Procurando dicas para aprimorar o espaço para o cliente na oficina?

Não importa o setor no qual você trabalhe: o atendimento ao consumidor é muito importante para seu sucesso. Possuir um espaço para o cliente aguardar dentro da sua oficina agregará muito valor ao seu negócio!

Os clientes buscam mais do que um bom serviço. Eles querem ter uma boa experiência com o atendimento durante sua estadia no seu estabelecimento.

Quer mais dicas para proporcionar um atendimento cada vez melhor? Leia também este conteúdo que preparamos sobre o assunto!

Por que ter um espaço para o cliente na oficina?

O tempo em que oficinas mecânicas eram ambientes desorganizados e cheios de óleo já está perdido no passado.

Hoje, você precisa contar com um espaço limpo, organizado e atrativo – tanto para os clientes aguardarem com conforto e segurança quanto para aumentar a produtividade da sua equipe.

O espaço para o cliente na oficina é uma ótima oportunidade, já que melhora a experiência dele e, além disso, você pode utilizar esse tempo a seu favor – divulgando outros serviços, por exemplo.

Espaço para clientes em oficinas que oferecem serviços rápidos

É comum encontrar entre donos de oficinas a ideia de que, se você oferece apenas serviços rápidos, não é necessário preparar um espaço para clientes na oficina.

No entanto, é muito mais comum que as pessoas esperem esse tipo de serviço terminar no seu estabelecimento.

Por exemplo, se um cliente souber que precisará esperar três horas pelo serviço, é provável que deixe a oficina e volte no final do período. Já em um serviço de 30 minutos ou menos, é bem certo que ele queira esperar.

Essa é uma ótima oportunidade para apresentá-lo sua gama de serviços disponíveis, informá-lo sobre uma promoção ou mesmo sobre os intervalos adequados de manutenção e revisão.

Outra forma de divulgar seus serviços é disponibilizando panfletos informativos. Lembre-se de oferecer informações técnicas e outros materiais educativos. Afinal, muitos deles adorariam entender mais sobre seus veículos.

Se o seu cliente entender melhor seu negócio, fica muito mais fácil explicar a necessidade de serviços específicos.

Quais os principais benefícios de ter um espaço para o cliente na oficina?

Preparar um ambiente para o cliente na oficina pode trazer muitos benefícios para seu negócio.

Veja os principais: 

  • Fidelização: uma das principais vantagens de dedicar atenção à experiência do cliente em sua loja é que, se eles se sentirem bem atendidos, é certo voltarem. Pense bem: se precisassem escolher entre duas oficinas próximas, com serviços de qualidade similar, logicamente procurariam a loja onde foram mais bem tratados, certo? 
  • Retorno: clientes que sempre voltam para uma oficina significam uma receita praticamente confirmada. Afinal, veículos precisam de manutenção regular, normalmente em intervalos previsíveis de tempo. Nada como a regularidade dos clientes para a saúde financeira do seu negócio.
  • Indicações de seu estabelecimento: clientes felizes não apenas voltam – eles indicam. Confiar em alguém para mexer no seu carro não é tarefa fácil. Por isso, a maioria das pessoas busca indicações de oficinas com amigos e familiares. Manter seus clientes satisfeitos significa que toda a rede de amigos deles saberá sobre isso!
  • Valorização do cliente: a experiência do cliente é uma das partes mais importantes do seu atendimento. Com um espaço para o cliente na oficina, você mostra que, além de se dedicar a fazer um bom trabalho, você valoriza seus clientes e se importa com o conforto e segurança deles!

O que um espaço para o cliente na oficina deve ter?

Agora que você já sabe a importância de um espaço para o cliente na oficina, é hora de pensar em como montar o seu.

Certifique-se de contar com assentos confortáveis e limpos, um ambiente com iluminação agradável e bem organizado.

Você pode utilizar materiais de divulgação e outros tipos de pôsteres se procura algo simples. Ou até mesmo buscar algumas imagens de decorações em oficinas na internet se precisar se inspirar.

Outra dica é oferecer algumas formas para que eles passem o tempo. Veja algumas dicas:

  • Televisão
  • Revistas e jornais
  •  Música
  • Wi-Fi grátis (não se esqueça de deixar a senha em uma placa visível!)

Caso queira tornar a estadia deles ainda mais agradável, você pode também deixar bebidas e lanches disponíveis. Independentemente do que será oferecido, é essencial que você designe um funcionário para cuidar da reposição dessas bebidas e alimentos: nada de café antigo ou revistas do ano passado! Isso dá a impressão de desleixo e é pior do que não ter algo a oferecer.

Conclusão

Em um cenário de mercado tão competitivo, todos os diferenciais que seu negócio puder oferecer são vitais. E a experiência do cliente é em que você deve focar seus esforços!

Oferecer um ambiente para o cliente na oficina pode fazer toda a diferença no seu atendimento. Contar com assentos confortáveis, Wi-Fi e café para esperar os serviços certamente agradará aos seus clientes e às suas possíveis indicações!

Quer ainda mais dicas para continuar melhorando seu negócio? Leia também estes outros artigos que preparamos para você:

Procurando dicas para aprimorar o espaço para o cliente na oficina?

Texaco Lubrificantes: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco Lubrificantes dá a força que seu varejo precisa. Com seus produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro! Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso! Fale com um distribuidor autorizado!

4 comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.