Seis dicas para organizar sua oficina mecânica

O dia a dia na oficina é muito corrido, por isso deixar a arrumação para depois pode ser tentador. Mas não caia nessa armadilha!

Manter a oficina sempre arrumada pode ajudar a melhorar a produtividade e até mesmo reduzir os custos! Veja como:

  • Menos tempo gasto para encontrar ferramentas e produtos
  • Melhor imagem para os clientes
  • Redução de custos com erros de estoque e compras desnecessárias
  • Redução de desperdício de produtos
  • Aumento da produtividade
  • Ambiente que proporciona foco e conforto para a equipe

Esses são apenas alguns exemplos de como sua oficina pode se beneficiar de algumas regras de organização. Siga nossas dicas e veja a diferença.

1: Demarque as áreas de sua oficina

Sempre que o assunto é organização, você certamente vai ouvir que cada coisa deve ter o seu lugar. Isso não muda quando se tratam das tarefas realizadas na oficina.

Quando você separa áreas para serviços distintos, fica muito mais fácil otimizar o tempo em que são realizados. Em especial, se todas as ferramentas necessárias também estão perto.

Eliminando a necessidade de percorrer toda a oficina para procurar produtos e ferramentas necessários, você consegue melhorar a produtividade da sua equipe. De quebra, torna o trabalho menos estressante.

Imagine como a sua oficina seria diferenciada se tivesse área limpa e reservada com mesa e cadeiras para atender os clientes. Esse é um ótimo exemplo de organização que vale a pena!

2: Pense na localização das ferramentas e organização

Você já sabe que contar com todas as ferramentas necessárias é fundamental para garantir a qualidade do seu serviço, mas elas também precisam estar acessíveis e organizadas.

Separar as ferramentas por áreas de serviço é uma ótima estratégia. No entanto, muitas delas precisam ser usadas em diferentes processos. Para agilizar os serviços, o carrinho para ferramentas pode ser ótima opção.

Também é importante mantê-las sempre limpas e devolvê-las ao lugar designado após o uso. Lembre-se: boa parte da organização é a manutenção apropriada do ambiente.

3: Tenha foco na limpeza e nas áreas de inspeção

Falando na limpeza das ferramentas, adotar a estratégia de “limpar assim que usar” pode beneficiar a oficina como um todo, e não apenas esteticamente: trata-se de questão de segurança.

Manchas de óleo no chão, por exemplo, podem causar acidentes sérios. Por isso, a limpeza deve sempre ser prioridade.

Quanto às ferramentas e peças, o ideal é ter área específica também para a limpeza e manutenção. Prepare uma bancada e espaço para que sua equipe possa inspecionar peças, ferramentas e serviços concluídos.

Dessa forma, você garante a qualidade do seu serviço e preserva seus materiais, reduzindo custos desnecessários.

4: Use etiquetas para organizar a oficina

Um dos problemas mais recorrentes quando se fala em como organizar uma oficina mecânica é a falta de identificação de produtos, peças e ferramentas.

O uso de etiquetas pode ajudar muito a economizar tempo na hora de vasculhar o estoque, além de reduzir o desperdício de produtos. Especialmente se você costuma guardar diferentes tipos de líquidos em galões reutilizáveis, vai se beneficiar muito deste método.

Para peças, as etiquetas podem ser utilizadas para registrar o modelo e outras especificações. Para galões, sempre marque o tipo de fluido – por exemplo “limpeza de estofados” – e a data de validade do produto.

Também pode ser boa ideia designar local específico da oficina para as peças que estão aguardando descarte. Dessa maneira, você evita ocupar espaço valioso no estoque com produtos que você não vai utilizar.

Uma solução definitiva para nunca mais faltar peças (nem sobrar) é contar com sistema de gestão que tenha a função de controle de estoque. Assim, você pode saber em tempo real as peças com mais saída e seu status atual.

5: Priorize os equipamentos de segurança

Existem alguns equipamentos de segurança que não podem faltar em nenhuma oficina, até mesmo por exigência legal. No entanto, não adianta apenas ter um extintor, ele precisa estar acessível caso algo aconteça.

Para garantir segurança de verdade, certifique-se de que os EPI (equipamentos de proteção individual) estejam sempre no local designado. Da mesma forma, outros equipamentos, como o extintor, nunca devem estar escondidos entre peças e produtos.

Adote como regra que, em caso de emergência, você deve conseguir alcançar o equipamento em menos de 10 segundos. Quanto aos EPIs, garanta que estejam sempre em boas condições e façam parte da rotina da sua equipe.

6: Incentive a participação dos empregados na organização da oficina

Todos esses procedimentos juntos não vão adiantar nada se sua equipe não estiver envolvida. Seus funcionários são uma parte importantíssima do seu sucesso, e não é diferente com a organização.

Certifique-se de oferecer treinamentos e deixar informações sobre os procedimentos de organização e limpeza sempre disponíveis.

E não se esqueça: sua equipe pode ter muitas boas ideias sobre como melhorar a organização do ambiente. Afinal, eles executam os serviços todos os dias e podem contar com informações valiosas sobre a melhor localização para ferramentas ou maneiras de limpar o local.

Encoraje o feedback e os ouça! Você só tem a ganhar.

Conclusão

Neste post, você viu algumas dicas valiosas sobre como organizar uma oficina mecânica. Essas técnicas te ajudarão a reduzir os custos, aumentar a produtividade e melhorar muito a imagem do seu estabelecimento tanto para clientes quanto para funcionários.

Quer mais dicas para que seu negócio continue crescendo? Leia também estes outros artigos:

E você, quais estratégias usa para organizar sua oficina mecânica? Divida conosco nos comentários e não deixe de perguntar se ainda ficou com alguma dúvida!

Seis dicas para organizar sua oficina mecânica

7 comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.