Oficina de automóveis: como atrair mais clientes

Uma das maiores dificuldades que os donos de oficina de automóveis, autocenters e trocas de óleo estão enfrentando com a crise é a falta de demanda.

Salvo situações emergenciais, são poucas as pessoas dispostas a gastar dinheiro com a manutenção de veículos. Por isso, é preciso focar os  esforços em atrair clientes para oficina, troca de óleo ou autocenter.

Vamos apresentar agora 8 dicas para você atrair mais clientes para sua oficina de automóveis. Comece a colocar em prática o quanto antes, sem grandes investimentos ou esforços. Confira!

Crie um banco de dados na oficina de automóveis

Que tal ter todos os contatos dos clientes que frequentaram a sua loja? Basta que você faça um rápido cadastro deles e deixe registrado em seu computador.

Anote pelo menos o nome e telefone.

Você também pode tentar coletar o endereço e e-mail se a sua empresa tiver uma conta própria para enviar mensagens para os clientes.

Mesmo se não for possível levantar todas essas informações, obter o número de telefone já é um dado muito importante que te garante a possibilidade de, por exemplo, entrar em contato com o cliente para oferecer um serviço.

Aprenda técnicas de marketing digital e aplique em sua oficina

Grande parte dos clientes de de serviços e compradores em geral utilizam a internet antes de fechar qualquer negócio.

Seja para saber mais sobre um produto ou serviço, seja para obter descontos e promoções, a internet já faz parte do processo de compra de grande parte dos consumidores.

Com serviços relacionados aos automóveis não é diferente. Muitas pessoas buscam dicas de manutenção e consertos rápidos no Youtube, por exemplo.

E se você, ao contrário do que muitos donos de oficinas podem pensar, criar um canal ensinando essas dicas rápidas aos seus clientes atuais e futuros?

Isso irá criar notoriedade para seu negócio, atraindo novos clientes e fidelizando os atuais.

Como dissemos na dica anterior, a criação de uma base de clientes pode ser muito útil para o relacionamento via email marketing. Criar campanhas e benefícios específicos para clientes via email pode ser uma boa opção.

Existem inúmeras maneiras de utilizar o marketing digital para atrair mais clientes para sua oficina de automóveis. E a internet está cheia de dicas e cursos que ensinam como aplicá-lo rapidamente em seu negócio.

Use o WhatsApp para entrar em contato e atrair clientes para oficina

Uma forma de aproveitar o contato do telefone e manter um relacionamento mais próximo dos clientes é utilizando o WhatsApp.

É possível usar o WhatsApp para enviar mensagens periódicas aos clientes que fizeram determinado tipo de serviço que precisa ser completado ou que exige manutenção.

Um exemplo é o caso da troca de óleo. Alguns fabricantes indicam, por exemplo, que o procedimento deve ser feito de seis em seis meses ou ao atingir determinada quilometragem.

Logo, se um cliente fez o serviço em março, você pode usar o aplicativo e enviar uma mensagem em agosto, lembrando-o que já está na hora de  fazer nova troca e colocando a sua oficina a disposição para o serviço.

Outra ideia é anunciar a chegada de um novo produto que possa ser útil para determinado cliente. Daí a importância de ter o registro dos serviços que cada cliente fez.

Por exemplo, digamos que o lubrificante recém lançado proporcio na vida mais longa aos motores e maiores intervalos entre as trocas.

Você pode enviar essa mensagem somente para os clientes que fizeram manutenção recente no motor ou que utilizaram um lubrificante com especificação mais antiga.

O maior cuidado que você deve ter é enviar somente mensagens informativas. Por isso é importante nunca mandar conteúdo que não seja relacionado com o serviço que interessa à pessoa que irá receber.

Invista na apresentação da loja

Outra dica que sai quase de graça e quase ninguém faz. Manter a loja limpa, com funcionários arrumados, estoque bem apresentado e ao alcance dos olhos do cliente, causa boa impressão. É simples e fácil de se fazer.

A questão é que fazer o simples, mas de modo bem feito, pode ser visto como um diferencial da sua loja, sobretudo no mercado automotivo, no qual muitos empreendimentos pecam na apresentação.

A ideia de uma oficina de automóveis mal iluminada, bagunçada e de aparência suja, ficou no passado. O cliente, em especial o público feminino, está mais exigente e a fidelização ocorre nos detalhes.

Diversas vezes, um reparo ou manutenção pode levar pouco tempo, de modo que o cliente irá esperar pela execução do serviço em sua oficina mesmo.

Ter à disposição água, café, revistas, uma televisão ou até mesmo uma conexão de internet via Wi-Fi, pode fazer um cliente que acabou de visitar sua oficina pela primeira vez, retornar e realizar novos serviços.

Qualifique o atendimento para atrair clientes

Atendimento é a melhor propaganda gratuita de qualquer negócio. Você só precisa fazer um trabalho eficiente para conseguir indicações.

Isso é uma realidade ainda mais presente no mercado de oficinas de automóveis, trocas de óleo e autocenters. Nesse segmento, confiança no profissional é, por diversas vezes, o primeiro fator que pesa na decisão do cliente.

A receita para um bom atendimento, você já sabe: ser prestativo, resolver o problema, conseguir explicar a importância do serviço ou do produto e falar educadamente com seu cliente.

Essas são atitudes básicas para todo prestador de serviços, mas podem ser suficientes para satisfazer muitos clientes.

Solicite materiais explicativos para a distribuidora

As distribuidoras também podem ajudar na  missão de fidelizar clientes e fazê-los retornar.

Sempre que possível, solicite materiais de marketing sobre os produtos comercializados em sua oficina, para distribuir aos clientes.

Sejam folhetos, pôsteres e encartes. Normalmente, as distribuidoras produzem esses materiais justamente para fins de redistribuição em oficinas, autocenters e trocas de óleo.

São conteúdos que podem ajudar a solucionar dúvidas dos clientes sobre determinado produto ou serviço oferecido em seu estabelecimento.

Isso enriquece o atendimento em sua loja, que passa a informar e levar a solução de problemas aos seus clientes, e não somente consertos e manutenção pontais.

Invista em parcerias

Vivemos na era do compartilhamento, seja de conhecimento, de serviços ou de habilidades.

A ideia é que todos sejam beneficiados e todos saiam ganhando. Uma das maneiras que empresas encontram para realizar isso são as parcerias.

Um exemplo, para oficinas de automóveis, é a parceria com seguradoras. Você oferece serviços a preços mais acessíveis e outros benefícios, a seguradora mantém a demanda por serviços alta e constante.

É uma maneira de expandir seu negócio e criar mais credibilidade perante o cliente. Além disso, cria uma vantagem competitiva perante seus concorrentes.

Cadastre sua oficina de automóveis no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um serviço gratuito, oferecido pela maior empresa de internet do mundo, o Google.

O Google Meu Negócio mostra aos usuários como chegar ao estabelecimento, além de fornecer dados de contato da empresa cadastrada, horários de funcionamento, indicação de preços e avaliação dos clientes.

Através do serviço, você também pode mostrar fotos do seu estabelecimento, dos seus serviços e produtos, e ainda se comunicar com clientes, respondendo seus comentários e avaliações.

É uma forma  fácil e prática para novos clientes encontrarem sua oficina pelo Google ou Google Maps.

Você pode se cadastrar na plataforma através deste link. É simples e rápido!

O que achou das dicas para oficina de automóveis? Acha que vai ter alguma dificuldade para colocá-las em prática?

Deixe o seu comentário para que possamos te ajudar, e acompanhe nosso blog para aprender mais sobre como melhorar a gestão do seu negócio!

Oficina de automóveis: como atrair mais clientes. Revenda lubrificantes Havoline

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

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