Oficina móvel: consiga mais clientes indo até eles

Você conhece os serviços oferecidos por uma oficina móvel? A oficina móvel é uma ótima forma de se diferenciar da concorrência e conquistar mais clientes.

Com um mercado cada vez mais competitivo, encontrar novas maneiras de rentabilizar o seu negócio é fundamental. Conseguir mais clientes, principalmente, pode ser um fator importante para a saúde financeira do seu empreendimento.

Para isso, é preciso se diferenciar da concorrência. Oferecer serviços criativos e que tragam conforto e conveniência ao seu cliente é essencial. No mercado automotivo, uma das opções que pode ser muito lucrativa é a oficina móvel.

Levando o serviço até o seu cliente, é possível fidelizar um público mais exigente, que está disposto a pagar mais pela conveniência. Neste artigo, você encontra mais informações sobre esse tipo de negócio. Além disso, mostraremos como essa alternativa pode ser implementada na sua troca de óleo.

A oficina móvel pode ser uma ótima opção para quem busca atrair mais clientes. É só continuar lendo para entender melhor os detalhes.

Entenda o contexto por trás da implementação

Antes de pensar em implementar a oficina móvel, é preciso entender o público.

Hoje em dia, cada vez mais as pessoas estão cheias de compromissos e com menos tempo disponível. A maioria gosta de reservar as poucas horas que sobram entre o trabalho e outros afazeres para dar uma pausa na rotina corrida.

Encaixar novas tarefas nessas lacunas de responsabilidades não é algo atrativo, muito pelo contrário. As pessoas estão gerando uma demanda de serviços que ofereçam praticidade.

Em todos os setores e segmentos, ficam cada vez mais populares os empreendimentos que permitem que o consumidor reserve seu tempo de descanso. Oferecer a conveniência do atendimento em domicílio, por exemplo, é um ponto cada vez mais positivo.

Levar um carro até a oficina não é uma tarefa que a maioria das pessoas gosta. Principalmente se o veículo está com algum defeito, isso pode gerar enormes inconveniências. Além disso, os seus clientes certamente preferem aproveitar o tempo que usariam para se deslocar até a loja de outras formas.

É nesse cenário que a oficina móvel se insere. Buscando oferecer facilidade e otimização de tempo ao cliente, esse modelo de negócio tem tudo para crescer ainda mais.

Como funciona a oficina móvel?

Por meio do sistema de delivery, são feitas as trocas de óleo e de filtros de óleo e motor. A atividade pode ser realizada nas garagens residenciais ou nos estacionamentos das empresas onde o cliente trabalha.

Alguns atendimentos, como os emergenciais, podem ocorrer, inclusive, na rua. O serviço é facilmente contratado por e-mail ou telefone.

É uma metodologia de trabalho totalmente inovadora, pois ainda não se encontra com facilidade no mercado em geral. É um modelo de negócio baseado em um novo tipo de comportamento do consumidor. A tendência de serviços que vão até o cliente não para de crescer. Com o planejamento correto, é possível aumentar muito o faturamento da sua loja.

Planejamento para implementar uma oficina móvel

Se você gostou da ideia e está planejando implementar o serviço de oficina móvel no seu negócio, precisa pensar sobre alguns fatores antes.

Lembre-se de que precisará de um veículo apropriado, que consiga transportar todo o equipamento necessário. Na casa do cliente, você não poderá contar com o elevador de veículos, por exemplo, então leve isso em consideração. A coleta, o armazenamento e o descarte do óleo usado também devem ser levados em conta.

Outro ponto é o cálculo do valor do serviço. Você precisa incluir os custos extras que terá, como os gastos com combustível e manutenção do veículo da oficina móvel. Também é necessário considerar o tempo que será despendido no deslocamento até a casa do cliente.

Fique atento: multas, roubos ou acidentes podem gerar gastos que você não previa. Então, conte com um motorista cuidadoso e não desconsidere esses riscos no seu planejamento mensal.

Caso Doutor Lubrifica

Para ilustrar ainda melhor as oportunidades existentes no ramo de oficina móvel, vamos analisar um caso de sucesso, o Doutor Lubrifica.

Criado por Alexandre Loudrade e Vinicius Almeida, o negócio se tornou uma potência e possibilita que novos franqueados adquiram o nome da marca.

A vantagem de adquirir uma franquia é que o plano de negócios já vem pronto. Dessa forma, você não tem trabalho com o cálculo de custos e pode ir direto para a pesquisa de mercado.

Se você quer saber mais sobre como abrir uma franquia de oficina mecânica, pode ler este outro conteúdo do blog.

Como vemos no caso do Doutor Lubrifica, esse é um mercado de fácil mensuração de rendimentos e que possibilita rápida recuperação de capital investido, sendo muito indicado a trocas de óleo e oficinas mecânicas.

Conclusão

Para se manter à frente no mercado atual, é necessário inovar. Com tantas empresas surgindo a cada dia, é preciso criar diferenciais para o seu negócio para conseguir se destacar em meio à concorrência.

A implementação do serviço de oficina móvel pode ser um ótimo caminho. Com essa opção, você conquista o perfil de clientes que mais cresce atualmente: aqueles que estão dispostos a pagar mais pelo conforto. É cada vez mais importante para os clientes escolher serviços que ofereçam conveniência e praticidade. Com cada vez menos tempo livre, o consumidor em geral prefere o atendimento em domicílio.

Se você quiser mais dicas incríveis para se destacar e sair na frente da concorrência, leia também estes outros artigos:

Buscar inovações e estar sempre atento ao que o mercado oferece é essencial para quem busca crescer.

Oficina móvel: consiga mais clientes indo até eles

Texaco: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco dá a força que seu varejo precisa. Com nossos produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro. Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso. Fale com um distribuidor autorizado.

5 comments

  1. Lucio dos Santos Caze says:

    Exelente trabalho realmente facilita muito tanto para a pessoa fisica ou frotista. Imagina voce podendo estar resolvendo outros assuntos enquanto seu carro é atendido em sua garagem ou patio da empresa , sem correr o risco de estar deslocando seu veiculo. Reduzindo custo de deslocamento e funcionario. So gostaria de uma oportunidade de financiamento para por em pratica uma atividade dessas aqui na minha cidade, concicintes ja tive mas as condiçoes nao me permitem.

  2. Ivanilson bezerra says:

    Boa tarde, eu já executo esse tipo de atividade em minha cidade. Gostaria de saber o q realmente necessito para formalizar?, preciso patentear a minha marca ? O que de documentação necessito já que tenho pronto o plano de negócio ?.

  3. Luiz Carlos Freitas says:

    Boa Tarde Meu nome é Luiz Carlos eu tinha uma oficina muito bem montada e achou que precisei fechar questões financeiras e estou querendo fazer esse tipo de serviço aqui na minha cidade aqui nao vi ainda esse tipo de servico eu tenho uma pikup fechada bau estou querendo montar nela gostaria de alguma ajuda alguma ideia etc… E se e um bom negócio pois preciso sobreviver e tratar da família obrigado Boa Tarde zap 31986399654

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.