Curso de mecânica automotiva: mantenha-se sempre atualizado

Um curso de mecânica automotiva pode ser uma ótima opção para quem quer levar alguns importantes diferenciais para sua oficina mecânica.

Educação e conhecimento nunca são demais. O mecânico que busca aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades está pronto para encarar qualquer tipo de desafio profissional. Não importa a área ou tipo de oficina em que atuará, uma crise não irá afetá-lo.

No Brasil e no exterior, o mercado de automóveis passa por uma importante evolução e expansão. Isso cria grande demanda de profissionais capacitados, com conhecimento específico em motores mais modernos e nos componentes tecnológicos dos carros.

Um curso de mecânica automotiva pode auxiliar profissionais que já possuem conhecimento prévio na área. Ele pode trazer novas informações, atualizando-os e fazendo com que eles se tornem ainda mais qualificados.

Abaixo, você verá a importância de um curso de mecânica automotiva tanto para o profissional mecânico quanto para a oficina. Apresentaremos também os tipos de cursos disponíveis hoje no Brasil.

Novas tecnologias automotivas: como um curso de mecânica automotiva pode ajudar

A ideia de uma oficina mecânica suja e escura já está no passado. Tecnologia de ponta, ferramentas automatizadas e profissionais especialistas em revisões eletroeletrônicas nos carros são a tendência. E é isso que os clientes buscam.

O mercado e a tecnologia automotiva evoluem continuamente. Desde o segmento de combustíveis e fontes energéticas – biodiesel e carros elétricos – até o de pequenos itens de série e conectividade móvel.

O aumento crescente do uso de elementos eletrônicos em diversas partes dos veículos, nos últimos anos, gerou a necessidade de profissionais qualificados com conhecimentos técnicos específicos, além da mecânica automotiva básica.

Dentro da oficina, scanner automotivo, sistemas de alinhamento e balanceamento computadorizados e troca de óleo, também computadorizada, são alguns exemplos de novas tecnologias aplicadas na prática e no ambiente de manutenção automotiva.

A tecnologia chegou também aos diversos tipos de motores e outros inúmeros sistemas automotivos.

Conhecimento básico de mecânica já não é o suficiente. O futuro promete ainda mais segurança, conforto e conectividade ao motorista. Com isso, a demanda na manutenção dos automóveis será ainda maior.

Os proprietários, quando precisam de serviços de manutenção para seus veículos, buscam por oficinas mecânicas de confiança e almejam também serviços diferenciados, relacionados às novas tecnologias automotivas.

Tipos de curso de mecânica automotiva

Historicamente, no Brasil, o profissional mecânico de automóveis atua por meio da prática. Os conhecimentos são passados de pai para filho ou adquiridos de maneira autodidata.

Mas, como mencionado acima, os tempos estão mudando. A evolução tecnológica avança rapidamente no setor e é cada vez mais necessário ter profissionais com conhecimento específico.

Com isso, surgiram diversos tipos de curso na área que oferecem aos profissionais um conhecimento mais técnico e acadêmico, aumentando o conhecimento em áreas específicas.

Existem cursos mais rápidos, chamados de cursos livres, por meio dos quais se busca uma qualificação introdutória em algum setor específico da mecânica.

Por outro lado, existem os cursos que buscam aprofundar o conhecimento do profissional, tornando-o um especialista, como é o caso de cursos técnicos, profissionalizantes e de qualificação e aperfeiçoamento profissional.

Cursos de aperfeiçoamento profissional em mecânica automotiva oferecem conhecimento aplicado em áreas como:

  • Sistemas de injeção eletrônica para diversos tipos de motor
  • Especialista em gerenciamento eletrônico de motores a diesel
  • Especialista em sistemas automotivos elétricos e eletrônicos
  • Mecânico de instalação e manutenção de ar-condicionado automotivo
  • E muitos outros

Um mecânico com especialização técnica ou curso de qualificação profissional relacionada ao setor mecânico pode atuar em diversas áreas: no reparo e manutenção automotiva tanto em oficinas mecânicas quanto em concessionárias e lojas de peças.

Além disso, a indústria automotiva – as montadoras de veículos – procura por profissionais graduados ou com algum tipo de formação acadêmica na área.

Profissional valorizado e motivado é profissional que produz

Além de todos os benefícios que um curso de mecânica automotiva pode trazer para sua oficina – mais qualidade nos serviços, mais clientes satisfeitos e faturamento maior, ele pode fazer com que seus profissionais se sintam valorizados.

Estimular e possibilitar aos seus funcionários a realização de cursos voltados às novas tecnologias automotivas é uma forma de reconhecimento pelo trabalho bem realizado.

Pense na formação como uma espécie de bonificação para o profissional. Quanto mais mecânicos especialistas em diferentes áreas sua oficina tiver, melhores os resultados em todos os sentidos. Isso significa benefícios também para seu estabelecimento.

Valorização dentro do ambiente de trabalho, independentemente da área, traz vantagens pessoais e para a empresa em que esse profissional atua.

Busque por cursos que ofereçam bons descontos para as empresas. Procure ainda distribuir funções e encaixar diferentes mecânicos em áreas distintas. Assim, sua oficina mecânica poderá oferecer uma gama maior de serviços aos seus clientes.

Em nosso blog, publicamos conteúdos para ajudar em sua jornada de informação e estimular o desenvolvimento do seu negócio. Esperamos que gostem.

Curso de mecânica automotiva: mantenha-se atualizado

Texaco Lubrificantes: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco Lubrificantes dá a força que seu varejo precisa. Com seus produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro! Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso! Fale com um distribuidor autorizado!

15 comments

  1. Uemerson Rui says:

    Boa noite queria saber como posso estar fazendo esses cursos abri uma oficina e estou trabalhando com meu Tiu estou encinando ele algumas coisas mas curso vc sabe sempre a melhor opção já trabalho a dez anos como mecânico tenho alguns cursos mas é sempre bom estar bem informado me manda o valor do curso e os locais mais perto de Jandira obrigado e desculpa o incômodo

  2. Pedro Henrique says:

    Boa noite Delton, tenho 22 anos e encontrei seu blog por acaso, estava procurando saber sobre como funciona os automóveis, ainda não entendo nada e queria saber por onde posso encontrar algum assunto para iniciantes e me aprofundar mais. A cidade onde moro não tem oficinas boas e acho que seria uma grande aposta eu investir meu tempo nisso, mas como falei não entendo absolutamente nada. Grato se puder me ajudar!!
    Parabéns pelo blog.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Pedro. Tudo bem? Acredito que estudando a fundo nossos artigos já será algo de grande ajuda. Se tiver dúvidas, basta falar. Abraço!

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Maria. Tudo certo? Ser um bom profissional depende de muita dedicação e estudo, nada tem a ver com gênero. Vá fundo neste desafio, caso realmente queira. Boa sorte!

  3. Ana Karolina de Oliveira Carmo says:

    Boa noite Selton, gostaria de saber qual sua opinião sobre mulheres mecânicas, estou entrando no ramo agora; mas queria saber sua opinião sobre mulheres mecânicas, o que você acha ?

    • Delton Stabelini says:

      A capacidade profissional independe de gênero, mesmo nesse “universo” predominantemente masculino não vejo problemas em seguir nessa profissão, o que vale mesmo são as competências desenvolvidas para esse trabalho. Siga em frente! Grande abraço!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.