Música para trabalhar na oficina mecânica

Você sabia que ouvir música durante o trabalho pode ajudar a melhorar a concentração? E não é só isso que uma boa música para trabalhar na oficina mecânica pode fazer!

A música nos proporciona entretenimento, torna o ambiente melhor e – se escolhida de forma correta – mais produtivo. Ela pode até mesmo ajudar a criar um espaço mais personalizado para seus clientes, dependendo do seu público-alvo.

Quer mais dicas para tornar o ambiente da sua oficina ainda mais atrativo para seus clientes? Leia também este outro artigo que preparamos.

A seguir, você vai saber mais sobre os benefícios de ouvir música enquanto trabalha na sua oficina mecânica, além de encontrar dicas incríveis para escolher a melhor playlist.

Confira!

Por que ouvir música na oficina?

Está precisando se concentrar e ser mais produtivo na sua oficina mecânica? Ouça música!

Pode parecer besteira, mas diversas pesquisas comprovam: enquanto você trabalha, esta prática é ótima para sua produtividade. Confira alguns benefícios:

  • Melhora o desempenho da equipe
  • Promove o bom humor
  • Reduz a ansiedade
  • Ajuda na concentração e raciocínio

Biologicamente falando, a música também estimula a liberação da dopamina – um dos responsáveis pela sensação de prazer e de motivação – em nosso cérebro. Ou seja, ela pode ter um efeito muito semelhante a comer chocolate, ver ou lembrar de algo que nos agrada.

Em entrevista ao The New York Times, o Dr. Amit Sood afirma que suas pesquisas indicam que trabalhadores ouvindo música são frequentemente mais focados e calmos. Eles também solucionam problemas de maneira mais eficiente e inovadora.

Mas atenção: evite o som muito alto. O volume não deve atrapalhar a segurança ou comunicação no ambiente, senão pode causar o efeito oposto do esperado, distraindo e prejudicando a produtividade da sua equipe.

No que a música na oficina pode ajudar?

Interessante, não é mesmo? Vamos, agora, pensar em algumas formas sobre como ouvir música enquanto acontece o trabalho na oficina mecânica pode ajudar seu negócio a crescer, na prática:

Tarefas repetitivas mais rápido e com menos erros

A Neuroscience of Behavior and Physiology publicou estudo que aponta aumento significativo na habilidade de uma pessoa de reconhecer imagens, letras ou números quando ela ouvia rock ou música clássica.

O teste prático foi realizado com colaboradores em uma linha de montagem. O resultado? Eles cometiam menos erros, trabalhavam mais rapidamente e o tempo parecia passar mais rápido.

Certamente, esse resultado pode ser reproduzido com tarefas repetitivas na sua oficina – como organizar peças e limpar o espaço.

Diminuir a tensão

Independentemente do gênero, ouvir músicas que você gosta ajuda a diminuir a tensão e aumentar a concentração.

Se você está tendo dificuldades para encontrar a playlist perfeita, dê uma olhada nas nossas sugestões no Spotify!

Criando um ambiente diferenciado para seus clientes

Além de todos os benefícios para o desempenho da sua equipe, a música pode ajudar a criar um ambiente muito mais interessante para clientes. E não apenas para passar o tempo.

Você consegue imaginar uma oficina de motos ao som de AC/DC? Ou uma de carros de alto luxo com músicas eruditas?

Dependendo do seu público alvo e identidade de marca, a música pode ser usada como complemento!

Quando falamos sobre a identidade, há tempos este conceito ficou restrito ao lado visual. Atualmente, é comum associarmos a experiências sensoriais, como um cheiro ou, claro, uma música que combine com a marca.

Apostar em playlists que estão alinhadas com o perfil do seu negócio é mais uma alternativa para aprofundar o relacionamento com o seu público, uma vez que a escolha correta irá ajudar a criar uma experiência satisfatória para os consumidores. Logo, a chance de voltarem a frequentar a sua oficina será maior.

Quando apertar o pause?

Apesar de todos os seus benefícios, nem sempre se distrair com uma linda melodia é o recomendado.

Quando você precisar conversar com os clientes, ler ou organizar documentos com informações novas, por exemplo, é uma boa ideia apertar o pause ou, pelo menos, reduzir o volume.

Mais sobre os benefícios de escutar música no trabalho

Que tal dar uma olhada em alguns números para comprovar que uma playlist na oficina pode ajudar seu negócio? Confira:

  • 90% dos trabalhadores têm desempenho melhor quando escutam música;
  • 88% produzem resultados mais precisos ouvindo música;
  • A música estimula a liberação de dopamina, que além de causar uma ótima sensação, ajuda a melhorar o foco;
  • A música reduz o estresse, estimula a memória e ajuda a aumentar a motivação;
  • A presença de música ambiente ajuda na precisão da entrada de dados para 92% das pessoas;
  • A música clássica melhora a precisão do trabalho em 12%. A música pop é capaz de reduzir erros em até 14%.
  • Ouvir músicas já conhecidas ou instrumentais ajuda quando o trabalho precisa de muito foco ou processamento linguístico (quando você precisa falar com alguém ou escrever algo, por exemplo).

Você pode encontrar as fontes desses dados neste link!

Playlist da Havoline no Spotify

Existem vários sites e programas em que você pode organizar a sua lista de músicas preferidas, como o Spotify. Montar uma playlist personalizada não é difícil.

Lembre-se de escolher músicas que agradem sua equipe e clientes, além de combinarem com seu público alvo! Não deixe o volume muito alto e procure criar playlists longas e variadas. Assim, você evita que a equipe ouça as mesmas músicas o tempo todo.

Isso pode parecer um desafio e tanto, não é mesmo?

Uma forma de começar é conhecendo o nosso perfil por lá! Você encontra uma playlist montada especialmente para a Texaco no Salão do Automóvel e pode aproveitar as ideias para sua oficina!

Conclusão

Todo mundo adora curtir uma playlist bem montada! E alegrar seus clientes e sua equipe não é o único benefício de ouvir música na oficina mecânica.

Pesquisas recentes apontam que a música no ambiente de trabalho ajuda a aumentar a concentração e melhora a produtividade! Além disso, reduz a ansiedade e pode ajudar na construção do ambiente perfeito para seus clientes!

Quer ler mais artigos que vão ajudar a tornar sua oficina cada vez melhor? Confira os que separamos para você:

Então, Qual a trilha sonora da sua Oficina Mecânica? Compartilhe sua playlist com a gente! E não esqueça: se ficou com alguma dúvida, é só fazer sua pergunta nos comentários!

Até a próxima!

Lubrificação de motores: evite falhas comuns

Texaco Lubrificantes: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco Lubrificantes dá a força que seu varejo precisa. Com o T de Tradição e Tecnologia que só a Texaco tem, sem negócio vai mais longe! Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso. Fale com um distribuidor autorizado!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.