43. Marcelo says:

    Delton Bom dia .Obrigado pela resposta referente o óleo semissintético no gol ap bola 97 fiz o cabeçote dele completo passei a usar 10w40sn no Manual. não indica a viscosidade está com190km usei muitos anos o mineral 20w50 mas carbonizou meu motor .grato

  44. Emerson says:

    Tenho um Corsa sedan premium 1.4 com a Quilometragem passando já dos 160 mil. Sempre usei o óleo específicado pelo fabricante, o sintético 5w30, porem, um amigo me falou que a partir dos 100 mil km já é recomendando usar o óleo de origem mineral justamente por conta da viscosidade.
    Gostaria de saber se preciso realmente fazer essa mudança ou continuar usando o mesmo especificado pelo fabricante.

    • Delton Stabelini says:

      Emerson, boa tarde! Você pode continuar como estava fazendo, não precisa mudar seu procedimento está correto. Grande abraço!

  45. Luciano Silva says:

    Boa tarde amigo, gostaria de saber o óleo correto de ser utilizado no gol 1.0, motor EA 111, ano 2010, uma vez que eu não possuo o manual. Forte abraço!

    • Delton Stabelini says:

      Claudemir, bom dia! Tudo certo? Para esse seu veículo a recomendação é o Havoline Ultra W PRO DS SAE 5W-40 API SN. Grande abraço

  46. Atendimento says:

    Bom dia, no Manual descreve-se uso de Óleo Mineral 20W40 API SF
    Posso usar Óleo Sintético em Motor Novo ?
    E Qual o melhor de Todos, que posso utilizar ???
    Escort GL 1.8 AP ano 90

    • Delton Stabelini says:

      Bom dia! Sim você pode usar um óleo de base sintética e de superior classificação de desempenho. Para esse seu veículo você pode usar o Havoline Sintético PRO DS SAE 5W-30 API SN.

  47. Luciano Silva says:

    Amigo tudo bem? Tenho um gol 2010, motor EA111, 1.0 g4, que óleo devo usar, uma vez que não possuo o manual do proprietário. Obrigado e forte abraço!

  48. Allan says:

    Tenho uma Peugeot Boxer 2011 2.3, sempre tive problemas em encontrar o óleo que pede no manual. Pede semissintetico 10w40. Quando encontro é muito mais caro que o próprio óleo sintético 10w40.
    Conheço este furgão desde zero, sempre foi usado óleo para motor gasolina semissintetico 10w40, até 300mil km. Depois passei usar o da específica do manual, aos 350 comecei usar sintético 10w40 que é metade do preço por incrível q pareça.
    Hj ela tem 450mil km é estou usando Delvac Mineral 15w40… o que devo fazer? Volto ao sintético? Quantos km posso rodar com o Delvac?

    • Delton Stabelini says:

      Allan boa tarde, Na minha opinião você deve continuar usando óleo de base mineral, o produto de nossa linha é Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4. Quanto ao período de troca, essa informação está no manual do veículo e está vincula ao regime operacional que trabalha (normal, misto ou severo?)

  49. Samuel says:

    Boa tarde ! Tenho um Honda Civic 2008 no manual pede óleo mineral 10w30 SL eu fiz a troca de óleo mas agora estou usando 10w30 SL semissintetico… É melhor ?

    • Delton Stabelini says:

      Sim, Samuel! Usar um óleo semissintético ao invés de um óleo mineral só traz ganhos para a lubrificação do motor.A Texaco produz o Havoline Semissintético SAE 10W-30 API SN que também é melhor que o API SL. Grande abraço!

  50. Augusto says:

    Boa tarde… tenho uma sw4 2008 automática diesel atualmente ela está com 260.000km, eu estava usando óleo 15w 40 semisintetico, e na utima troca q fiz foi colocado foi mineral, daí estou com 5.000km com esse óleo mineral e agora ela começou a sair uma fumaça azul pelo escapamento de descarga. Qual seria o óleo adequado pra ela já q tá com 260.000km e essa fumaça azul tem alguma coisa em relação o óleo. O mecânico até disse q poderia ser motor, mas isso foi depois do óleo mineral. Motor não trela e nem perdeu forças não. Só apresentou essa fumaça azul. Aguado resposta! Obg.

    • Delton Stabelini says:

      Augusto boa tarde! Geralmente a fumaça azulada pelo escapamento indica queima de óleo lubrificante em excesso devido a desgaste excessivo de anéis e camisa. Verifique se está baixando o nível de óleo e converse com seu mecânico e faça a manutenção corretiva no motor. Abraço!

  51. João monteiro says:

    Boa tarde,tenho um astra 98/99 2.0 com 185 mil km à pouco tempo,e chegou o momento de fazer a troca do óleo,o antigo dono não sabe ao certo qual óleo usou,viscosidade,se era mineral semisintetico ou sintético (brincadeira né?pois é!)
    Pesquisei sobre qual óleo usar e diz no manual o 20w50 mineral.
    A minha pergunta é: posso utilizar o 20w50 semisintetico?
    Mesmo sem saber qual óleo foi usado antes?

    • Delton Stabelini says:

      João, bom dia. Sim você pode usar um óleo semissintético onde pede um mineral, mas deve verificar também se a classificação de desempenho também é igual ou superior ao que se pede no manual. Abraço!

  52. Everson says:

    Bom dia Delton, td ok?
    Em um automóvel gm astra 1999 estou usado o 10w40. Me recomendaram mudar para mineral. Será que eh viável por ser um motor já bem rodado? Um abraco

  53. César says:

    Tenho um prisma 2007 sempre troco de acordo ao fabricante Que é ac delco 20w40 mais a Kilometragem está acima de 135000 o mecânico me recomendou semi sintetico

  54. Luis Chaves says:

    Boa noite.
    Tenho uma grande dúvida: sabemos que a base, ou seja, o principal componente do óleo mineral é proveniente do petróleo. No óleo semi-sintético essa base é uma mistura de base sintética e mineral. MAs, minha pergunta é: no óleo sintético há algum elemento oriundo da destilação do petróleo ou essa base é completamente ausente de composto petrolífero. O que há realmente de “petróleo” nos óleos sintéticos? Se não há nada de petróleo, nem na base nem nos aditivos dos óleos sintéticos, de onde vêm esses elementos, base e aditivos?

    Muito obg.

    • Delton Stabelini says:

      Luiz Chaves boa tarde,
      Os óleos básicos sintéticos são de origem mineral ou seja do petróleo. A obtenção dos básicos sintéticos passa por processos de um rearranjo molecular e uma uniformidade nos tamanhos das moléculas, deixando o básico mais estável a variação de temperaturas e mais resistentes ao cisalhamento da viscosidade e mais puros.

  55. Douglas Cruz Carvalho says:

    Boa tarde, tenho uma sw4 3.0 SRV 2006 com 200.00 km rodados em que o manual recomenda o uso do oleo mineral 15w40. Já algum tempo utilizo o 10w40 sintético da MOBIL. Me recomenda troca por outra especificação e/ou marca?

    • Delton Stabelini says:

      Douglas boa tarde,
      Pelo ano de fabricação desse seu veículo a minha recomendação seria o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4 ACEA E-7-12 com ISOSYN.
      Observar e manter o período de troca de óleo recomendado pelo fabricante do motor.

  56. Antonio Santos says:

    Oi, necessito de apoio de expert na matéria, tenho um compressor antigo que trabalha a pistao e antigamente usava-se o oleo QW40 mineral, entretanto por este QW40 ja nao existir foi-me vendido o Ruba 15W40 da Total igualmente mineral. Visto que se trata de um compressor /motor que dissipa muito calor em ambiente hostil, seria viável eu trocar este oleo mineral e passar a usar sinetico ? Como posso ver qual a equivalencia de oleo mineral 15w40 para um identico mas sintetico ou semisintetico ?Obrigado

    • Delton Stabelini says:

      Antonio Santos,
      Temos três propriedades que devemos observar na escolha de um óleo lubrificante:

      1) Viscosidade.
      2) Tipo de Básico (Mineral, Semissintético ou Sintético.
      3) Classificação de desempenho.

      No seu caso você está utilizando um óleo de viscosidade SAE 15W-40, Mineral e qual seria a classificação de desempenho?
      Procure por um óleo de viscosidade SAE 15W-40 sintético de classificação de desempenho igual ou superior ao mineral.

  57. Mario Vinicius says:

    olá,boa tarde.
    gostaria de saber se eu estou usando o oleo certo para o meu motor.
    meu motor é ap 1.6 uso o semi-sintetico 15-40,gostaria de saber se esta correto?
    me falaram pra usar o 5-40 sintetico ja que o km do meu carro esta com 194.000

    • Delton Stabelini says:

      Mario Vinícius boa tarde,

      Essa informação você encontra no manual do veículo, mantenha o óleo recomendado pelo fabricante independente da quilometragem do veículo.

  58. NIVALDO BATISTA VIEIRA says:

    Tem uma Zafira 2004/2005, sempre usei o óleo mineral, posso trocar por semi-sintético 15w40?
    Se misturar semi- sintético com sintético ambos 15w40 tem algum problema?
    Aguardo retorno.
    Obrigado!

    • Delton Stabelini says:

      Nivaldo bom dia,

      Somente falando na base do produto sim você pode trocar o mineral por um semissintético, mas verifique também a viscosidade e classificação de desempenho API bem como requerimentos específicos do fabricante do motor.

      Um óleo de base semissintética é a mistura de básicos minerais com sintéticos, se você misturar semissintético com sintético você aumentará a proporção de sintético na mistura e não terá nenhum problema.

    • Delton Stabelini says:

      Fabio bom dia,

      Óleos para transmissões automáticas devem usar produtos de base sintética.

      Para a Transmissão automática do seu veículo o produto recomendado é que atenda a especificação Dexron III-E, no caso o nome do produto é Texamatic 7045-E

  59. Lucas Thiago says:

    Boa Tarde Tenho um Grandsiena 2014 .14 com 83 mil km sempre quando vou trocar o oleo no posto da BR o cara que troca oleo diz que o correto para meu carro e o 5W30 Selenium mas o manual fala em 15w40 posso ter algum problema no funcionamento do motor ou um prejuizo ou posso ultilizar o 5w30.

    • Delton Stabelini says:

      Lucas bom dia,

      Não nenhum problema, mas além da viscosidade você deve observar outros requerimentos como: Base do produto, classificação de desempenho API e alguma especificação do fabricante.

  60. Ricardo says:

    Bom dia. Tenho um Honda Fit 2005/2006 e queria saber qual a recomendação de óleo de motor visto que a quilometragem está em 240.000 km rodados?

    • Delton Stabelini says:

      Ricardo boa tarde,

      A recomendação da Honda para esse veículo é um óleo de viscosidade SAE 10W-30 API SL, o produto da marca Texaco seria Havoline Semissintético SAE 10W-30 API SN.

  61. Helio B. Lopes Filho says:

    Bom Dia. Tenho um GOLF 2.0 Automatico 2003, motor alemão, com 100.000 km. Com 98,000 km foi feito um reparo completo no motor pois estava entrando óleo no sistema de arrefecimento. Sempre usei oleo mineral, mas qual óleo é melhor usar, no manual recomenda especificação VW 502 00, se omitindo totalmente quanto a viscosidade? (mineral, semi ou sintetico)

    • Delton Stabelini says:

      Hélio boa tarde, o produto Texaco que é aprovado na VW 502.00 é o Havoline Ultra S Pro DS SAE 5W-40 API SN (Sintético).

  62. Adeilson Pacheco says:

    Bom dia: acabei de comprar a Hilux SW4 TD ano 2000, estou querendo trocar o óleo Lubrificante e no manual só fala que é 15w40 CF 4, não fala se é mineral, semissintético ou sintético. Qual o óleo eu devo colocar.

  63. Natália ap jordão says:

    Boa tarde.. tenho um Astra sedan 1.8 2003.alcool. Qual óleo é recomendado, pois fui em 2 lubrificantes e me indicaram 20w50,já meu mecânico orientou um sintetico ou semisintetico com uma viscosidade menor,pois o 20w50 força o motor, palavras do mecanico.Liguei numa concessionária e me orientaram 20w50. Perdi manual. Qual óleo é recomendado?obrigada

  64. Claudio Marcio says:

    Bom dia !
    Tenho um Honda Civic ano 2002 motor 1.7 (LX),e uso o óleo MOBIL SUPER 20W50 ,já comprei sendo usado esse óleo e estou querendo trocar para o SEMI SINTÉTICO (10W 40 HAVOLINE), devo ou não ?
    Desde de já lhe agradeço, obrigado !

    • Delton Stabelini says:

      Maurício bom dia,

      Nenhum problema, mas é preciso tomar algumas precauções como, fazer as duas primeiras trocas de óleo e filtro com a metade do período de troca que vinha sendo adotado.

  65. Jeferson da Silva says:

    Bom Dia
    Delton Stabelini
    Estou cursando o ultimo semestre de técnico em química, meu tema do TCC e óleo mineral e sintético,
    a procura de informações sobre o tema, me deparei com seus conhecimentos e experiencias e trabalho
    na área.
    Se for possível poderia me dar umas dicas ou enviar algum conteúdo para me ajudar nas pesquisa.
    Muito obrigado pela atenção

  66. Jheiky Santana says:

    Qual o melhor óleo para um gol trend 1.0 2007?
    Sei que pode ser W5W40 SJ; 10W40 SJ e 15W40 SJ. mais qual deles é o mais indicado?
    é possível utilizar o pi – sn, qual a diferença?

    • Delton Stabelini says:

      Jheiky bom dia,

      O produto mais indicado é o Havoline Ultra W SAE 5W-40 Pro DS API SN.

      Usando uma classificação superior será possível obter maior proteção e durabilidade do motor.

  67. Jullian Ventura says:

    Boa noite Delton,

    Possuo um GM Corsa wind com motor 1.0 8v 2000/2001 com 220.000km rodados e atualmente utilizo óleo 20w50 (o manual permite), porém uso essa viscosidade alta devido as recomendações do meu mecânico devido ao km do meu carro, isso é mesmo necessário?

    Caso não, qual óleo da linha Havoline semi ou sintético você recomendaria para o meu Corsa?

    Lembro que o mesmo não tem problemas mecânicos no motor e não queima óleo.

    Eu devo me preocupar com possíveis folgas pelo ano de fabricação/desgaste por tempo de uso no caso de usar um óleo semi ou sintético?

    Obrigado!

    • Delton Stabelini says:

      Jullian boa tarde,

      Recomendo que mantenha a mesma viscosidade SAE 20W-50 que vem sendo aplicado e observe sempre a classificação de desempenho API, que no seu caso deve ser mínima SL, escolha marcas idôneas e não se preocupe com desgaste pois com essa quilometragem de 220.000 Km informada do veículo, e não apresenta vazamentos e tampouco problemas mecânicos e baixa de nível exagerado de óleo, o motor está ok não se preocupe com desgaste.

      Mantenha a viscosidade SAE 20W-50, API SL e o período de troca de acordo com o regime operacional que utiliza o veículo. E não se esqueça de verificar o nível de óleo semanalmente.

  68. Felipe Fernandes says:

    Olá senhores. Delton, posso usar óleo sintético no meu motor antigo? Exemplo, tenho um motor GM 250 e um Ford 302, ambos retificados recentemente. No manual da GM de 1974 é recomendado os óleos: SAE-20, 10W30, 20W40 (estes api SD) ou 20W50 SE. Já ouvir falar sobre a necessidade de usar aditivos ZDDP, etc… Quero poder aplicar o melhor para meus motores.

    • Delton Stabelini says:

      Felipe boa tarde,

      Sim você pode usar lubrificantes sintéticos nesses motores, quanto a viscosidade você deve manter as recomendadas pelos fabricantes, principalmente o grau de viscosidade quando o motor atinge a plenitude de trabalho, já as classificações API a regra é usar sempre a maior, mas sempre respeitando o período de troca de óleo informado para aquele momento tecnológico do motor.

  69. ADEMILTON LOPES BARBO says:

    Fiz o motor do meu gol g4 1.0 flex 2006 foi colocado o semissintetico 10w40, tenho que fazer a trocar quando chegar aos 1000 km rodados, posso continuar colocando o 10w40 ou coloco o sintético 5w40 ?
    Desde já agradeço pela atenção.

      • Mauricio says:

        Gostaria de saber qual o óleo indicado para uma Pajero Sport HPE 2.5 AT 2009 / 2010 Diesel

        O Mecânico me indicou um Lubrax Mineral, disse q o motor reage melhor.

        atualmente uso um semi-sintético.

        • Delton Stabelini says:

          Mauricio boa tarde,

          Para esse ano fabricação você pode usar o ursa Premium TDX SAE 15w-40 API CI-4 ACEA E-07 com “ISOSYN” que consiste na combinação de óleos básicos Premium de Grupo II, produzidos e importados pela Chevron mais aditivos de alto desempenho e nossa expertise em formular lubrificantes. Certamente você terá proteção e durabilidade que necessita para esse motor.

  70. Ana Cristina says:

    Olá, tudo bem?
    Tenho uma grande dúvida, tenho um Peugeot SW 1.6 16V 2007, quando comprei estava com óleo sintético acredito que até o recomendado pelo fabricante, porém quando fui fazer a troca o mecânico colocou o mineral por engano e desde então me informaram que eu teria que ficar colocando sempre oleo mineral para não estragar o motor.
    Isso procede? Não posso fazer a troca e seguir o sugerido pelo fabricante só porque colocou o óleo errado?
    Desde ja agradeço e grande abraço!

    • Delton Stabelini says:

      Ana Cristina,

      Sim você pode voltar a utilizar o óleo de base sintética depois que usou um óleo de base mineral. A única observação que faço é que logo na primeira troca com óleo sintético, faça com a metade do período de troca de óleo e filtro e depois volta ao período anterior que vinha sendo adotado.

      Sempre usar o óleo recomendado pelo fabricante do veículo.

  71. Rogério Neri says:

    Tenho um Siena fire Flex 1.0 2007, ele está com um barulho quando baixa a aceleração, uso semi sintético selenia recomendado pela Fiat, gostaria de saber se posso mudar para um mineral 20w 50.

    • Delton Stabelini says:

      Rogério boa tarde,

      Não recomendo deixar de usar um semissintético e usar um óleo de base mineral. Quanto ao barulho é preciso verificar a causa raiz e resolver através de uma intervenção mecânica.

    • helenilson oliveira says:

      Ola tudo bom?
      Tenho um siena
      El 2009 com 483868 km rodados recentemente comecei a colocar 20w 50 . e agora encontrei um da lubrax 25w 50 e coloquei ele e gostaria de saber se isso que fiz e certo e qual o oleo recomendado pra essa quilometragem (obs trabalho rodando muinto) desde ja agradeço pela ajuda.
      E maia uma duvida eu coloquei o 25w 50 pra mim completar ele posso colocar um 20w40?

      • Delton Stabelini says:

        Helenilson boa tarde,

        O lubrificante recomendado pela Fiat para esse seu veículo é um óleo semissintético SAE 15W-40 API SL, Portanto procure sempre usar o óleo recomendado pelo fabricante do motor.

  72. JOSÉ AUGUSTO says:

    Olá! tudo bem? Por favor, comprei um Ford Ka ano 2000, motor Zetec Rocam 1.0,.gasolina. Meu irmão diz que devo usar o óleo Motorcraft 5w30 100% sintético. Já o meu mecânico falou que é para eu usar um óleo mineral 20w50 pelo fato do carro ser do ano 2000. Afinal de contas, quem está certo? Posso continuar usando sempre este sintético mesmo o carro sendo do ano 2000 ? Delton, muito grato e parabéns por ajudar a tanta gente com informações precisas. Deus te abençoe! José Augusto

    • Delton Stabelini says:

      José Augusto,

      O fato do carro ser fabricado no ano 2000 não impede que use um produto SAE 5W-30 Sintético API SN, na verdade usar produtos de superior qualidade só ajuda e melhora a lubrificação.

  73. Glayan says:

    Boa tarde. Tenho uma Hilux 2007 com 145.000km rodados. Estou usando óleo mineral 15w40 API CI4. Contudo, me falaram que seria melhor usar óleo sintético 15W40 API SM ou 10W40, ambos com especificação para motor a diesel. Tem alguns mecânicos que falam que qualquer óleo 15w40 para motor diesel serviria. A final, qual seria o melhor óleo ?

    • Delton Stabelini says:

      Glayan bom dia,

      Não precisa usar óleo sintético nesse veículo, o produto Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4 tem o conceito ISOSYN que é a combinação de básicos de Grupo II mais aditivos de alto desempenho que rivalizam com os produtos de base sintética.

  74. Wender says:

    Olá Boa tarde!
    Tenho um corolla 2003 seg, ultimamente tenho usado óleo 5w30 sintético e tem baixado cerca de um litro quando faço alguma viagem em torno de 1000 km. Fui orientado a mudar para o 10w30 sintético, mas não encontro. Tenho achado apenas 10w30 semisintético. A pergunta é: existe este 10w30 sintético? Posso usar o semisintético no meu carro?
    O manual fala 10W30 mas não fala de sintético ou semi…

  75. MARCELO CHAVES says:

    Um veículo pode ficar alternando o óleo sintético 5w30 por um 10w40 a cada troca de óleo.
    Ou seja com 10.000 km usa 5w30 na de 20.000 10w40 e na de 30.000 km 5w30 e assim por diante.
    Embora sejam sintéticos?

    • Delton Stabelini says:

      Marcelo bom dia,

      Não é recomendado pelo fabricante essa alternância de viscosidades de lubrificantes, portanto não existe vantagem nesse procedimento.

  76. Sergio Neves says:

    Bom Dia! Comprei há poucos meses um corolla field 2007, quando da negociação com o proprietário ele me disse que eu teria que acompanhar com atenção o óleo lubrificante, pois, a cada 1.000/1.200km o motor abaixava aproximadamente 1litro de óleo, inclusive está no manual do carro. Eu não acreditei que isso pudesse acontecer, pensei comigo, esse cara é médico, conhece de medicina não de carro. O vendedor foi bastante correto, correndo o risco de não vender o carro, me avisou. Eu uso óleo mineral 10w30 conforme o manual. Gostaria de usar um óleo semi-sintético, seria melhor? qual a sua sugestão? E o fato de consumir tanto óleo tbm tem sugestão? Motor muito silencioso, fumaça branca, não queima óleo, não tem vazamento.

    • Delton Stabelini says:

      Sergio Neves bom dia,

      Sim você tem ganhos de lubrificação quando substitui o uso de um óleo mineral para um semissintético. A sugestão é o Havoline Semissintético SAE 10W-30 API SN. O consumo de óleo pelo motor é um processo esperado pelos fabricantes.

      Portanto utilize produtos de viscosidade, base ( Mineral, Semissintética e ou Sintética) e classificação de trabalho API recomendado pelo fabricante do veículo e verifique e mantenha o nível de óleo semanalmente.

  77. Washington Marçal Sá Teles says:

    Delton boa tarde tenho um corsa wind 99 modelo 2000 1.0 8v fiz o motor completo na retifica,aí o dono da retifica mandou continuar a usar óleo 20w50 mineral, mas poxa se o motor é novo porque não usar um óleo semi sintético 15w40 questionei ele mas ele foi enfático e disse que não conhece esse procedimento de por óleo semi sintético em um motor retificado,já faz 4 meses que estou utilizando esse mineral, queria sua ajuda opinião no que fazer o motor está perfeito no sinto que gira muito pesado o que faço

    • Delton Stabelini says:

      Washington bom dia,

      Na minha opinião você só terá ganhos na lubrificação se usar um óleo de base semissintética e de viscosidade SAE 15W-40, mesmo em um motor retificado.

  78. Vitorio simionato says:

    Vitorio simionato.
    Boa noite.
    Tenho uma duster 2015 com 65.000 km. Gistaria de trocar o oleo do cambio. Na consecionaria me recomendaram por o trj semi sintetico gostaria de colocar o trx sintetico os 2 sao 75w80.
    Qual voce me aconselha.

    • Delton Stabelini says:

      Pedro Rogério bom dia,

      Sim você pode usar o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4 /SL, quanto ao período de troca por ser um regime misto de operação recomendo trocar a cada 7000 kms.

  79. marcelo ganz says:

    Boa tarde Delton, gostaria de tirar uma duvida, tenho um escort Ap 1.8 1991, a qual foi feito o motor Completo a menos de 5000KM, nele utilizo oleo mineral 20w50, porem sinto que no inverno devido a espessura do óleo o motor fica mais pesado para dar na partida, bem como demora muito para a pressão e oleo estabilizar, fazendo com que o mesmo demore muito para voltar ao carter e ser puchado novamente pelo pescador, nesse caso qual oleo semisintetico ou sintético posso utilizar.

  80. Xihangalassa Boane says:

    Peço que me digam qual é o óleo de motor ideal para Nissan wingroad 2002.
    Com 76mil km andandos.
    Não tenho o manual da viatura mas acredito que com a vossa experiência posso ter de boa vontade vossa a solução.
    Escrevo de Moçambique Maputo.

  81. REGINALDO CRISTIANO STABELINI says:

    Delton, sempre utilizei o óleo original da Toyota fabricado pela Mobil 10w30 no meu Corolla 2005. Na última troca o estabelecimento trocou o óleo por um semi sintético da mesma viscosidade e meu carro não reagiu satisfatoriamente, começou a baixar óleo consideravelmente.
    Minha dúvida é se este fato tem relação com o lubrificante novo ou coincidiu com um problema já existente no carro? Pois até então nunca havia remontado óleo até o vencimento da troca.

    • Delton Stabelini says:

      Reginaldo Boa tarde,

      A viscosidade indicada pela Toyota para esse veículo é realmente SAE 10W-30. A queima de óleo é normal e esperada em todos os motores, mas quando em excesso pode significar, desgaste excessivo entre anel e camisa, vazamentos e ou lubrificante de baixa qualidade e desempenho.

  82. João Carlos says:

    Delton, tudo bem

    Colocar óleo ( 15-40 ) sintético ou mineral classificação SN ou SM, em um motor com 160.000 km que sempre usou óleo mineral SJ 15-40,recomendado pela montadora, pode acarretar uma remoção das impurezas acumuladas , e gerar problemas de compressão ou entupimento parcial dos canais de lubrificação?
    E se um carro que foi projetado para usar óleo mineral, pode haver danos as vedações quando usar óleo sintético?

    • Delton Stabelini says:

      João Carlos boa tarde,

      Quando se usa um óleo mineral de viscosidade SAE 15W-40 e classificação de desempenho API SJ durante 160.000 Km e deseja trocar por um óleo sintético de viscosidade SAE 15W-40 e classificação de desempenho API SM ou SM é recomendado trocar óleo e filtro para a primeira trocas com a metade do tempo ou quilometragem, devido ao alto poder de detergência do novo lubrificante que pode levar ao entupimento do filtro de óleo e perda da lubrificação.

  83. Anderson Mella says:

    Olá Delton, boa tarde.
    Comprei uma Moto Honda CB550F ano 1977, também á “restrições” á óleos sintéticos e semissintéticos?
    A dica de óleo mineral para motor diesel também se aplica á motocicletas? –
    O manual recomenda 10W40, obviamente não existia Sintético naquela época.

    • Delton Stabelini says:

      Anderson bom dia,

      As restrições que existem para as motocicletas mais novas a partir do ano de fabricação 2010 é o atendimento a especificação JASO MA2.

      Atualmente usamos óleos lubrificantes de natureza mineral e semissintética e classificação de desempenho API SL.

      Minha sugestão é que use o Havoline 4T Semissintético SAE 10W-40 API SL JASO MA 2.

  84. Sandro says:

    Bom dia!

    Tenho um Voyage ano 2010 ele é 1.0 e retifiquei o cabeçõte a uma semana e o mecanico colocou o oleo 15w-40 semi sintetico AC Delco.
    E fiquei com uma duvida danada… Pois no manual do veiculo pede para colocar o oleo SAAE 05w-40 norma VW 502 00

    O que eu devo fazer ?

    • Delton Stabelini says:

      Sandro boa tarde,
      A VW realmente recomenda a viscosidade SAE 5W-40 na especificação VW 502.00, eu trocaria a carga de óleo pelo correto. O produto Texaco é Havoline Sintético Ultra S Pro DS SAE 5W-40 API SN.

  85. Ronaldo says:

    Delton ,antes de existir óleos sintéticos no Brasil(década de 60),uma publicação de uma Petrolífera Inglesa, dirigida aos seus Consultores aqui do Brasil,afirmava que óleos Sintéticos,eram de origem Animal ou Vegetal!Hoje se fala em Base Sintética, tudo bem,mais como só conheço 3 reinos na Natureza, se os óleos não são Minerais (Petróleo),Que tem Proteínas portanto deve ser orgânico, deixando o termo Base Sintética ,tem fundamento serem de origem animal ou vegetal?Agradeço pelo seu excelente trabalho pois é difícil alguém responder a tantas perguntas!

    • Delton Stabelini says:

      Ronaldo bom dia,

      Existe óleos sintéticos de origem vegetal, mas não são aplicados na lubrificação de motores de combustão interna.

      Os lubrificantes para motores possuem na sua composição óleos básicos minerais, semissintéticos ou sintéticos todos de origem mineral.

  86. Anderson says:

    Olá querido!
    Tenho um corsa 1996 motor mpfi 1.0 com 220 mil rodados, acredito que o antigo dono usava o 20w50, eu optei pelo semi 15w40, gostaria de saber se tem algum problema a substituição do óleo mineral para o semi?
    Forte abraço!

    • Delton Stabelini says:

      Anderson boa tarde,
      Nenhum problema em alterar a natureza do lubrificante de mineral para semissintético, apenas que o produto semissintético matenha as classificações de desempenho e outras credenciais necessárias para esse veículo.

  87. Anderson says:

    Ola, tudo bem?
    Tenho um corsa 96 motor MPFI, que o antigo dono usava oleo 20W50, na última manutenção optei por usar o 15W40, gostaria se saber se há algum problema no uso desse lubrificante?

    • Delton Stabelini says:

      Anderson boa tarde,
      A recomendação da GM para esse veículo é o SAE 20W-50 API SJ ou SL. Somente com relação a viscosidade em função do ano do veículo 1996 e km avançado, não vejo problemas desde que o produto SAE 15W-40 for de natureza semissintética e classificação API SL mínimo

    • Delton Stabelini says:

      Reginaldo bom dia,

      A recomendação original para esse ano de veículo pede um produto de natureza mineral, mas se você quiser usar um produto semissintético não terá problemas, apenas respeite o período de troca e mantenha ad classificações de viscosidade e API.

  88. Wellington Marques says:

    Ola! tenho um veiculo com motor de alta performasse. Esse motor e um 1.6 GM (chevette). Tem comando de válvulas com maior graduação, escapamento 4×1, carburação dupla, ignição com maior potencia. O motor só rodou 500km, como era novo eu coloquei o primeiro óleo mineral. Como vou fazer a primeira troca de óleo, posso usar um com base sintética ? Grato.

    • Delton Stabelini says:

      Wellington bom dia,

      Sim utilizar lubrificantes de natureza sintética em substituição aos minerais trará sempre benéfico para a lubrificação do motor.

  89. Henry says:

    Olá meu caro, sabendo que a Toyota recomenda somente o genuíno, 10W30 ou 10W40 semi-sintetico para o Corolla 2013 1.8, quais seriam as alternativas compatíveis? Atualmente utilizo o 5W30 dexos1. Petronas ou Mobil. Algum problema nisso? Algum melhor? Desde já, muito obrigado.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Heny tudo bem? Nenhum problema! Se Toyota recomenda o SAE 10W-30 e você está usando o SAE 5W-30, está correto pois manteve a fase quente SAE 30 e reduziu um pouco a fase fria para 5W, obtendo benefícios na partida a frio. Abraços!

  90. Rafael says:

    Boa tarde! Tenho um Palio elx 1.4 com 188.000 km. Estou usando óleo mineral mobil 15w40, está correto? Se não, qual seria o correto?

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Rafael! tudo bem? A Fiat recomenda para esse veículo um lubrificante semissintético de viscosidade SAE 15W-40 ou SAE 10W-40. O produto Texaco que atende a FIAT é: Havoline Semissintético SAE 10W-40 API SL, ou Havoline Semissintético SAE 10W040 API SN.
      Abraços!

  91. Rafael says:

    Bom dia! Tenho um Palio elx 2007/08. Ele está com 188.000 km, estou usando um óleo mobil mineral 15w40, gostaria de saber se está correto? Ou se não, qual seria o recomendado?

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Rafael! Tudo bem? O produto correto para esse veículo é um óleo SAE 15W-40 semissintético API SL, o produto Texaco é Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL.
      Abraços!

  92. Tenho uma Livina com motor Renault K$M 1.6 16v, que o Manual recomenda usar o oleo 10W40.

    Ocorre que na troca colocaram 15w40 e já rodei 13.000 kms, tendo feito uma troca aos 10000 e agora com oleo novo 3000.

    Lendo muitas materias comecei a ficar preocupado.

    Devo tirar esse oleo e colocar o Elf? O motor corre risco?
    Moro no Rio, aqui não esfria tanto como no sul. Ou isso não tem nada a ver?

    Ou posso ir até os 10000 sem problemas?

    Esse semisintético 15W40 gera borra?

    Desde já agradeço.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Afrânio! Tudo bem?

      Respondendo as suas perguntas:

      Devo tirar esse óleo e colocar o Elf ? O motor corre risco?
      Não precisa, desde que o óleo que você está utilizando atenda as especificações do fabricante de seu veículo não somente com relação a classificação de viscosidade, mas também como relação a classificação de desempenho API e a natureza do produto (mineral, semissintético e sintético).

      Moro no Rio, aqui não esfria tanto como no sul. Ou isso não tem nada a ver?

      A temperatura ambiente influencia, mas não para o seu caso.

      Ou posso ir até os 10000 sem problemas?

      Pode ir até os 10000 sem problemas.

      Esse semissintético 15W40 gera borra?

      Não pois você já rodou 13000 km e não teve problemas.

      Na próxima troca eu indico que você passe a usar o lubrificantes recomendado pela Renault de viscosidade SAE 10W-40 Classificação API SN e ou Semissintético ou Sintético.

      Abraços!

  93. ABRAO BUATIM NETO says:

    Tenho um Fit 2010 com pouca km e no manual é indicado oleo SAE 10w30 API-SL mineral. Haveria algum inconveniente utilizar o Lubrax 10w30 API-SN mineral/
    Valeu seus comentarios. Abraço

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Abrão! Tudo bem? Nenhum problema em utilizar um classificação de desempenho superior ao recomendado pelo fabricante, somente ganhos para a lubrificação. Você sabia que a ICONIC fabricante da marca Texaco, fornece os lubrificantes para a Honda Automóveis tanto para o enchimento inicial dos veículos como para os produtos de marca própria Honda? Abraços!

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Wemmerson! Tudo bem? Nossa recomendação é sempre usar o óleo recomendado pelo fabricante do veículo.
      Abraços!

  94. Tatiane says:

    Boa tarde,Delton!

    Tenho uma palio weekend 97…Motor 1.5,e recentemente fiz o motor por completo,e o meu mecânico indicou óleo mineral,gostaria de saber se estar correto?

    Desde já,muito obrigado!!!

    • Delton Stabelini says:

      Olá,Tatiane! Tudo bem? A Fiat foi a primeira montadora que introduziu os lubrificantes semissintéticos em seus veículos. Eu usaria um semissintético no lugar do mineral.
      Abraços!

      • Jonatan Silva says:

        Bom dia Delton.
        Tenho um GOL g4 2007 com 184 mil km e usei o óleo 20w-50 mineral e descubri que óleo recomendado é o 5w-40 posso voltar ao tecomendado de fábrica?
        Me ajude por favor.
        Desde já agradeço a atenção.

        • Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco says:

          Olá, Jonathan! Sim, pode. Sugiro usar o Havoline Ultra S 5W40, óleo especialmente formulado para o Volkswagen desta época.

          Abraços!

  95. Carlos Eduardo says:

    Boa tarde delton. Trabalho em uma ótima com troca de óleo e as vezes me confundo será q vc não teria ou poderia indicar como consigo uma tabela com o tipo e as especificações de óleo para os carros. Isso ajudaria muito .e obrigado pela atenção e pelas as informações elas são extremamente úteis.

  96. Fabio says:

    Possuo um Grand Siena 2015 tetrafuel e quando comprei o carro me foi passado que colocaram semi sintético e estou pensando em trocar e colocar um valora ou selenia sintético 10w40 ou 5w30, posso fazer esse troca ou teria algum problema, tenho 76.000 km

    • Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Fabio! Nenhum problema em alterar o óleo de motor de semissintético para sintético.
      Abraços!

  97. OSIMAR DE LIMA FERREIRA says:

    Boa noite! Tenho uma moto vmax 1200 cilindrada que acredito que tenha mais de 60 mil km rodados hoje. Estou em duvida sobre o óleo que devo usar. Deveria usar um semissintetico 20w50? Duvidas sobre a melhor marca tbm. Qual a melhor em sua opinião?
    Obrigado!

    • Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Osimar, tudo bem? Sim você deve usar um óleo de natureza semissintética ou sintética, quanto a viscosidade pode usar a SAE 10W-40.

      Pode usar o Havoline 4T Semissintético SAE 10W-40 API SL JASO MA-2.
      Abraços!

  98. Emerson Kaizer says:

    Olá Delton. Tenho um Vectra 2.2 8 valv. 1999. Sempre usei o 20w50 mineral. Posso usar o 15w40 semisintetico ou até mesmo o 10w40 sintético sem me preocupar com a lubrificação do motor?

  99. Afonso Santos says:

    Bom dia
    Comprei um fox 1.6 2007 ele estava com 95km e permaneci com o mesmo óleo 15w40, vendo o manual tem a especificação do oleo 5w40, 10w40 e 15w40 agora ele está com 110km posso trocar pelo oleo 10w40 pelo seu km?
    Obrigado
    Afonso

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Afonso! tudo bem? Sim pode, sem nenhum problema. O importante é manter a viscosidade na fase quente que corresponde ao 40 da classificação SAE.
      Abraços!

  100. ABRAO BUATIM NETO says:

    Boa tarde. No caso dos veiculos Honda Fit 2010, com recomendação no manual de oleo mineral (10×30) a Texaco vende este produto?

  101. Lual Kaigang says:

    Bom dia Delton. Compre o carro sem manual. Qual o melhor óleo para o Palio Weekend 1.5 8V 1997? Agradecido pelas informações do artigo.

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Lual! Tudo bem?
      Para esse ano de veículo a recomendação da Fiat é um óleo SAE 15W-40 Semissintético API SL.
      Abraços!

  102. Evandro Alves da Silva says:

    Delton Boa tarde! Comprei uma Meriva 2005 a pouco tempo, o óleo utilizado que veio foi 20×50 mineral. Posso trocar de mineral para semissintético, sendo que pelo manual poderia ser 5w30; 10w30; 15w40; (20w40 e 20w50 deve ser mineral). Caso eu possa fazer a troca qual o melhor semissintético a usar?
    No mais obrigado.

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Evandro! Tudo bem?
      Sim pode passar a usar semissintético. Utilize o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL.
      Abraços!

  103. Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco says:

    Olá, Diogo! Tudo bem? Sim pode, veja que no manual pede para usar também um 15W-40 e ou 20W-40 minerais, usar um base sintética e reduzir a viscosidade para 5W só trará benefícios para a lubrificação do motor.
    Abraços!

  104. Bom dia Delton, tenho um Honda Civic automático e troquei o fluido do câmbio com a seguinte especificação 10W sintético dexron III-H ATF-GI/MV, e recentemente levei o veículo para uma revisão e o mecânico informou que o fluido que foi trocado esta errado e que tinha que trocar pelo fluido correto, sinceramente tenho dúvidas porque onde fiz a troca me deu garantia que o fluido esta correto e garante qualquer problema advindo da troca do fluido, e o mecânico diz que o fluido que esta no veículo esta errado, pode me dar sua opinião a respeito o que esta correto, desde já agradeço, obrigado abraço

    • Especialista Texaco says:

      Oi Marco! Tudo bem?
      É preciso saber qual é a especificação requerida para essa transmissão automática que está montada no seu veículo e para isso, precisamos conhecer o ano de fabricação do Civic ou a especificação de ATF que ele deve usar. Como exemplo, de acordo com um manual de um Honda Civic 2013 e a especificação requerida para transmissão automática é Honda ATF 11.
      Agradecemos o comentário!

  105. CHITACO says:

    Boa tarde Delton; tenho um Hyuandai i10 12 válvulas fabrico 2012/2013, com a kilometragem 98 mil, e com a cambota retificada para 025, qual é o óleo adequado para este carro?

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Chitaco! Tudo bem? Agradecemos o seu comentário!
      Como seu veículo já sofreu retifica e é um modelo importado, recomendo que consulte uma concessionário Hyundai de sua cidade para indicar o melhor lubrificante para uso em seu veículo. Tudo bem?
      Grande abraço,

  106. Everton says:

    Boa noite tenho um astra 1.8 GL 2001 no manual recomenda óleo 20w50 ou 20w40 mineral estou usando 15w40 semi sintético tem algum problema?

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Everton. Tudo bem com você?
      Nesse caso nenhum problema, pois você está melhorando a lubrificação na partida a frio usando um óleo SAE 15W ao invés de 20W e melhorando a natureza do óleo básico de mineral para semissintético.
      Agradecemos o comentário!

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Luiz!
      Que legal saber disso. Ficamos contentes com o retorno e pra qualquer dúvida, você pode procurar a gente.
      Abraços!

  107. LUIZ CARLOS OLIVEIRA RANGEL says:

    BOM DIA SR. DELTON!
    TENHO UM NISSAN MÁXIMA 1999, MOTOR 6 CILINDROS, 24 VÁLVULAS. MOTOR 3.0, BLINDADO E
    JÁ O ADQUIRI COM ÓLEO SEMI-SINTÉTICO, MAS FUI ORIENTADO A TROCAR POR ÓLEO MINERAL 20W-50 E TAMBÉM FAZER A TROCA DO FILTRO DE ÓLEO.
    ESTÁ CORRETO OU PERMANEÇO COM O ÓLEO SEMI-SINTÉTICO MESMO?

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Luiz Carlos! Tudo bem?
      Permaneça usando o produto semissintético, pois a natureza semissintética é sempre melhor do que mineral para os motores. Tudo bem?
      Agradecemos o contato!

  108. Jhon says:

    Olá! Tenho um corolla 2003 1.8 16v o manual recorda utilizar óleo 10w30 porém vi q o último proprietário utilizou óleo semisintetico 15w40. Qual óleo devo colocar na próxima troca o 10w30 ou continuar utilizando o 15w40?

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Jhon! Tudo bem?
      Sempre utilizar o que o fabricante define no manual do veículo, ou seja, SAE 10W-30 API SL ou melhor. Beleza?
      Pra qualquer outra dúvida, pode procurar a gente!
      Abraços,

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Aldo! Tudo bem?
      Pode ficar tranquilo. Lubrificantes sintéticos automotivos, não atacam polímeros ou borrachas.
      Agradecemos o comentário!

  109. Ricardo Soares de Souza Filho says:

    Boa tarde.
    Existe algum teste já feito, que possa ser publicado, atestando a maior capacidade de formação de borras, pelo óleo mineral?
    OBS: Não é intenção, questionar o uso de óleo mineral em motores com alta taxa de compressão, comandos variáveis, como os de hoje.
    Obrigado.

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Ricardo! Tudo bem?
      Agradecemos o comentário!
      Não temos nenhum estudo relativo a esse assunto atualmente, mas fique ligado no blog para novidades!
      Abraços

  110. Manoel Souza says:

    Posso utilizar óleo sintético em veículos que, originalmente, utilizam óleo mineral, caso afirmativo, devo drenar todo o óleo mineral, efetuar algum tipo de limpeza ante da troca?
    Grato

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Manoel! Tudo bem com você?
      O recomendado é sempre seguir a orientação do manual do carro, porém, essa troca pode ser feita, pois os lubrificantes sintéticos possuem uma melhor qualidade.
      O ideal é aguardar o óleo chegar ao fim e, assim, realizar a troca. Tudo bem?
      Abraços!

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Cleomir! Tudo bem? Pode sim! Os produtos semissintéticos são melhores do que os lubrificantes de base mineral.

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Edgar! Tudo bem? Use sempre o lubrificante recomendado pelo fabricante do veículo. Essa informação está no Manual do Proprietário.

  111. Pedro Henrique says:

    Bom dia! tenho duas 2 dúvidas!
    Tenho um Honda civic 1.8 2008 LXS automático.
    Tenho que efetuar a troca de óleo de câmbio e gostaria de saber qual usar,
    E a segunda dúvida é, qual usar no motor com essa quilometragem. Vi que você indicou dois modelos nos comentários, o SAE 5W-30 oleo motor e o Havoline Semissintético SAE 10W-30 API SN, qual devo usar ?

    • Pedro Henrique says:

      Bom dia! tenho duas 2 dúvidas!
      Tenho um Honda civic 1.8 2008 LXS automático.
      Tenho que efetuar a troca de óleo de câmbio e gostaria de saber qual usar,
      E a segunda dúvida é, qual usar no motor com essa quilometragem. Vi que você indicou dois modelos nos comentários, o SAE 5W-30 oleo motor e o Havoline Semissintético SAE 10W-30 API SN, qual devo usar ?
      No caso meu carro está com 225.000 KM

      • Especialista Texaco says:

        Olá, Pedro Henrique. Tudo bem? Seguem as indicações: Transmissão Automática usar O Texamatic 7045E Motor: Havoline Semissintético SAE 10W-30 API SN.

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Pedro Henrique! Tudo bem? Seguem as indicações: Transmissão Automática usar O Texamatic 7045E Motor: Havoline Semissintético SAE 10W-30 API SN.

  112. SERGIO BATISTA MACIEL JUNIOR says:

    Olá tudo bem? Recentemente comprei de terceiro um Palio 1.0 Fire Flex 2007. Antes de fazer a troca de óleo me informei que o recomendado é o 15w40 SL Semissintético, e acabei colocando o 15w40 SL Mineral por recomendação do mecânico. Depois fiquei sabendo que o semissintético é superior. O que devo fazer? Trocar imediatamente o óleo, ou reduzir o tempo de uso desse óleo, ja que não rodei nem 200 km ainda?

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Sergio! Tudo bem? Reduza pela metade o período de troca e, após, coloque o produto correto (semissintético).

  113. Edson de Souza says:

    Delton boa noite comprei recentemente uma Pajero Dakar 2015 hpe 3.2 a diesel Eu estou em dúvida qual óleo devo usar mineral ou semi sintético ou sintético gostaria de uma de uma contribuição sua por favor para esclarecer essa dúvida eu já li a respeito de um óleo sintético da Mobil 10w 40 diz que é muito bom alta quilometragem excelente que que você acha

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Edson! Tudo bem? Para esse ano do seu veículo você deve aplicar um óleo sintético, a Mitsubishi recomenda a viscosidade SAE 10W-30.

  114. Eugénio Mariano says:

    Dalton bom dia comprei um Hyundai I10 1.0 12 válvulas e o motor já foi retificado uma vez, qual é o óleo que me aconselhas a usar?

  115. Henrique says:

    Meu carro é um Toyota Camry 3.5 V6 2010/2011.
    Estou usando o Óleo Toyota 10w-30 mineral.
    Posso trocar para óleo sintético Havoline normalmente ou é preciso fazer alguma limpeza no motor em função da troca de mineral para sintético?

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Henrique! Tudo bem? Você pode usar um óleo sintético no lugar de um mineral observando sempre a manutenção da viscosidade na fase quente SAE 30, as classificações de desempenho API e etc. Na nosso linha, a recomendação seria o Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30, apenas pelo fato de um óleo sintético ter maior poder de detergência e limpeza. Realize a primeira troca de óleo e filtro com a metade do período atualmente adotado.

  116. Rodrigo Lemos says:

    Olá, boa noite!
    Tenho um jeep GM Tracker 2009 2.0 16v a gasolina. O manual recomenda vários tipos de óleo: 5w30, 10w40 mas, pede para priorizar o mineral 20w50.
    É correto isso?

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Rodrigo! Tudo bem? Situações como esta podem ocorrer em função de traduções de manuais de versões anteriores ou mesmo em função de evolução de tecnologias nos lubrificantes, onde a montadora passa a aprovar produtos melhores que deverão proporcionar um acréscimo na proteção do motor, durabilidade e até mesmo consumo de combustível. Nesse caso especifico, a GM Tracker a que se refere foi comercializado por vários anos como Suzuki em um período que o lubrificante mais adequado em relação a custo/benefício era mineral de viscosidade SAE 20W50. Atualmente, com as novas tecnologias e redução de custo nos lubrificantes sintéticos, torna-se mais vantajoso utilizar um lubrificante de viscosidade SAE 5W30 para se obter melhor desempenho do motor além de economia no consumo de combustível.

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