Tudo sobre ferramentas para oficina mecânica

As ferramentas para oficina mecânica representam uma parte importante do seu negócio. Todo bom mecânico necessita de bons equipamentos para ter confiança ao realizar algum serviço.

Além disso, não cuidar das ferramentas significa perder um bom dinheiro com instrumentos que ficam desaparecidos ou quebram por mau uso.

Não dê bobeira. De pouco em pouco, é bastante dinheiro que vai descendo pelo ralo. Em tempos de finanças apertadas, qualquer despesa a mais pode fazer falta.

Então, confira nesse artigo tudo sobre ferramentas para oficina mecânica.

Organização para aumentar a vida útil das ferramentas

Uma ótima prática de administração para minimizar custos do seu negócio é ter cuidado com o patrimônio. As ferramentas para oficina mecânica devem ser conservadas para que durem mais. Assim, você evita gastar com compra de novos materiais.

Tenha um local específico para guardar as ferramentas utilizadas pela equipe e certifique-se de limpar todas as peças ao final do dia. Isso aumenta muito a vida útil delas.

Os painéis são uma ótima opção para organizar ferramentas para oficina mecânica. Além de ajudar a manter a organização, você mesmo pode produzi-los. Veja neste vídeo como montar um painel para armazenar suas ferramentas.

Utilize ferramentas e equipamentos de qualidade

O seu negócio deve sempre buscar a satisfação dos clientes. Entregar serviços bem feitos dão credibilidade ao seu empreendimento e faz com que os clientes retornem. Entretanto, você deve fornecer ferramentas e equipamentos de qualidade à sua equipe para que isso aconteça.

As ferramentas para oficina mecânica são parte vital no processo de realização das ordens de serviço. Por isso, você deve investir em qualidade quando o assunto for ferramentas e equipamentos.

Contar com itens de baixa qualidade pode trazer muitos problemas ao seu negócio. Normalmente a vida útil desses produtos é menor. Por isso, talvez economizar num primeiro momento pode significar um gasto maior lá na frente. Ferramentas de qualidade dão confiança ao mecânico e, inclusive, aceleram o processo de entrega dos serviços.

Imagine que sua equipe de colaboradores está realizando uma troca de pneu e o compressor de ar se encontra com defeito. Até que você solucione este problema, talvez seu cliente fique impaciente e perca a credibilidade na sua oficina. Assim, a experiência não foi a melhor possível e um retorno a sua loja é improvável nesse caso.

Capacite seus funcionários

Outro fator importante é ter a equipe de funcionários sempre apta a realizar todo tipo de serviço que sua oficina oferece. Por vezes, você irá investir em novos equipamentos, comprar novas ferramentas para oficina mecânica e seus colaboradores devem saber como lidar com essas novidades.

Imagine que você aumentou a gama de serviços que seu negócio oferece e agora você irá trabalhar, também, com manutenção e reparo de ar-condicionado. As ferramentas e equipamentos utilizados para esse tipo de serviço são diferentes.

Vale a pena você apostar em seus colaboradores e financiar cursos de capacitação, por exemplo. A longo prazo você pode colher bons frutos com uma equipe qualificada. Seus clientes irão perceber a eficiência do serviço e isso trará confiança em retornar numa outra oportunidade.

A Texaco, pensando em oferecer os melhores produtos e conhecimento para seus parceiros, criou o Oficinas do Futuro, projeto de capacitação 100% on-line e gratuito para donos de oficinas e reparadores.

As aulas abordam variedades de conteúdos, como: incentivos de venda e equipe, gestão financeira, coaching profissional e informações sobre a performance dos produtos da marca, entre outros.

Saiba tudo sobre as demandas de serviço da oficina

Um dos pontos principais da sua gestão é mensurar e entender tudo sobre as demandas do seu negócio.

  • Quais são os serviços mais solicitados pelos clientes?
  • Quanto tempo você gasta com esses serviços?
  • Quais ferramentas são necessárias para prestar os serviços?
  • Quanto tempo dura a vida útil de cada ferramenta?

Ter a noção exata das demandas da oficina vai te ajudar a planejar melhor as questões que envolvem ferramentas e equipamentos. Você pode, por exemplo, saber quanto dinheiro deve ser guardado para que, algum tempo depois, sejam comprados novos materiais. Ter previsões de investimentos contribuem fundamentalmente para uma gestão financeira otimizada.

Utilizar produtos de qualidade, investir na capacitação da equipe de colaboradores e organizar os materiais da oficina proporcionam ganhos ótimos para a sua oficina. Entender o fluxo de serviço e mensurar bem as demandas traz ainda mais benefícios à sua gestão. 

Em nosso blog, você encontra conteúdos para ajudar em sua jornada de informação e estimular o desenvolvimento do seu negócio.

Tudo sobre ferramentas para oficina mecânica

Texaco: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco dá a força que seu varejo precisa. Com nossos produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro. Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso. Fale com um distribuidor autorizado.

One comment

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.