Melhor lubrificante automotivo: como escolher

Para escolher o melhor lubrificante automotivo para os veículos dos seus clientes, é importante que você conheça as opções do mercado e também as características de cada uma delas.  

Veja, neste artigo, as propriedades dos óleos lubrificantes e saiba como indicar para seus clientes a melhor opção para seus automóveis.

Tipos de óleos lubrificantes

Todo veículo possui um funcionamento próprio e, portanto, seus motores apresentam demandas específicas. A consequência disso é a utilização de óleos lubrificantes distintos para cada um.

Óleo lubrificante mineral

Produzido a partir de óleos básicos minerais – por meio do refino de petróleo – e aditivos, o óleo mineral não é tão evoluído quanto os demais. Em contrapartida, é o mais comum do mercado e pode atender às necessidades em alguns casos, como motores à gasolina e diesel de modelos mais antigos de carros.

É válido lembrar que muitos profissionais que lidam com carros antigos têm preferência pela linha de óleos URSA (indicada para veículos pesados, como: caminhões e ônibus), principalmente quando se trata de manutenção de frotas.

Principais características do óleo mineral:

  • Preço reduzido
  • Indicado aos veículos mais antigos
  • Maior número de trocas de óleo

Óleo lubrificante sintético

O óleo sintético pode ser considerado o melhor lubrificante automotivo?

Isso é relativo. Em razão de os motores terem demandas diferentes, nem sempre ele será o mais indicado. Contudo, é sim o mais desenvolvido e possui os maiores níveis de tecnologia.

Eles são fabricados a partir de óleos básicos sintéticos – manipulados – e somados a aditivos. Por suas características de produção, respondem bem às condições severas de uso, como é comum ocorrer com veículos de grandes cidades, que enfrentam engarrafamentos diários.

Devido à composição química de maior estabilidade deste tipo de produto, a oxidação das peças do motor é menor, proporcionando maior proteção e durabilidade.

Principais características:

  • Maior desempenho e durabilidade
  • Indicado a veículos mais modernos
  • Proporciona maior economia de combustível
  • Boa relação custo/benefício
  • Menor formação de borra

Óleo lubrificante semissintético

Este tipo de lubrificante é elaborado pela mistura de óleos básicos minerais e sintéticos. Com proporção mínima definida, procura-se reunir as melhores propriedades de cada tipo para que o resultado seja um produto com boa performance.

Principais características:

  • Preço médio de mercado
  • Boa durabilidade e desempenho
  • Melhor desempenho que os óleos minerais

Melhor lubrificante automotivo

O melhor lubrificante automotivo sempre será o indicado no manual do proprietário. As montadoras realizam muitas pesquisas e diversos testes para determinar qual o melhor lubrificante para cada tipo de veículo produzido e comercializado.

O óleo lubrificante sugerido é o produto capaz de oferecer melhor performance ao motor do veículo e proporcionar melhorias, como:

  • Maior vida útil do motor
  • Melhor desempenho
  • Melhor lubrificação das peças metálicas e móveis
  • Maior economia de combustível

Para oferecer um serviço de qualidade aos clientes no seu centro automotivo, você deve sempre indicar a eles que optem pelo óleo lubrificante que atendam às especificações definidas pela montadora.

No caso de o cliente não ter mais o manual em razão do carro ser mais antigo, você deve estar preparado para responder às suas dúvidas e indicar aquele que melhor se encaixa no perfil do veículo.

Além de ajudar os seus clientes, você mostrará que entende do assunto e que eles podem confiar no serviço da sua empresa.

 

Em nosso blog, publicamos conteúdos para ajudar em sua jornada de informação e estimular o desenvolvimento do seu negócio. Esperamos que goste.

Melhor lubrificante automotivo: como escolher

Texaco Lubrificantes: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco Lubrificantes dá a força que seu varejo precisa. Com seus produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro! Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso! Fale com um distribuidor autorizado!

2 comments

  1. pedro de barros duarte filho says:

    Olá,
    Na verdade tenho uma pergunta. Possuo um Corolla Xei 2.0 2014 e minha dúvida é sobre o óleo mais indicado. Consultei a tabela disponível no site na qual são indicados 2 produtos havoline, um sintético e o outro semi-sintetico. No manual do carro a indicação é o semi-sintetico (o sintético não é citado) mas a informação que tenho é que o sintético é um óleo melhor. Qual você recomendaria?

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.