Falta de lubrificação do motor e suas consequências

A lubrificação eficiente é indispensável para a preservação e o bom funcionamento de motores à combustão. Ela potencializa a performance do motor, tornando-o mais eficiente e durável.

A falta de lubrificação do motor, por outro lado, pode desgastá-lo e causar sérios problemas se a manutenção não for realizada ao primeiro sinal de adversidade.

Para entender o que pode originar o problema no motor, trouxemos algumas das principais causas. Confira:

  • Formação de borra: acontece quando o óleo se deteriora quimicamente devido à baixa qualidade dos óleos básicos e/ou falta de aditivação antioxidante ou contaminação.
  • Viscosidade alta na partida a frio: a viscosidade inadequada do óleo pode afetar a lubrificação na partida a frio e aumentar o desgaste no motor.
  • Baixo nível de óleo: o consumo excessivo de óleo pode acontecer devido a folgas excessivas entre o anel e a camisa e/ou vazamento externo. Logo, é importante checar o nível do óleo com regularidade.
  • Corrosão: acontece quando o enxofre do combustível e do óleo básico do lubrificante encontra-se com água no cárter, reagindo e gerando o ácido sulfúrico, que ataca os metais. Usar óleo lubrificante de qualidade e trocar o óleo no tempo adequado evita esse ataque corrosivo dentro do motor.
  • Desgaste das peças: embora seja inevitável este acontecimento, cuidar bem do motor e escolher o lubrificante adequado pode reduzir o desgaste acentuado das peças do motor. Caso contrário, pode acontecer antes do “previsto” por diversos fatores, como usar lubrificantes de baixa classificação de desempenho, baixa quantidade de óleo na lubrificação ou contaminação do óleo.
  • Pressão do óleo anormal: com relação ao lubrificante, a perda de pressão do óleo pode envolver a diluição de combustível no lubrificante, baixa de nível de óleo no cárter, alteração da viscosidade do óleo, problemas com o sensor de pressão e temperatura, por exemplo.

Impacto da falta de lubrificação no motor

O óleo pode causar impacto negativo ao funcionamento do motor a partir de complicações, como o acúmulo de partículas contaminantes e a perda de propriedades de lubrificação. Por isso, é importante recomendar que o condutor não espere que o óleo ultrapasse o período de troca e nunca utilize lubrificante de baixa ou inferior classificação de desempenho requerida pelo fabricante do motor, pois há consequências negativas para o funcionamento do veículo.

Como é possível detectar o problema? Alguns veículos mais modernos contam com tecnologia embutida que possibilita diagnósticos em relação à qualidade do óleo e falta de óleo no motor.

Mas, na maioria dos veículos, é necessário verificar o nível de óleo de forma manual e frequente. É importante não “confiar” apenas na luz que acende no painel, pois ela não costuma ser o suficiente para trazer esse tipo de alerta. Outro indício em relação às adversidades com o óleo lubrificante são os barulhos que podem surgir no motor do veículo.

A importância da troca de óleo

Conforme vimos no vídeo acima, o óleo lubrificante é responsável por manter o motor em seu perfeito funcionamento, minimizando o desgaste, limpando o motor e refrigerando-o.

Caso o óleo esteja vencido e sujo, esses problemas poderão contribuir para o desgaste dos componentes do motor, o que irá afetar o desempenho do automóvel até que ele pare de funcionar.

Por isso, a manutenção preventiva é muito importante, assim como estar sempre de olho no nível do óleo para que o motor não funcione com a quantidade de lubrificante abaixo da recomendada.

Por fim, para a melhor performance do motor, é necessário que seja utilizado o melhor óleo lubrificante, ou seja, aquele que possui as características adequadas às necessidades do veículo, seguindo as recomendações do fabricante.

Conclusão

É indispensável para o melhor desempenho do veículo a escolha do óleo lubrificante ideal somada à manutenção adequada, pois isso evitará a falta de lubrificação no motor.

Logo, oriente o seu cliente a estar sempre de olho neste aspecto para que não surja adversidade. A prevenção sempre sairá mais barata do que a correção do problema.

Para te ajudar, listamos alguns artigos sobre o assunto que podem ser úteis. Confira!

Em caso de dúvidas, você já sabe: compartilhe conosco por meio dos comentários!Falta de lubrificação do motor e suas consequências

Texaco Lubrificantes: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco Lubrificantes dá a força que seu varejo precisa.

Com os produtos da Texaco, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro. Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso. Fale com um distribuidor autorizado.

 Lubrificantes têm que ter o T de Texaco

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.