Lubrificantes: escolha o óleo ideal na hora da troca

Lubrificantes são, talvez, um dos principais componentes do motor de um veículo. São eles que fazem o motor funcionar corretamente, com menos desgaste e atrito, garantindo mais qualidade e desempenho.

Diversos detalhes devem ser considerados no momento da escolha do óleo lubrificante ideal.

Tipos de óleo, números e letras. O que significam?

Neste artigo, vamos apresentar algumas das principais perguntas que podem surgir sobre qual óleo lubrificante escolher na hora da troca.

Como escolher o óleo certo para cada tipo de motor?

A variedade de opções de óleos lubrificantes automotivos leva o consumidor a ficar confuso no momento de escolher o ideal para seu veículo. A melhor forma de acabar com essa dúvida é consultar o manual do carro.

Alguns consumidores tendem a escolher o lubrificante pelo preço ou por costume. Nossa dica é seguir a recomendação do fabricante sempre. Isso garante o bom funcionamento e melhor desempenho.

Quais os tipos de óleos lubrificantes automotivos e qual a diferença entre cada um?

Lubrificantes automotivos se dividem, basicamente, em três tipos: mineral, sintético e semissintético.

Mineral

O óleo lubrificante mineral é uma combinação de óleos básicos minerais, obtidos pelo processo convencional do petróleo, e aditivos. É o tipo mais tradicional disponível no mercado. Possui valor mais baixo, porém a durabilidade é inferior, fazendo com que a troca seja mais frequente.

Sintético

O óleo sintético é produzido a partir da mistura de óleos básicos sintéticos e aditivos. Possui altíssimo grau de pureza e desempenho superior aos semissintéticos e minerais. Proporciona economia de combustível, menor consumo de óleo, maiores intervalos entre as trocas e partida rápida a baixas temperaturas.

Semissintético

O óleo lubrificante semissintético é formulado com uma base semissintética mais aditivos. Esta base é composta por uma mistura de óleos básicos minerais e sintéticos, que apresenta desempenho superior ao do mineral, sem chegar aos níveis do sintético.

O que é a viscosidade do óleo e qual sua importância?

A viscosidade é a principal característica que precisa ser observada no óleo lubrificante.

Ela representa a fluidez do óleo sob determinada temperatura. Ou seja, mais fluido com a temperatura alta e menos fluido com a temperatura ambiente.

Dessa forma, garante-se um lubrificante mais fluido e resistente, que chega rapidamente às peças na partida do motor e mantém uma película protetora durante o funcionamento do veículo, minimizando o desgaste e assegurando um bom desempenho.

Usar um produto inadequado, com a viscosidade não indicada, pode danificar o motor, comprometendo o desempenho e a durabilidade.

O que significam as letras e números nas embalagens?

As embalagens de óleo lubrificante devem apresentar informações essenciais, as quais ajudem o consumidor a escolher a opção mais adequada para seu veículo.

A principal informação a ser observada no rótulo é o grau SAE – ou viscosidade SAE. É representado por um código, composto de números e letras, que classifica o óleo lubrificante de acordo com a viscosidade.

As letras e números indicados pelo SAE mostram a viscosidade daquele produto. Quando apresenta um único número, indica que aquele lubrificante é monoviscoso. Se forem dois números, é um óleo multiviscoso.

Quando comparamos óleos lubrificantes, devemos analisar o seguinte: o óleo 5W-30 apresenta maior fluidez que o 10W-30 quando o motor está sob temperatura ambiente. Entretanto, ambos apresentam a mesma viscosidade – 30 – quando o motor está quente.

Na hora de escolher o óleo, consulte sempre a recomendação do fabricante do veículo, pois é ele quem define a viscosidade mais apropriada para o projeto do motor do seu veículo.

Linha Havoline, da Texaco, é referência no mercado de lubrificantes

Toda a linha premium de óleos lubrificantes sintéticos Havoline ProDS, da marca Texaco, foi desenvolvida com tecnologia de ponta, superando os níveis de desempenho e severidade da API.

O API é o Instituto de Petróleo Americano, entidade que estabelece um conjunto de testes que definem os níveis mínimos de desempenho para o óleo lubrificante para motor automotivo.

O objetivo da Texaco e da linha Havoline é promover a inovação, tecnologia e eficiência para o motor dos veículos dos seus clientes. Nossos produtos carregam a garantia de qualidade, performance e desempenho.

 

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103 comments

  1. Rafael says:

    Boa tarde ! Sei que a TEXACO fabrica os óleos do cambio CVT da honda, porém o distribuidor me informou que não comercializam esse produto.
    Se ele é fabricado pela TEXACO, porquê não é vendido como o 0W20 por exemplo ???

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Rafael. Tudo bem?
      Essa é uma questão de ordem contratual e a opção de produzir somente para a montadora Honda é momentânea, podendo ser modificada no futuro. Abraço!

      • Roose Paiva Ramos says:

        Oiii. Boa tarde, e se a viscosidade na partida fosse menor , mas essa viscosidade ultrapassasse a recomendada com o motor em desenvolvimento, ñ seria aconselhável? Ex: 5w30 , substituir na troca pelo 5w40, pode?

        • Delton Stabelini says:

          Roose boa tarde,
          A viscosidade em plena carga do motor está relacionado com os tipos e gerações de motores e sua origem tecnológica. Portanto se determinado fabricante definiu a melhor viscosidade SAE 5W-30 para aquele determinado modelo de motor, porque mudar? Teste foram feitos exaustivamente para chegar ao melhor desempenho do lubrificante.

  2. Alex Vaz says:

    Olá, tenho um Siena EL 2014 1.0, no manual indica oleo 5W30 sintético, porem o proprietario anterior usava 15W40 semi sintético, na hora de trocar oleo posso voltar usar 5W30 ou continuo com 15W40?
    OBS veiculo esta com 65000 km.

    • Delton Stabelini says:

      Alex, boa tarde! Tudo bem? Sim, você pode voltar a usar o sintético, mas a primeira troca de óleo e filtro deve ser feita com uma redução de 50% do período de troca. Abraço!

  3. Thiago Santana Mendes says:

    Bom dia.
    Tenho um GM Astra 2006 e uso nele o Havoline 5W30 API SN. No manual dele diz que os tipos de óleos especificados são de classificação API-SJ, ou superior de viscosidade. É nele também aparece o óleo 5W30 que já uso nele. Posso continuar a usar o Havoline? Pois vocês são os fabricantes de óleo para a GM.
    Obrigado

    • Delton Stabelini says:

      Marcio, bom dia! Tudo bem? A Recomendação da Ford é para uso de um óleo de viscosidade SAE 5W-30, não recomendo usar um SAE 10W-40. Abraço!

    • Delton Stabelini says:

      Junior, bom dia! Quando o carro possui alta quilometragem e sempre foi realizado as manutenções e produtos recomendados, não existe motivo para usar produtos de maior viscosidade. Abraço!

    • Delton Stabelini says:

      Ramon, bom dia! O fabricante do veículo é quem define e recomenda a melhor viscosidade para derteminado modelo de motor, mantenha a recomendação do fabricante. Abraço!

  4. Max says:

    Boa noite!
    Tenho um Honda city e no manual pede o óleo 10w30 mineral e a Texaco não tem esse tipo de óleo mineral, posso colocar o 10w30 semi sintético ?

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Max! Tudo certo? Sim, você pode usar um semissintético nesse veículo o nome do produto é Havoline Semissintético SAE 10W-30 API SN. Abraço!

  5. Arlionor Viana Vasconcelos says:

    Bom dia!hoje algo que me preocupa é a futura situação que ficará no mercado os lubrificantes Texaco(chevron) já que a Ipiranga comprou no Brasil.como será nos distribuidores já que a fusão implicará em uma nova marca no mercado?como ficará então essa situação?

  6. Sidney Teixeira Silveira says:

    Prezado, a recomendação do fabricando do meu veiculo, Ford KA 2011, para o óleo da direção hidráulica é o TEXAMATIC 7045E. Entretando, estou com dificuldade para em contrar na minha cidade (Salvador-Ba), neste caso, posso usar o TEXAMATIC B como substituto.

  7. Paulo César Rodrigues Pereira says:

    Bom dia, Delton!

    Tenho moto e utilizo o óleo SAE 10W-30 conforme manual recomenda, a troca é feita a cada 1000 km.
    Moro na cidade de Cuiabá uma região muito quente, e quero utilizar um óleo onde eu possa realizar a troca a cada 2000km.

    Gostaria de saber qual óleo você possa me indicar?

    • Delton Stabelini says:

      Paulo, bom dia! Como você não mencionou a marca e modelo e também o ano de fabricação da sua motocicleta, é importante reforçar que a quilometragem é sempre definida pelo fabricante do equipamento. Exemplo: a Honda, para as motocicletas mais novas de até 150 cc, recomenda a troca a cada 4000 km dependendo do regime operacional. Verifique no manual essa informação e adote o período recomendado pelo fabricante pois é ele quem define os períodos de troca. Abraço!

  8. Tiago José de Almeida says:

    Boa noite… eu comprei um gol 1.8 ap 94, no manual pede pra usar oleo 20w40, mais esse óleo no mercado não achei…. qual óleo correto devo usar… desde já agradeço!
    Att: Tiago Almeida, Sorocaba SP.

    • Delton Stabelini says:

      Lucas, boa tarde! Tudo certo?
      As letras S e W fazem parte da nossa estratégia de marketing e significam, respectivamente, sintético e Volkswagen.
      Com relação ao óleo para os motores 1.8 litros da GM, ela é bem flexível com relação às viscosidades. A sua ideia de voltar a utilizar o SAE 5W30 deverá sim contribuir para reduzir os ruídos de tuchos e válvulas nas partidas a frio. Sugiro o óleo Havoline Ultra S SAE 5W30 API SN.

  9. Rogerio Narkevicius says:

    Boa tarde Dalton td bem minha dúvida é comprei um nissan versa 2013, no manual recomenda ole 10w40 API sn , mas na concessionária me disseram que a nissan a mudou para 5w30 API sn sintetico para todos versas não importando o ano isso não poderia prejudicar o motor posso usar este oleo ou um 5w40 um abraço.

    • Delton Stabelini says:

      Rogério, boa tarde. Tudo certo? Sempre que a concessionária lhe der este tipo de informação, peça a eles que 1) oficializem por e-mail essa informação e 2) enviem o documento emitido pela Nissan (montadora) com tal recomendação. Até que não o façam, não troque.
      Minha recomendação é, por enquanto, utilizar o Havoline Ultra S SAE 5W40, pois além de haver ganho na fase fria (lubrificação mais rápida face a redução de viscosidade neste fase), ainda será mantida a faixa SAE 40 (em fase quente) e o nível API ficará mantido no topo, ou seja, API SN.
      Grande abraço!

  10. Carlo Bogoni says:

    Olá Delton,

    Ví no próprio blog da texaco que para a escolha do óleo deve-se observar as recomendações do manual do proprietário com relação a viscosidade e base mineral, sintética ou semissintética, porém, também observei no próprio blog que um oleo sintético é superior a um semissintético, então vai minha pergunta: Se o óleo original do meu veículo é um 5w30 semissintético, posso fazer um upgrade para um 5w30 100% sintético? Obrigado

    • Delton Stabelini says:

      Carlos, bom dia! Tudo bem? Sim, você pode fazer esse “upgrade” de semissintético para sintético, mas você precisa observar também a classificação API e viscosidade além de algum requerimento exigido pelo fabricante do motor de seu veículo. Grande abraço!

  11. Manoel Tatuí says:

    Completei só o óleo do meu gol g3
    Estava com oleo mineral e eu completei com meio litro de semisintetico 10/40
    Tem algum problema? O óleo estava no prazo só um pouco baixo. Obrigado

    • Delton Stabelini says:

      Manoel, boa tarde! Tudo certo? Considerando que a viscosidade é a mesma e a classificação de desempenho API também, repor ½ litro de Semissintético no Mineral não trará nenhum problema. Abraço!

    • Delton Stabelini says:

      Itamar, bom dia! Tudo certo?
      Se o motor não está queimando óleo e nem baixando nível de óleo de motor, você pode usar o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL. Abraço!

    • Delton Stabelini says:

      Diego, bom dia! Você deve sempre observar além da viscosidade, a classificação de desempenho API e o tipo de básico. Mas acredito que esteja falando da embalagem antiga do Havoline Semissintético SAE 10W-30, ou seja somente mudou a cor da embalagem.

  12. Marcos silva says:

    Bom dia preciso trocar o óleo de um voltagem 2011 está acima de 100km o recomendado é 20w40 mas não consegui achar a tempo comprei o 15w40 havoline posso aplicar no veículo

    • Delton Stabelini says:

      Marcos boa tarde, Se o veículo for Voyage 2011, a recomendação não é SAE 20W40 e sim 5W-40, então você deve usar Havoline Ultra W SAE 5W-40 API SN. Grande abraço!

  13. Luiz Fernando says:

    olá Delton, tudo bem?
    Tenho um Clio 1.0 16v 2010 e gostaria de saber duas coisas. 1 – Qual óleo devo utilizar nesse veículo 2 – pelo que andei verificando o antigo dono não efetuou a troca e está aproximadamente 6000km atrasado, há algo que eu possa fazer além de efetuar a troca urgente?
    Agradeço a ajuda.

  14. Elton zaydan says:

    Boa noite, tenho uma máquina laminadora de alta temperatura, ela funciona com uma resistência dentro dela, junto com o óleo… qual o melhor óleo eu posso usar nela… é uma laminadora de alta temperatura

    • Delton Stabelini says:

      Elton bom dia,

      Eu preciso de mais informações para poder lhe indicar um produto:

      1) Laminadora do que? Que material é laminado?

      2) Qual é a temperatura de trabalho?

      3) Tem a marca e modelo do equipamento?

      4) Qual produto vem senso usado?

      5) essa resistência aquece o óleo a qual temperatura?

      Aguardo as informações,

      Obrigado

  15. Andre da cunha lombardi says:

    boa noite ! eu gostaria de saber se e possivel ultilazar oleo de carro em motocicletas ?
    por ex: oleo utilizado na moto 10w 30 semi sintetico sj por um tambem 10w30 semi sintetico
    sl ou sn indicado para automoveis .?
    minha duvida e , se eu utilizar um oleo indicado para automoveis com a viscozidade igual ao da motocicleta porem de classificaçao superior , nao seria vantagem?
    nas embalagens nao vi nem uma descriçao de aditivos especiais para proteçao de cambio ou embreagem que diferencie um oleo somente para moto e outro somente para carro.

    • Delton Stabelini says:

      André, bom dia!
      No passado era possível usar o mesmo óleo de motor de veículo e os de motocicletas. Os lubrificantes de veículos evoluíram na busca de economia de combustível e ficaram mais aditivados e por isso deixou de ser aplicado em Motos. Na motocicletas além do motor é lubrificado também a transmissão e embreagem. A especificação que controla a aditivação anti fricção dos lubrificantes para motocicletas é a norma JASO MA/MA2.

  16. Robson Alves says:

    Bom dia tudo bom mais uma pergunta sobre meu Fox 2011 sobre a troca do óleo q o antigo proprietário usava no motor o óleo semisintetico 15w40 e o fabricante recomenda o 5w40 não sei qnto tempo ele usa esse óleo semisintetico 15w40 será q eu posso mudar para o 5w40 sem dar quaisquer dano ao meu motor do meu Fox qual sua opinião vc tem a me falar gostaria de tirar essa dúvida se eu posso ou não fazer essa mudança na próxima troca de óleo q já está chegando. Obrigado

    • Delton Stabelini says:

      Bom dia, Robson!

      Sim você pode usar o Havoline Ultra W Pro DS SAE 5W-40 API SN Sintético, mas é necessário nas duas primeiras trocas reduzir o período pela metade, para evitar o entupimento dos filtros de óleo devido a uma maior eficiência de limpeza interna do motor quando passamos a usar um produto com ação detergente dispersante superior.

  17. Roberto Porfírio says:

    Bom dia tudo bom mais uma pergunta sobre meu Fox 2011 sobre a troca do óleo q o antigo proprietário usava no motor o óleo semisintetico 15w40 e o fabricante recomenda o 5w40 não sei qnto tempo ele usa esse óleo semisintetico 15w40 será q eu posso mudar para o 5w40 sem dar quaisquer dano ao meu motor do meu Fox qual sua opinião vc tem a me falar gostaria de tirar essa dúvida se eu posso ou não fazer essa mudança na próxima troca de óleo q já está chegando. Obrigado

    • Delton Stabelini says:

      Bom dia, Roberto!
      Sim você pode usar o Havoline Ultra W Pro DS SAE 5W-40 API SN Sintético, mas é necessário nas duas primeiras trocas reduzir o período pela metade, para evitar o entupimento dos filtros de óleo devido a uma maior eficiência de limpeza interna do motor quando passamos a usar um produto com ação detergente dispersante superior.

    • Delton Stabelini says:

      Renan boa tarde,

      O período de troca é definido pelo fabricante do veículo em função do regime operacional e essa informação também está no Manual do proprietário.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Márcio tudo bem? A GM pede que use o óleo SAE 0W-20. Óleo especificado Dexos 1 ou equivalente de qualidade API SN, ILSAC GF5 ou superior e viscosidade SAE 0W20¹.

  18. Erick da Silva Alberto says:

    Bom dia
    Delton Stabelini pode me ajudar?
    Recentemente comprei um Corsa classic 1.6 8v 2002/2003, o carro está com 135,500 km.
    Está usando óleo 20w50 semisintetico havoline API SL, quando ligo bate um pouco os tuchos até carregarem.
    A ex dona não tinha manual, qual o óleo recomendado para esse carro?
    Att

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Erick! Tudo bem? A recomendação pode ser todas as listadas abaixo com API mínimo SJ:

      SAE 5W-30

      SAE 15W-40

      SAE 20W-50

      Abraços!

  19. Erick da Silva Alberto says:

    Bom dia Delton
    Qual óleo usar em um Corsa classic 1.6 ano 2002 modelo 2003 com 135.600km, gasolina?
    Atualmente está com 15w40 havoline semi sintético.
    Já foi feito retifica de cabeçote.
    Mas me falaram que não e esse óleo e sim o 10w40 e isso mesmo ?
    Att

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Erick! Tudo bem? Segue abaixo as especificações de óleo para esse veículo.

      Pode ser: o SAE 20W-50, SAE 20W-40, SAE 15W-40 de API SL mínimo.
      Abraços!

  20. raphael todeschi says:

    Outra dúvida, quanto ao tempo de troca. No manual entendi que é a cada 10.000km ou 12 meses (sem ser a primeira vez, que é a metade dos valores). Porém, muitas pessoas comentam em realizar a troca a cada 6 meses, faz muita diferença ou é necessário para manter o bom funcionamento? Mesma coisa dizem a respeito da km, para não esperar os 10.000 e fazer por volta de 8.000km. Pode me orientar nesse ponto também?

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Raphael! Tudo bem? Usar sempre o produto que atende a especificação do fabricante do motor, portanto o correto é usar o Havoline Pro DS F Energy SAE 5W-20 API SN que é aprovado pela Ford na especificação WWS-M2C 948-B.

      Quanto ao período de troca o fabricante define os 10 mil km em função de como é o regime operacional (normal) e o tempo é se você levar menos tempo em meses para percorrer os 10 mil, deve trocar o óleo e filtro. Exemplo: Se em 3 meses você rodou os 10 mil km você deve trocar o óleo, ou se em 13 meses você rodou os 10 mil Km troque com 12 meses, sempre o que ocorrer primeiro.

      Abraços!

  21. ROBSON COSTA FERREIRA says:

    Boa tarde
    Tenho um polo 07/08 fiz uma retifica no cabeçote e o mecânico me pediu para usar 15w40 percebo que aí.entou o barulho de tucho
    Devo trocar o óleo e voltar pra 5w40

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Robson! Tudo bem?Sim volte a usar o SAE 5W-40 o tucho hidráulico vai encher mais rápido e eliminar o barulho.

      Havoline Ultra W Pro DS SAE 5W-40 API SN VW 508.88.
      Abraços!

  22. JOELD WANZELER DOS SANTOS says:

    Bom dia meu amigo. Comprei uma strada 2015/16 e o antigo dono usava o óleo 15w 40, no entanto, o recomendado é o 5w 30. Eu posso voltar a usar o 5w 30 ou permaneço no 15w 40?

  23. Alexandre says:

    Boa tarde
    Eu posso usar o óleo SAE 5W-30 Sintético pro DS – API SN no C3 2017 1.2 motor puretech ou seria outra a indicação?
    Fiz a troca hoje por indicação na oficina e realmente fiquei com dúvida.
    Obrigado.

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Igor! Tudo bem?

      Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 API SN e o período de troca, dependerá de como é o regime operacional do veículo essa recomendação pode ser encontrada no manual do veículo.
      Abraços!

  24. Danilo dos Santos Pereira says:

    Tenho um grand Siena 1.0 no manual pede o olé 5w 30 sintético e ele está com 195.000km
    Eo mecânico disse que era pra mim usar o óleo 15w 40 semi sintético posso usar mesmo esse óleo 15w 40 ?

  25. Rafael Meskelis says:

    Tenho uma Quantum 1.8 1986. No manual na época indicava o uso do 20W40. Hoje ela está com 255mil km. Só encontro ou 15W40 ou 20W50, qual sua opinião na hora de escolher? Obrigado pela atenção e pelas duvidas esclarecidas!

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Rafael! Tudo bem?
      Use o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL, temos certeza que ele vai atender as suas necessidades!
      Abraços

  26. Vanessa says:

    Boa noite.

    Tenho um clio iv 0.9 tce a gasolina. Costuma ir sempre a Renault e costuma sempre levar óleo 5w40 rn 0710 e desta vez puseram 5w30 rn 17. Há algum problema ou não faz diferença?
    Obrigada

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Vanessa! Tudo bem?
      Se a concessionário Renault colocou um produto SAE 5W-30, pode ficar tranquila, pois eles são os responsáveis pela manutenção e bom desempenho dos veículos Renault.
      Agradecemos o comentário!

  27. Amderson Adão aparecido pereira says:

    Boa tarde meu carro está usando 15w40 no meu gol G4 mais o manual pede 5w 40 mais eu comprei ele veio já com esse e já estava colocando 15w40
    Estou querendo mudar pra o oleo 5w40 tem algum problema

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Anderson. Tudo bem?
      Pode ficar tranquilo! Você pode mudar para a viscosidade SAE 5W-40 sem nenhum problema.
      Agradecemos o contato!

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Wagner! Tudo bem?
      A natureza semissintética ou sintética poderá ser aplicada no câmbio de seu veículo, verifique também no manual a viscosidade e classificação de desempenho API e requerimentos da própria Volkswagen. Ok?
      Agradecemos o comentário!

  28. Hugo William says:

    Gostaria de saber se posso continuar usando o 5w40.
    Meu carro é Vectra 2.2 16v
    Já uso esse óleo a um tempo, e nunca me deu problema, gosto dá tecnologia sintética, porém me surgiu essa duvida se a aplicação é correta, pois não achei nada especifico.
    No manual Brasileiro do carro, por se tratar de ser ” antigo ” não consta a possibilidade de fazer uso de óleo sintético, porém consultando em tabelas pelo mesmo código de motor em outros países, consegui achar a aplicação deste mesmo óleo lubrificante, por isso a duvida.
    Obrigado.

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Hugo! Tudo bem com você?
      Sim, pode usar lubrificantes sintéticos, mas respeite sempre o período de troca definido pelo fabricante em função do ano de fabricação do seu veículo. Ok?
      Agradecemos o comentário!

  29. Bom dia.
    Eu tenho o automóvel Saveiro g6 1.6 08 válvulas 2014, eu notei o vazamento de óleo pela tampa e também o na vareta estava no meio do nível da quantidade de óleo, o que eu questiono se este nível prejudicou a lubrificação dos componentes internos do motor . Eu troco óleo e filtro a cada 5000 km.

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Carlos Alberto. Tudo bem? Muito provável que tenha colocado óleo acima do nível máximo da vareta e por isso começou a vazar pela tampa. Já a vareta possui dois níveis (máximo e mínimo) o correto é manter no meio entre essas duas marcações.

  30. Cleber Dellatorre Vechiatto says:

    Halvoline Premium 20w50 mineral possui um Índice de viscosidade a 100° superior entre alguns concorrentes (segundo próprios laudos), inclusive o que utilizo atualmente. Desta forma, essa superioridade seria benéfico para um motor antigo a ar de uma Honda CBX 750f, que funciona em uma temperatura um pouco mais elevada? Ou é algo não tão importante ao sistema mecânico?
    Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo trabalho.

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Cleber! Tudo bem? Primeiramente, precisamos melhorar o entendimento sobre o Índice de Viscosidade. Em todos os lubrificantes fazemos a leitura da viscosidade a 40C e 100C pelo método ASTM D-445. Já o Índice de Viscosidade é uma outra característica. Ele é representado por um número que quanto maior, menor será a variação da viscosidade em função do aumento de temperatura. Portanto, já respondendo a sua pergunta, usar um óleo de maior índice de viscosidade é sempre benéfico para a lubrificação do motor, pois não permite uma grande variação da viscosidade do óleo com o aumento da temperatura operacional, garantindo assim o filme lubrificante.

  31. Sidney Dalvi says:

    KIA Sorento 2012 V6 3.5
    A montadora recomenda 5w30. Posso usar 0W30 perfeitamente, mas poderia usar o 0W20 na falta da primeira opção? Não pretendo trocar as viscosidade a cada troca de óleo.

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Sidney! Tudo bem? Recomendamos manter sempre a viscosidade na fase quente e reduzir, se desejável, a viscosidade na fase fria, ou seja, sair do 5W para 0W pode ser feito. Sempre usar a viscosidade recomendada pelo fabricante.

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