Uma das maiores dificuldades que os donos de oficina de automóveis, autocenters e trocas de óleo estão enfrentando com a crise é a falta de demanda.
Salvo situações emergenciais, são poucas as pessoas dispostas a gastar dinheiro com a manutenção de veículos. Por isso, é preciso focar os esforços em atrair clientes para oficina, troca de óleo ou autocenter.
Vamos apresentar agora 8 dicas para você atrair mais clientes para sua oficina de automóveis. Comece a colocar em prática o quanto antes, sem grandes investimentos ou esforços. Confira!
Crie um banco de dados na oficina de automóveis
Que tal ter todos os contatos dos clientes que frequentaram a sua loja? Basta que você faça um rápido cadastro deles e deixe registrado em seu computador.
Anote pelo menos o nome e telefone.
Você também pode tentar coletar o endereço e e-mail se a sua empresa tiver uma conta própria para enviar mensagens para os clientes.
Mesmo se não for possível levantar todas essas informações, obter o número de telefone já é um dado muito importante que te garante a possibilidade de, por exemplo, entrar em contato com o cliente para oferecer um serviço.
Aprenda técnicas de marketing digital e aplique em sua oficina
Grande parte dos clientes de de serviços e compradores em geral utilizam a internet antes de fechar qualquer negócio.
Seja para saber mais sobre um produto ou serviço, seja para obter descontos e promoções, a internet já faz parte do processo de compra de grande parte dos consumidores.
Com serviços relacionados aos automóveis não é diferente. Muitas pessoas buscam dicas de manutenção e consertos rápidos no Youtube, por exemplo.
E se você, ao contrário do que muitos donos de oficinas podem pensar, criar um canal ensinando essas dicas rápidas aos seus clientes atuais e futuros?
Isso irá criar notoriedade para seu negócio, atraindo novos clientes e fidelizando os atuais.
Como dissemos na dica anterior, a criação de uma base de clientes pode ser muito útil para o relacionamento via email marketing. Criar campanhas e benefícios específicos para clientes via email pode ser uma boa opção.
Existem inúmeras maneiras de utilizar o marketing digital para atrair mais clientes para sua oficina de automóveis. E a internet está cheia de dicas e cursos que ensinam como aplicá-lo rapidamente em seu negócio.
Use o WhatsApp para entrar em contato e atrair clientes para oficina
Uma forma de aproveitar o contato do telefone e manter um relacionamento mais próximo dos clientes é utilizando o WhatsApp.
É possível usar o WhatsApp para enviar mensagens periódicas aos clientes que fizeram determinado tipo de serviço que precisa ser completado ou que exige manutenção.
Um exemplo é o caso da troca de óleo. Alguns fabricantes indicam, por exemplo, que o procedimento deve ser feito de seis em seis meses ou ao atingir determinada quilometragem.
Logo, se um cliente fez o serviço em março, você pode usar o aplicativo e enviar uma mensagem em agosto, lembrando-o que já está na hora de fazer nova troca e colocando a sua oficina a disposição para o serviço.
Outra ideia é anunciar a chegada de um novo produto que possa ser útil para determinado cliente. Daí a importância de ter o registro dos serviços que cada cliente fez.
Por exemplo, digamos que o lubrificante recém lançado proporcio na vida mais longa aos motores e maiores intervalos entre as trocas.
Você pode enviar essa mensagem somente para os clientes que fizeram manutenção recente no motor ou que utilizaram um lubrificante com especificação mais antiga.
O maior cuidado que você deve ter é enviar somente mensagens informativas. Por isso é importante nunca mandar conteúdo que não seja relacionado com o serviço que interessa à pessoa que irá receber.
Invista na apresentação da loja
Outra dica que sai quase de graça e quase ninguém faz. Manter a loja limpa, com funcionários arrumados, estoque bem apresentado e ao alcance dos olhos do cliente, causa boa impressão. É simples e fácil de se fazer.
A questão é que fazer o simples, mas de modo bem feito, pode ser visto como um diferencial da sua loja, sobretudo no mercado automotivo, no qual muitos empreendimentos pecam na apresentação.
A ideia de uma oficina de automóveis mal iluminada, bagunçada e de aparência suja, ficou no passado. O cliente, em especial o público feminino, está mais exigente e a fidelização ocorre nos detalhes.
Diversas vezes, um reparo ou manutenção pode levar pouco tempo, de modo que o cliente irá esperar pela execução do serviço em sua oficina mesmo.
Ter à disposição água, café, revistas, uma televisão ou até mesmo uma conexão de internet via Wi-Fi, pode fazer um cliente que acabou de visitar sua oficina pela primeira vez, retornar e realizar novos serviços.
Qualifique o atendimento para atrair clientes
Atendimento é a melhor propaganda gratuita de qualquer negócio. Você só precisa fazer um trabalho eficiente para conseguir indicações.
Isso é uma realidade ainda mais presente no mercado de oficinas de automóveis, trocas de óleo e autocenters. Nesse segmento, confiança no profissional é, por diversas vezes, o primeiro fator que pesa na decisão do cliente.
A receita para um bom atendimento, você já sabe: ser prestativo, resolver o problema, conseguir explicar a importância do serviço ou do produto e falar educadamente com seu cliente.
Essas são atitudes básicas para todo prestador de serviços, mas podem ser suficientes para satisfazer muitos clientes.
Solicite materiais explicativos para a distribuidora
As distribuidoras também podem ajudar na missão de fidelizar clientes e fazê-los retornar.
Sempre que possível, solicite materiais de marketing sobre os produtos comercializados em sua oficina, para distribuir aos clientes.
Sejam folhetos, pôsteres e encartes. Normalmente, as distribuidoras produzem esses materiais justamente para fins de redistribuição em oficinas, autocenters e trocas de óleo.
São conteúdos que podem ajudar a solucionar dúvidas dos clientes sobre determinado produto ou serviço oferecido em seu estabelecimento.
Isso enriquece o atendimento em sua loja, que passa a informar e levar a solução de problemas aos seus clientes, e não somente consertos e manutenção pontais.
Invista em parcerias
Vivemos na era do compartilhamento, seja de conhecimento, de serviços ou de habilidades.
A ideia é que todos sejam beneficiados e todos saiam ganhando. Uma das maneiras que empresas encontram para realizar isso são as parcerias.
Um exemplo, para oficinas de automóveis, é a parceria com seguradoras. Você oferece serviços a preços mais acessíveis e outros benefícios, a seguradora mantém a demanda por serviços alta e constante.
É uma maneira de expandir seu negócio e criar mais credibilidade perante o cliente. Além disso, cria uma vantagem competitiva perante seus concorrentes.
Cadastre sua oficina de automóveis no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é um serviço gratuito, oferecido pela maior empresa de internet do mundo, o Google.
O Google Meu Negócio mostra aos usuários como chegar ao estabelecimento, além de fornecer dados de contato da empresa cadastrada, horários de funcionamento, indicação de preços e avaliação dos clientes.
Através do serviço, você também pode mostrar fotos do seu estabelecimento, dos seus serviços e produtos, e ainda se comunicar com clientes, respondendo seus comentários e avaliações.
É uma forma fácil e prática para novos clientes encontrarem sua oficina pelo Google ou Google Maps.
Você pode se cadastrar na plataforma através deste link. É simples e rápido!
O que achou das dicas para oficina de automóveis? Acha que vai ter alguma dificuldade para colocá-las em prática?
Deixe o seu comentário para que possamos te ajudar, e acompanhe nosso blog para aprender mais sobre como melhorar a gestão do seu negócio!
obriogadu pelas explicações agradeço!
Boas dicas
Eu pretendo abrir uma loja de troca de óleos, e estou em busca de parceria
Boas dicas gostei
BOAS DICAS
VAMOS COLOCAR EM PRÁTICA
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VAMOS COLOCAR EM PRÁTICA
Excelente , simplificado e objetivo , estou abrindo minha própria empresa e isso vai me ajudar muito.
Realmente uma ótima dica
Ótimas dicas
Que legal, Fernanda!
Agradecemos o retorno.
Abraços,