Óleo 5W-30: mais desempenho e segurança para o carro

O óleo 5W-30 da Havoline é um dos mais procurados no mercado por ser uma das melhores opções de lubrificante automotivo para carros utilizados no dia a dia. É uma excelente indicação e, não por acaso, as especificações às quais o produto atende constam como primeira escolha no manual do proprietário de diversas marcas.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre por que Havoline Sintético SAE 5W-30 é, de fato, uma das melhores opções para os seus clientes.

Mas antes: entenda a diferença de Havoline para todos os outros óleos

São quatro os benefícios únicos que a linha Havoline com Escudo Protetor traz para o motor dos seus clientes:

  • Limpeza do motor
  • Excelente proteção contra o desgaste e corrosão
  • Redução de emissões de poluentes
  • Manutenção do desempenho original do motor do carro

O que garante essas vantagens é a tecnologia Escudo Protetor. Como ela faz isso?

O óleo lubrificante Havoline com Escudo Protetor cria um escudo que protege o motor contra as impurezas geradas pela queima do combustível. E são justamente esses contaminantes que aumentam o atrito e desgastam mais as peças do carro.

Lubrificante Havoline Sintético SAE 5W-30

Havoline Sintético SAE 5W-30 é um óleo lubrificante de última geração da Texaco, 100% sintético, desenvolvido para atender aos mais recentes requerimentos de lubrificação, principalmente da GM, Fiat e Ford, para os modernos motores de quatro tempos Flex, a gasolina, etanol ou GNV.

Benefícios do óleo 5W-30

Havoline Sintético SAE 5W30 propicia diversos benefícios para o motor do carro. Conheça os principais:

  • Economia de combustível (principalmente quando comparado às viscosidades tradicionais SAE 20W-50 e SAE 15W-40)
  • Proteção contra a formação de depósitos
  • Proteção contra a degradação por alta temperatura
  • Proteção contra o desgaste
  • Proteção contra a formação de borras
  • Maior durabilidade das peças
  • Baixa emissão de gases prejudiciais ao ar
  • Baixo consumo de óleo
  • Excelente partida a frio no motor

Tecnologia Escudo Protetor – Óleo 5W-30

Havoline Sintético SAE 5W-30, com a tecnologia Escudo Protetor, proporciona excelente proteção contra a formação de depósitos, criando um escudo que protege o motor contra o ataque abrasivo dos contaminantes, resultantes da queima do combustível, reduzindo o atrito e o desgaste, proporcionando longa vida útil ao motor, manutenção da potência, redução do nível de emissão de gases poluentes, baixo consumo de óleo e economia de combustível.

Se quiser saber mais sobre como indicar o óleo ideal para seus clientes, veja esse conteúdo. Aproveite e baixe também o Guia de Produtos Havoline.

 

Se quiser mais dicas para sua oficina, leia estes outros posts no blog:

oleo 5W-30 - Guia Havoline Texaco

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132 comments

  1. ANDRE says:

    ola,tenho uma duvida!Sempre usei oleo mineral 20w50,posso troca para o 5w30 sem ocassionar damos ao motor como soltura de sugeiras(borras etc)?grato

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Andre. Sua pergunta está muito aberta e precisaríamos de mais informações para uma resposta satisfatória.

      Levando em consideração que a informação sobre a utilização de um óleo SAE 20w-50 é a viscosidade requerida pela fabricante do veículo, faltou nos informar qual a classificação de desempenho API recomendada e utilizada ( Ex: SL ), nesse motor.

      Supondo que vocêe sempre utilizou o lubrificante recomendado pelo fabricante do motor (viscosidade SAE e classificação de desempenho API ) de marcas conceituadas e realizou as trocas de óleo nos períodos também recomendados pelo fabricante do veículo, podemos sim passar a utilizar um óleo de menor viscosidade SAE 5W-30, sintético de classificação de desempenho superior API SN, sem prejuízo a lubrificação e a proteção ao motor. Quanto a limpeza interna do motor, seria prudente adotar as duas primeiras trocas de óleo e filtro com intervalos inferiores (50%) comparado com a quilometragem de troca anteriormente praticada.

      • Arthur Leonardo da Silva says:

        Olá, tenho um fiesta 2008 1.0 motor flex e sempre utilizei o óleo recomendado pelo fabricante 5w30. Porém, a quilometragem do carro está em 100 mil km rodados. Nesse caso independente da quilometragem eu preciso continuar usando o 5w30 ou aumento a viscosidade (o mecânico disse que para veículos com alta quilometragem utilizasse um 15w40.

        Desde já agradeço.

        • Delton Stabelini says:

          Arthur, bom dia. Tudo bem?
          Não é necessário aumentar a viscosidade do óleo lubrificante, você pode continuar usando óleos com a viscosidade SAE 5W-30 e classificação de desempenho API, requerida pelo fabricante do motor.
          Abraço!

          • Marcelo Augusto says:

            Boa noite, tenho um Civic 2009 lxs posso usar o olé 5w30? O recomendado pela Honda e o 10w30

          • Especialista Texaco says:

            Olá, Marcelo! Tudo bem? Sim, você pode usar o SAE 5W-30 no lugar do 10W-30 API SN.

    • Waldir says:

      Boa noite….não faça isso nem por decreto… Óleos sintéticos possuem mais agente espumante o que quer dizer que fazem limpeza interna….em suma, irão remover borras já feitas no interior do motor…vano máximo para um semi sintético…15W40..e antecipe pra cada 5000 km trocas oleose filtros…

      Seja feliz..

      • Especialista Texaco says:

        Olá, Waldir! Tudo bem? Recomendamos seguir as orientações do fabricante quanto a viscosidade correta do lubrificante e intervalos de troca.

  2. Emerson says:

    Olá, tenho uma dúvida, o motor fiat e-torq 1.6 16 valvulas pede óleo sintetico SM 5w30 K pure energy selénia, alguns dizem que não se pode mudar a marca do óleo recomendado, é verdade? Posso mudar para o SN 5w30 com escudo protetor havoline? Ele atende as especificações do Fiat motor e-torq?

    • Delton Stabelini says:

      Emerson, o que não devemos fazer é mudar as especificações requeridas para o lubrificante para especificações inferiores. No seu caso você pode usar o Havoline Sintético SAE 5W-30, pois este produto possui uma classificação API SN e ILSAC GF-5 portanto  atendendo as mesmas especificações requeridas pela Fiat para o motor E-Torque 1.6 16 Válvulas (Gasolina , Flex ou GNV).

    • Delton Stabelini says:

      Rodrigo, é preciso saber o ano de fabricação do seu Honda Civic, mas podemos adiantar que para esse veículo produzido até 2011 a viscosidade recomendada era SAE 10W-30. A partir de 2012, a
      Honda reduziu a viscosidade para SAE 0W-20. A viscosidade do lubrificante é apenas um dos requisitos a ser considerado no momento da escolha do óleo correto para seu veículo, temos outras classificações de desempenho como API, ILSAC,  que deverão ser observadas e cumpridas para uma excelente lubrificação do motor.

    • Delton Stabelini says:

      Ramon, quem define o período de troca de óleo lubrificante é o fabricante do veículo em função de como é utilizado o veículo. Verifique no manual do veículo, em qual regime operacional você se enquadra e adote a quilometragem recomendada.

  3. Bruno Pedrosa says:

    Boa tarde Delton! Estou querendo sair das revisões da Ford, meu ka se 2017 1.0 está com 20 mil, qual modelo do óleo 5w30 posso usar nele dessa marca? Eu preciso usar militec também ou esse óleo já é o suficiente?
    Obrigado!

    • Delton Stabelini says:

      Bruno, o lubrificante correto para seu veículo é o Havoline Energy SAE 5W-20 API SN e você não precisa usar nenhum aditivo complementar, os lubrificantes Texaco possuem todos os aditivos necessários para uma excelente lubrificação do motor de seu veículo.

  4. Bruno Pedrosa says:

    Delton, infelizmente quando vi sua resposta já tinha trocado o óleo, acontece que no manual eu vejo indicar SAE 5w20 ou 5w30, mas a loja colocou o 5w30 da tampa preta, esse ultra s do rótulo cinza! E agora,qual a diferença entre um e outro? E só pra testar coloquei o militec pra ver se melhora consumo mesmo! Obrigado!

    • Delton Stabelini says:

      Bruno, o Havoline Ultra S SAE 5W-30 também pode ser utilizado para veículos flex, mas originalmente foi desenvolvido para motores a diesel de pick-ups, Vans e SUV’s.Você não terá nenhum problema de desempenho e proteção no motor de seu veículo com o Havoline Ultra S SAE 5W-30, respeitando sempre os períodos de troca definidos pelo fabricante do motor. Já a adição de aditivos complementares não é recomendada.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Marcelo! Motor com alta quilometragem não é sinônimo de alto desgaste, se você sempre usou produtos de qualidade e trocou nos períodos corretos, o desgaste existente é o desgaste natural. Minha recomendação é que continue utilizando Havoline Sintético SAE 5W-30 e monitore sempre o nível de óleo do motor.

      • Junior Maniçoba says:

        Olá Delton, meu caso é parecido com o do Marcelo, mas minha Zafira baixa óleo as vezes quando rodo uns 5 mil km, não tem vazamento em baixo sempre monitoro, mas ultima vez usei oleo Motul 10w40 o que exatamente devo fazer, qual óleo exatamente usar minha Zafira é 2005 e está com 127 mil km.

    • Mateus says:

      Olá Delton, tudo bem?

      Me equivoquei na revisão do meu carro Honda Fit 2008 e solicitei a inserção do óleo 5w30. Eles inseriram o Petronas 5w30 sintético API SN PLUS. O recomendado pelo manual é o SAE 10w30 API SL. Vc entende ser aceitável essa situação ou devo trocar o óleo?

      • Especialista Texaco says:

        Olá, Mateus. Tudo bem?
        Sim, entendo como aceitável, visto que você está melhorando a viscosidade na partida a frio para 5W ao invés 10W e melhorando a classificação API de desempenho para SN Plus.
        Agradecemos o contato!

  5. Maicon says:

    Ola, fiz a troca de oleo do meu carro Dodge Avenger 2008 aqui nos USA com oleo Havoline 5w30 em uma rede famosa que só trabalha com oleo Havoline, mas so depois fui ver que o fabricante recomenda o oleo 5w20. Tem problema? Qual seria a diferença de um para o outro? Não achei nada a respeito na net então por favor tire esta duvida, obrigado

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Maicon! É preciso saber mais sobre os produtos utilizados (Semissintético, Sintético, Classificação de desempenho API, etc.), nossa orientação é sempre seguir as recomendações do fabricante do veículo. Com relação a viscosidade dos produtos, um óleo SAE 5W-20 é mais fino (menos viscoso) comparado com um óleo SAE 5W-30, esse fato maximiza a economia de combustível e melhora a lubrificação do motor no momento da partida a frio.

  6. carlos says:

    Olá, gostaria de saber se os produtos fabricados pela chevron tem diferenças entre eles ou seja, se um óleo 0w20 sintético é igual a outro também produzido pela chevron, vou dar um exemplo: um óleo com uma marca honda,Toyota é o mesmo óleo havoline de mesma viscosidade onde ambos estão escritos no rótulo produzido pela chevron?

    • Delton Stabelini says:

      Carlos boa tarde,

      Com relação a Honda, é a Chevron que produz e envasa o lubrificante marca Honda, já para a Toyota é outro fornecedor. O Nosso Havoline Pro DS Full Synthetic Motor Oil SAE 0W-20, não é o mesmo produto que fabricamos para a Honda, mas é também adequado para a aplicação onde requeiram um óleo SAE 0w-20 Sintético API SN.

  7. Wendel Rosina dos Santos says:

    Tenho um livina 1.6 16 válvulas 2009/2010 e ando cerca de 100 km por dia qual o melhor óleo para a durabilidade deste motor fico grato! !

    • Delton Stabelini says:

      Lukas, tudo bom? A informação sobre intervalo de troca está no manual do proprietário do veículo e depende do regime operacional que o veículo é utilizado. De maneira genérica para regimes normais as trocas ocorrem com 10.000 km e para regimes severos 5000 km ou 6 meses o que ocorrer primeiro.

  8. Olá Delton, comprei um Astra sedan 2010 2.0 com 85 mil km rodados. Vi no manual que o óleo indicado é o SAE 05W30, porém em uma das notas do antigo proprietário percebi que há mais de um ano ele está colocando o SAE 20W50. Isso pode prejudicar o motor do carro ? Gostaria de saber se posso voltar para o SAE 05W30. Grato.

    • Delton Stabelini says:

      Dener, boa tarde. Tudo certo?
      A recomendação para esse veículo é um óleo SAE 5W-30, usar um produto de viscosidade SAE 20W-50, ou seja, maior do que a requerida pelo fabricante, pode sim acelerar o desgaste do motor, mas você pode voltar a usar a viscosidade e classificação API corretas. Porém, na primeira troca de óleo e filtro o intervalo deve ser reduzido em 50% do praticado, isso devido ao maior poder detergente dispersante dos lubrificantes SAE 5W-30 API SN.

  9. Nivaldo says:

    Delton, tenho uma Meriva 1.4 flex 2011. Utilizo o óleo sintético 5w30 da Shell. Gostaria de saber se posso substituir esse óleo pelo Havoline sintético 5w30, sem comprometer o motor?

    • Delton Stabelini says:

      Nivaldo, bom dia! Sim, você pode substituir pelo Havoline Sintético SAE 5W-30 API SN, sem nenhum prejuizo a lubrificação do motor. Abraço!

  10. Sidnei says:

    Comprei um vectra 2.0 8v…flexpower 2009…o oleo que consta na ultima troca é havoline 15w40, no manual diz 5w30, devo voltar pra este ultimo? Grato

    • Delton Stabelini says:

      Oi, Sidnei! Tudo bem? Sim, você pode passar a usar O Havoline Sintético SAE 5W-30 API SN, mas fazer a primeira troca de óleo e filtro com redução do período de troca em 50%. Abraço!

      • Delton, bom dia, Tenho um freelander 2 ano 2007, sempre utilizei o oleo recomendado no
        manual do carro, oleo castrol sintético 5w30, API SN e ACEA. A5/B5, como está muito
        caro quero trocar para o HAVOLINE 5w30, mas não sei se o ILSAC GF-5 corresponde
        ao A5/B5 ? Por favor, tira-me essa dúvida ? Desde já AGRADEÇO.

        Raimundo.

          • Raimundo Ferreira Filho says:

            Para freelander 2 3.2 I6 2007 o óleo recomendado é o
            sintético 5W30 acea A5/B5 SN, você me aconselhou usar o texaco semi-sintético, sim eu quero é o TEXACO 5W30
            acea A5/SN ou o correspondente. Obg.

  11. Celso Getz says:

    Dalton, bom dia.
    Tenho um Corolla Toyota não 2008/2009 gasolina.
    Tenho usado óleo mineral 10W40 e gostaria de saber se posso utilizar o 5W30 que me disseram que dura 10.000 km.

    • Delton Stabelini says:

      Celso. bom dia! Para esse seu veículo o lubrificante recomendado é de viscosidade SAE 10W-30. Você pode passar a utilizar um óleo Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 API SN, mas recomendo reduzir o período de troca de óleo e filtro pela metade nas duas primeiras trocas subsequentes. Abraço!

  12. Ricardo says:

    Olá dalton, meu nome eh ricardo e moro no Japão há pouco tempo e também há pouco tempo adquiri um Nissan 350Z usado ano 2006 e queria saber qual o óleo indicado pro meu carro. O motor é um VQ35 V6 3.5L e está faltando mais 3000km para fazer a troca do óleo. Gostaria de uma indicação, obrigado!

  13. Silvio henrique says:

    Boa tarde
    tenho um A4 TFSi Multitronc 2010 baixa muito óleo , uso 5W 40 e já usei 10w 30 poderia usar 5W 30 ou 15W 30 ou 40 ???

    • Delton Stabelini says:

      Silvio Henrique, a baixa de nível de óleo ocorre devido a vazamentos e ou desgaste excessivo de anel e camisa, ambos os casos você deve fazer uma intervenção mecânica.

      Quanto ao produto que você deve utilizar é o Havoline Ultra S PRO DS SAE 5W-40.

  14. Roberson says:

    Olá tudo bom
    Tenho um Corolla 2009 que usa o 5 w30 semi sintético original da Toyota. Tem algum da havoline que posso substituir?
    Desde já agradeço.

  15. Tavares says:

    Olá, Delton!
    Parabéns pelo post.
    Tenho um Corolla Xei 2.0 ano 2016 e vai completar 40 mil km. O indicado, pela montadora, é o Mobil Super 5w30 SN. Só que esse óleo é semissintético. Quero optar pelo Havoline 5w30 Pro, 100% sintético. Li a respeito e vi que é superior em termos de qualidade.
    Pergunto: posso usar sem problemas na proxima troca de óleo?
    Antecipo sinceros agradecimentos.

  16. Nilson says:

    Tenho uma Montana 2005 1.8 motor reconndicionado já com 50k km e sempre usei o lubrificante acdelco 20w50 sintético com substituição aos 10000 km. Posso trocar pelo 5w30?

    • Delton Stabelini says:

      Nilson boa tarde, sim você pode usar o Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30, apenas certifique se não existe vazamento e baixa de nível.

  17. Carlos Eduardo Z.Soares says:

    Bom dia , sou o Carlos Eduardo , tenho um mercedes benz classe a 2003 com 189000km , gostaria de saber qual o oleo correto , pois me falaram q o 5W30 mais o militec seria o ideal pela alta quilometragem, obrigado

    • Delton Stabelini says:

      Carlos Eduardo bom dia,

      Sim você pode usar o Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 e não precisa usar aditivo complementar, apenas verifique o nível de óleo diariamente.

    • Delton Stabelini says:

      Fabiano boa tarde,

      Falando somente em viscosidade sim você pode passar a usar um SAE 5w-30, mas é necessário usar um óleo de base semissintética ou sintética e verificar também a classificação de desempenho API, que deverá ser igual ou superior ao produto que vinha sendo usado.

  18. Maria José Portugal says:

    Tenho 1 Peugeot 1.4 8v 207/2009
    Qual o sintético que devo usar.
    Está no prazo da troca.
    E pode me passar o valor do Kit, por e-mail?
    Posso comprar pelo site?

    • Delton Stabelini says:

      Maria José boa tarde,

      Você pode usar o Havoline Sintético Ultra W Pro DS SAE 5W-40.

      Para comprar você pode baixar o App Havoline troca de óleo no seu celular, Android e ou IOS gratuitamente e lá você encontrará o ponto de troca mais próximo de sua casa.

  19. José says:

    Boas,

    Caro Delton Stabelini, comprei recentemente um Volkswagen golf mk6 tdi 1.6 bluemotion ( ano fabrico: 2012). O carro já está com 141.000km. Gostaria de saber qual o tipo de óleo indicado para este carro e se devo trocar de óleo a cada 5000km ou a cada 10000km. Pela pesquisa que fiz o óleo indicado é o 5w30.
    Gostaria de saber também se há óleos alternativos que posso utilizar, por exemplo os fabricados pela Shell.

    • Delton Stabelini says:

      José boa tarde,

      Para os veículos VW a viscosidade recomendada é SAE 5W-40. Para seu veículo produto deve ser o Havoline Sintético Ultra W Pro DS SAE 5W-40 API SN, que atende o requerimento VW 508.88.

      O que determina o período de troca é o regime operacional do veículo, ou seja como ele é utilizado. Se for regime de operação normal pode trocar com 10.000 Km e se for severo com 5000 Km, ou por tempo (6 meses) o que ocorrer primeiro.

      Procure sempre usar lubrificantes de qualidade e que atenda as especificações VW.

    • Delton Stabelini says:

      Helio bom dia,

      No Brasil a Toyota recomenda as viscosidades SAE 10W-30 e 5W-30 para os veículos mais novos, os produtos Texaco são:

      Havoline Semissintético SAE 10W-30 API SN

      Havoline Sintético SAE 5W-30 API SN.

  20. Junior Fratta says:

    Olá! tenho uma Harley Davdson Forty Eight 1200 ano 2015 com 4.500 km…qual lubrificante vc indicaria para ela,pois uso ela somente para passeio em finais de semana

    • Delton Stabelini says:

      Junior boa dia,

      O lubrificante recomendado pelo Harley é um óleo de viscosidade 20W-50 de base sintética. Procure usar um óleo de viscosidade igual ou mais próximo e de base sintética e com classificação de desempenho JASO MA2.

  21. Victor says:

    Boa Tarde.
    Tenho um Honda Civic 2011, e o óleo indicado no manual é o 10w30 mineral. Todavia, por não encontrar um óleo 10w30 100% sintético, gostaria de saber se posso utilizar o óleo 5w30 100% sintético.

    • Delton Stabelini says:

      Victor bom dia,

      Você pode usar o Havoline Semissintético SAE 10W-30 API SN e ou o Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 API SN.

      Lembrando que a natureza do lubrificante segue a seguinte ordem crescente de qualidade e desempenho: Mineral, Semissintético e Sintético.

  22. Comprei um honda 2013/13 onde vi na etiqueta que a ultima troca esta com o oleo 5W30 mais fiquei sabendo que o oleo do meu carro é o SAE 00W20 e agora?

    Posso usar esse oleo 5w30 até proxima troca? ou preciso trocar para o original

    • Delton Stabelini says:

      Anderson bom dia,

      Quanto tempo falta para a troca? Se for muito, recomendo usar o produto correto de viscosidade SAE 0W-20.

  23. Nelitom Garcia Alves says:

    Olá, bom dia!
    Uso o óleo recomendo pelo, no meu carro que é um Focus 2011, posso rodar 10 mil km, ou devo trocar com 7 mil?

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Neliton! Tudo bem? O período de troca está associado com o regime operacional do veículo e esse informação encontra-se no manual do proprietário.
      Abraços!

  24. Márcio says:

    Tenho um prisma 1.4 ano 2007 recomendado a usar 5w30 sei sintético posso usar 5w40 q tem viscosidade maior e protege mais o motor em altas temperatura ou 5w30 semi sintético da conta

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Marcio! Tudo bem? Continue a usar a viscosidade recomendada pelo fabricante do seu veículo ou seja SAE 5W-30.
      Abraços!

  25. Sidnei Florencio says:

    Tenho um Corsa classic 2008, se passar a utilizar um óleo SAE 5w30 sintético posso ter problemas com o motor,tendo em vista que ele já está com 130 mil Km?

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Sidnei! Tudo bem? Sim você pode utilizar apenas faça a primeira troca de óleo e filtro com metade do período adotado, devido a maior ação de limpeza interna dos motores dos lubrificantes sintéticos.
      Abraços!

    • Delton Stabelini says:

      Boa tarde, Ricardo. O óleo recomenda para os motores Volks do ano 2006 são de SAE 5W40. Sugiro usar o Havoline ProDS W 5W40.

      Abraços!

    • Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco says:

      Boa noite, José! É o óleo recomendado no seu manual – você já deu uma olhadinha nele? Se o fizer, verá que a recomendação é de um SAE 5W30 semissintético, o que pode ser encontrado no nosso Havoline Semissintético 5W30 SN.

      Abraços!

  26. Luiz Fernando Pereira Borges says:

    Olá tenho um Logan 2010, usava o 10w40 semi sintético SL começou a fumacar, pois a quilometragem já estava com 200 mil, fiz o motor voltei a usar 10w40 e uso agora com um condicionador de metais, o mais conhecido do mercado, agora vou trocar com kilometragem menor do que a recomendada prefiro fazer assim, fui na loja onde comecei a trocar o óleo após fazer o motor e o proprietário disse que poderia trocar por 5w30 sintético SN. Posso mesmo? Ele disse isso pq hoje a Renault recomenda esse novo óleo para motores flex.

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Oá, Luiz! Tudo bem?
      Para o ano do seu veículo a viscosidade recomendada é a SAE 10W-40, continue usando a mesma viscosidade.
      Abraços!

  27. Leonardo Lioi says:

    O manual do meu carro (Prisma 2018) recomenda o 0w20. O carro já está com 50.000km e também tem GNV. Eu acho o 0w20 muito fino, principalmente no verão do RJ. Posso substituir o óleo pelo 5w30 sem problemas?

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Leonardo. Tudo bem?
      A recomendação do fabricante é sempre mandatória, você pode continuar usando a viscosidade SAE 0W-20, mesmo estando no Rio de Janeiro-RJ. Tudo bem?
      Esperamos ter te ajudado!

  28. DENIO R G BEM says:

    tenho um jeep renegade o oleo recomendado pela fabricante é o MOPAR sintetico 5w30 posso usar qualquer sintetico 5w30 no lugar desse ai ???

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Denio! Você pode utilizar outro sintético 5w30 no lugar. Experimente o nosso Havoline Pro Ds Full Synthetic 5W-30. Mas verifique também qual é a classificação de desempenho API requerido para seu veículo, ok?
      Esperamos ter te ajudado!

  29. DENIO R G BEM says:

    estudei os oleos sinteticos descobri que tem cinco tipos diferentes:
    1. Hidrocarbonetos sintéticos
    2. Poliolésteres
    3. Diésteres
    4. Óleos de silicone
    5. Poliésteres Perfluorados
    como vou saber se nao tem na composicao deles esse detalhe no rotulo?

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Denio! Tudo bem?
      Somente as bases de hidrocarbonetos sintéticos e PAO, são utilizados para óleos lubrificantes para motores de combustão diesel e gasolina.
      Esperamos ter te ajudado!

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Paulo! Tudo bem?
      O produto ideal seria o Havoline Pro DS SAE 5W-30 API SN, ACEA C2 e C3. Tudo bem?
      Abraços,

  30. Luiz Cláudio says:

    Bom dia, tenho um Citroen C4 Pallas 2.0 automático está com 50 km.
    O óleo recomendo é 10w40 sintético,mas o carro é usado na região urbana em condições severas, posso utilizar o 5w30 sintético ?

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Luiz! Tudo bem com você?
      Você pode utilizar um sintético SAE 5W-40 e não SAE 5W-30 que vai te ajudar!
      Agradecemos o comentário!

  31. José Potenciano says:

    Olá Delton, boa noite.. tenho fiat uno 2012 vivace com 109 mil km, posso usar o óleo Selénia K semi sintético 5w40. mesmo sendo a minha região com temperatura entre 29 a 35 graus durante o dia no verão a noite e entorno de 25 graus.. desde já agradeço a sua atenção.

    • Especialista Texaco says:

      Olá, José! Tudo bem? Recomenda-se a utilização de lubrificante com as especificações informadas pelo fabricante. A utilização de um lubrificante mais viscoso que o especificado poderá acelerar o desgaste das peças internas do motor acarretando em manutenção prematura, além de afetar diretamente no consumo de combustível.

  32. Raimundo Ferreira Filho says:

    Um abraço caro DELTON,

    Uso no meu freelander 2 3.2 o óleo recomendado 5w30 SN A5/B5. Esse A5/B5 posso substituir por outro óleo correspondente ?

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