Lubrificação de motores: evite falhas comuns

A lubrificação de motores é um dos fatores mais importantes quando o assunto é uma boa manutenção preventiva.

O motor do veículo precisa de cuidados especiais. Quando realizada corretamente, a manutenção preventiva é capaz de aumentar sua vida útil, melhorar o desempenho e, até mesmo, auxiliar na economia de combustível.

A prevenção de danos e falhas potenciais em equipamentos está associada a uma série de fatores, que vão desde as especificações de projeto até questões relacionadas à operação e à manutenção dos materiais.

Um dos principais fatores em um plano adequado de manutenção preventiva é o uso de óleo lubrificante de qualidade e a troca de óleo realizada nos intervalos recomendados pelo fabricante.

 

A seguir, conheça as falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores e como prevenir para que elas não aconteçam.

Confira!

Para que serve a lubrificação de motores?

O motor dos veículos é composto por diversas peças móveis. Durante o funcionamento, o atrito entre as peças e as altas temperaturas podem causar desgaste nos componentes do motor.

O papel do óleo lubrificante é formar uma camada protetora entre essas peças móveis, diminuindo o atrito. Além disso, produtos de qualidade, como a família de lubrificantes Havoline, possuem aditivos especiais que ajudam com outros aspectos da manutenção. Por exemplo:

  • Limpeza do motor
  • Refrigeração do motor
  • Proteção
  • Durabilidade
  • Economia de combustível

Ou seja: a lubrificação de motores, quando feita com os produtos corretos, pode fazer com que o veículo funcione melhor, por mais tempo e de maneira mais econômica.

O que pode acontecer se o motor não for lubrificado corretamente? 

Como explicado no tópico anterior, o óleo lubrificante protege o motor de danos causados pelo atrito entre as peças. O atrito excessivo faz com que partículas de metal se soltem das peças do motor, causando o acúmulo de impurezas e uma possível oxidação no óleo.

Essas impurezas podem ocasionar problemas, como formação de borra e entupimento. Por sua vez, isso pode acarretar o superaquecimento no motor, ou mesmo fazer com que ele precise de mais “esforço” para fazer seu trabalho, consumindo mais combustível.

Veja alguns problemas comuns causados pela falta de lubrificação de motores:

  • Consumo excessivo de óleo
  • Desgaste excessivo de peças
  • Formação de depósitos
  • Alteração na pressão do óleo: alta, baixa, variando e nula
  • Dificuldade na partida
  • Corrosão química devido à formação de ácidos
  • Oxidação do lubrificante e formação de borra

O que pode causar problemas na lubrificação de motores?

Na maioria das vezes, os problemas na lubrificação de motores são causados pela manutenção inapropriada do veículo.

Infelizmente, é muito comum que motoristas negligenciem a data da troca de óleo ou optem por utilizar produtos mais baratos e que não atendem às recomendações do fabricante.

Por isso, é fundamental ressaltar para seus clientes a importância de usar óleo lubrificante de qualidade e respeitar os períodos de troca recomendados. Explicar sobre o funcionamento do motor e as características do óleo lubrificante é uma ótima forma de fazer isso.

Além da manutenção imprópria, outras causas comuns associadas a problemas na lubrificação de motores são:

  • Erros de projeto ou de especificação
  • Erros de fabricação e montagem
  • Operação imprópria

Como prevenir o aparecimento de falhas ligadas à lubrificação de motores?

A melhor forma de evitar problemas ligados à lubrificação de motores, sem dúvidas, é manter a manutenção preventiva em dia.

Os danos causados pela lubrificação inadequada são frequentemente muito mais custosos para o proprietário do veículo do que a troca de óleo – sem contar que são muito mais difíceis de consertar.

Por isso, sempre lembre os seus clientes de que a troca de óleo deve ser feita em função do regime operacional do veículo, essa informação encontra-se no manual do proprietário e é subdividida em condições normais e severas de uso.

É fundamental também selecionar o tipo certo de lubrificante para o carro. O manual do fabricante, normalmente disponível on-line, pode oferecer informações detalhadas sobre a viscosidade SAE adequada, por exemplo.

No caso de o cliente não possuir o manual em razão do carro ser mais antigo, você deve estar preparado para responder às suas dúvidas. Por isso, é importante entender as características do lubrificante.

Conclusão

A maioria das falhas em automóveis está ligada à manutenção inadequada. Infelizmente, ainda é comum encontrar pessoas que não dão a devida atenção a processos importantíssimos, como a troca de óleo frequente.

A lubrificação de motores é assunto sério – e deve ser tratado como tal. Por isso, não deixe de lembrar seus clientes dos períodos adequados para a troca. Além disso, recomende que usem o melhor óleo lubrificante possível, sempre seguindo as recomendações do fabricante.

Óleos lubrificantes de qualidade, com a viscosidade adequada e os melhores aditivos, podem fazer muito por um motor. Veja alguns dos benefícios de usar produtos Premium, como a família de óleos lubrificantes Havoline:

  • Proteção das peças do motor
  • Maior desempenho
  • Aumento da vida útil do motor
  • Evita a formação de borra e o processo de oxidação do óleo
  • Limpeza interna do motor
  • Economia de combustível, já que o motor precisa de menos “força” para funcionar

 

Agora você já sabe o quão importante é contar com o melhor óleo lubrificante do mercado na sua oficina!

Que tal aprender ainda mais sobre como oferecer o melhor serviço na sua oficina? Confira outros conteúdos que separamos para você:

Continue acompanhando nosso blog! Aqui, você sempre encontra as últimas novidades da área e as melhores dicas para fazer seu negócio decolar!

Lubrificação de motores: evite falhas comuns

Texaco Lubrificantes: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco Lubrificantes dá a força que seu varejo precisa. Com o T de Tradição e Tecnologia que só a Texaco tem, sem negócio vai mais longe! Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso. Fale com um distribuidor autorizado!

5 comments

  1. Alberto Mengawako says:

    Oi Senhor Delton Stabelini. Eu sou Angolano e gostei muito da tua abordagem, estou fazendo o meu traballho de fim de curso com o tema Sistema de Lubrificação em motores de combustão interna, e gostaria muito que mi desses uma ajuda. Quero um resumo sobre o tema para mim entender entender melhor. Muito obrigado Senhor Delton Stabelini.

    Este é o meu Imail: mengawako1995@hotmail.com

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.