Vender mais na oficina: 10 dicas para aumentar os lucros

Vender mais na oficina é um dos principais objetivos dos empreendedores do segmento. Quer descobrir como vender mais na oficina e aumentar os lucros?

Criar meios para vender mais na oficina nem sempre é tarefa simples. Com o País atravessando um momento de crise financeira, aumentar o faturamento pode parecer impossível. No entanto, com planejamento e estratégias certas, você pode sim aumentar o seu lucro e vender mais na oficina.

Criar diferenciais para a sua oficina e fazer bom trabalho de divulgação são dois pontos que podem fazer toda a diferença no faturamento. Mas, na hora de planejar essas ações, é normal que surjam dúvidas.

Neste artigo, você confere 10 dicas incríveis para ajudá-lo a vender mais na sua oficina. É só continuar lendo para conferir:

1: Serviços diferenciados

Ofereça diferentes tipos de serviço para garantir conveniência para seus clientes enquanto aumenta o valor do ticket.

A melhor forma de ampliar a rentabilidade da oficina é realizar outros tipos de atendimentos.

Se você já trabalha em duas ou três áreas, como funilaria/lanternagem, troca de óleo e suspensão, tente ir além. Busque especialização em outra área, como ar-condicionado, elétrica, polimento cristalizado, lavagem e polimento, limpeza do interior do carro etc.

A variedade maior de serviços tornará sua oficina muito mais atrativa. Afinal, na correria da rotina, a maioria das pessoas prefere resolver todos os problemas em um lugar só. Além disso, essa é uma maneira infalível de vender mais, uma vez que o cliente pagará por mais de um serviço.

2: Qualificação

Equipe de profissionais qualificados é um diferencial incrível para a oficina.

Um fator que traz muita credibilidade para a oficina e torna o cliente mais suscetível à compra de serviços é a qualificação. Afinal, ninguém quer entregar o carro para qualquer pessoa e correr o risco de imprevistos no futuro.

Nas paredes do estabelecimento, você pode colocar certificações de cursos realizados pela equipe. Dessa forma, fica claro que todos estão aptos a realizar os serviços que você oferece. Também podem ser usados crachás mostrando a área de atuação de cada funcionário. Isso deixa evidente a organização do grupo: cada um tem uma função específica dentro da oficina.

Outra forma de ganhar mais credibilidade é mostrar aos clientes os adesivos de homologação dos produtos utilizados nos serviços. Ter a confiança dos seus clientes é essencial para vender mais na oficina.

3: Prazos

Para fidelizar clientes e vender mais na oficina, não deixe de respeitar os prazos combinados.

É muito comum que clientes deixem de voltar em uma oficina quando a entrega do veículo atrasa. Novamente, é uma questão de confiança: seu cliente se planejou para pegar o carro na data e hora marcada. Muitos relatos mostram que é comum as oficinas não cumprirem com os prazos de conclusão dos serviços.

Por isso é importante montar um planejamento viável, no qual será possível entregar o veículo na data combinada. Caso o serviço seja realizado com qualidade e entregue no prazo, seu cliente sairá satisfeito e provavelmente retornará em ocasiões futuras. Além disso, clientes felizes costumam indicar a loja para familiares e amigos. 

4: Qualidade no serviço

Entregar sempre um serviço de qualidade é essencial para vender mais na oficina.

Mais do que entregar um serviço de forma ágil, ele tem que ser entregue com qualidade. Não adianta se esforçar para resolver o problema rapidamente e entregá-lo de modo inacabado.

Faça testes e procure por outros defeitos que possam surgir. Busque minimizar as possibilidades de o cliente retornar à oficina reclamando de um serviço que foi mal executado.

Serviços sem qualidade não afetam apenas a imagem da sua oficina. Além de o cliente deixar de confiar na sua equipe e espalhar que não gostou do serviço, o retrabalho consome tempo. Consertar um serviço malfeito é usar tempo que poderia ser dispensado a um novo cliente.

O tempo do seu cliente também é prejudicado: ele precisará passar mais dias sem o veículo. Isso tudo é péssimo para a forma que os clientes enxergam sua marca.

5: Redes Sociais

As redes sociais são uma ferramenta incrível para quem quer vender mais na oficina.

Boa forma de atrair novos clientes e vender mais na oficina é por meio de estratégias de marketing digital.

Redes sociais, como Facebook e Instagram, podem ajudar muito na divulgação, possibilitando que mais pessoas saibam sobre a oficina. O alcance desse tipo de plataforma é surpreendente.

Além disso, as redes sociais também trazem opções de relacionamento com o cliente. Por meio das páginas, é possível fazer entrega de material informativo, divulgação de promoções e outros tipos de conteúdo. Essa é também uma ótima ferramenta para receber feedback dos seus clientes.

Milhões de brasileiros são usuários dessas redes sociais e isso evidencia a importância de se fazer presente nesses meios.

6: Site

Atualmente, ter um site é extremamente importante. Mesmo com o avanço das redes sociais, como Facebook e Instagram, o site ainda é o local em que a sua empresa pode mostrar a sua essência. As redes sociais não oferecem autonomia sobre os layouts, fluxos de páginas, entre outras características de navegação.

Busque montar um site que explique qual o serviço prestado, disponibilize conteúdo atrativo e entregue algum valor a quem está lendo. Isso fará com que os seus clientes se interessem mais por aquilo que você faz e pelo serviço que você presta.

Se quiser dicas para fazer sua oficina aparecer no Google, leia este outro post do blog.

7: Youtube

O YouTube pode ser um canal de divulgação incrível para ajudar a vender mais na oficina.

O empreendedor Alexandre Dias Generoso, proprietário da Oficina High Torque, localizada em BH, criou um mecanismo de divulgação incrível. E o melhor, ele pode ser aplicado em qualquer outra oficina. Com esse modelo, é possível passar uma imagem de credibilidade entregando informação aos seus clientes.

A grande ideia de Alexandre foi fazer vídeos de alguns serviços prestados em sua oficina. Sem grandes orçamentos e produções, os vídeos foram disponibilizados em um canal de YouTube.

O legal da iniciativa é que ela cria interatividade entre a marca e o consumidor. É possível acompanhar como é feito esse tipo de serviço e entender melhor o que está contratando.

Outro fator relevante é a credibilidade que o vídeo passa. Ali os conhecimentos da equipe são evidenciados. Dessa forma, o consumidor tem a certeza de que a equipe que está cuidando do seu veículo é capacitada para executar as tarefas.

8: Parcerias para vender mais na oficina

Montar parcerias é uma boa medida para vender mais na oficina. Esteja inserido em grupos que utilizam o tipo de serviço que você oferece. Taxistas, motoristas de aplicativos e locadoras de veículos, por exemplo, necessitam de número considerável de serviços automotivos. Logo, uma parceria com o sindicato dos taxistas, cooperativas ou grupos de motoristas pode ser uma estratégia lucrativa.

Esse tipo de parceria também oferece benefícios indiretos. Como a necessidade desse tipo de atendimento no setor é muito alta, bons trabalhos são divulgados para muito mais pessoas. É possível, até mesmo, que o taxista traga seu carro particular para algum reparo. Afinal, já conhece sua oficina e confia na qualidade do seu serviço.

9: Preços

Para vender mais na oficina, os seus preços precisam ser competitivos.

Pode ser contraintuitivo, mas acredite: para vender mais na oficina, é melhor ganhar no volume do que de uma vez só. Com preços atrativos, você certamente vai conquistar mais clientela ou mais serviços com o mesmo cliente. Se cobrar muito por um único trabalho, provavelmente ganhará apenas aquele serviço, além de ficar com má fama.

O valor cobrado deve suprir os custos daquela tarefa e ter um percentual de lucro satisfatório, mas não abusivo. Dessa forma, o cliente ficará satisfeito e irá se sentir confiante ao contratar sua oficina para solucionar problemas futuros.

Se você optar por fazer o contrário, o cliente tende a se sentir explorado e a criar uma imagem negativa da empresa. Desse modo, além de não voltar e não fazer recomendações, é possível até mesmo que ele poste reclamações na internet, afetando muito sua marca.

10: Atendimento ao cliente

Um dos maiores diferenciais para vender mais na oficina é o atendimento ao cliente.

O número de oficinas que perdem clientes devido a um atendimento ruim, infelizmente, é muito grande. Não é preciso ir muito longe nem bajular demais. Apenas ser educado, solícito e paciente com seus clientes já faz toda a diferença.

Esse cuidado fará com que eles se sintam parte do processo e adquiram confiança no trabalho prestado pela oficina.

Vale a pena também cuidar para que as conversas entre os funcionários não tenham caráter ofensivo, tornando o ambiente desagradável para mulheres, idosos e crianças. Afinal, você não quer afastar mais da metade dos seus clientes em potencial. Certifique-se de que todos se sintam confortáveis em sua loja.

Um ambiente limpo e organizado também traz credibilidade. Além disso, alguns “mimos” podem ser oferecidos para melhorar ainda mais a experiência do cliente. Servir um café e disponibilizar rede Wi-Fi, por exemplo, não custa tanto e pode ser um fator muito positivo. Atender bem o seu cliente vai diferenciar você da concorrência.

Cuide para não confundir educação com bajulação. Elogiar demasiadamente ou fazer comentários desnecessários pode gerar desconfiança e desconforto aos clientes.

Com o cliente satisfeito, abre-se oportunidade para vender mais na oficina. Não deixe de identificar outros serviços necessários ao realizar o primeiro trabalho. Mas atenção: não estamos falando em criar problemas que não existem. No entanto, como está em constante uso, um carro sempre apresenta algum tipo de reparo em potencial.

Deixar um cartão ou telefone de contato para revisões futuras pode ser uma boa estratégia não invasiva. Não deixe de informar o cliente dos serviços que precisam ser feitos, mas cuidado para não parecer que você está tentando forçar a venda.

Conclusão de como vender mais na oficina

É possível vender mais na oficina apenas utilizando técnicas simples e trazendo hábitos melhores para o ambiente de trabalho.

Com este artigo, você descobriu 10 práticas incríveis para ajudá-lo a aumentar as vendas e lucros. Deu para ver que existem muitas formas de alcançar as metas e vender mais na oficina, não é? Incorporar todas essas dicas no dia a dia da sua loja vai gerar resultados ainda mais satisfatórios, já que elas se complementam muito bem!

Se quiser outras dicas para vender mais na oficina e sair na frente da concorrência, leia também estes outros posts no blog:

E você? Quais são as suas estratégias para criar diferenciais para o seu negócio e vender mais na oficina? Deixe sua opinião sobre o assunto nos comentários e aproveite para perguntar se ficou com alguma dúvida.

Veja também o e-book guia de sucesso para serviços automotivos. Ele é bem completo e vai te ajudar ainda mais.

Vender mais na oficina: 10 dicas para aumentar os lucros

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16 comments

    • Delton Stabelini says:

      Rui esta decisão é muito pessoal/regional, te recomendo pesquisar localmente, conversar com seus funcionários e clientes para ver o que é mais relevante para o seu público.

  1. Bruno César Braga da Rocha says:

    Bom Dia!!
    Muito bom os 10 tópicos, agregar cada um cuidadosamente ate porque eu trabalho sozinho na minha Elétrica e Mecânica, estou começando na área ja tem 2 anos, sempre estou procurando trazer novidades para os clientes, comodidade e mimos, como uma ducha em seus carros, as vezes algum brinde, um atendimento excelente, enfim vou sempre estar aplicando essas dicas do blog e acompanhar as atualizações. Obrigado!!!

  2. Leonardo Inácio Nunes says:

    Conteúdo de valor! Porem não concordo com a especialização em outros setores, na minha opinião cada macaco tem que ficar no seu galho!!!

  3. Muito relevante e interessante seu artigo,dicas muito top de seguir para obter resultados. Tenho um blog que indico um curso de elétrica automotiva on-line muito bom, se profissionalizar é muito importante!

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