Saiba como atender bem um cliente na sua oficina

Como atender bem um cliente? Esta parece uma pergunta boba de se fazer para um profissional que lida com pessoas durante todo o dia, certo?

Mas a realidade não é tão simples assim. Um bom atendimento é fator determinante para o sucesso de um negócio, independentemente do segmento de mercado em que atua.

No artigo abaixo, listamos diversas formas de oferecer um bom atendimento ao cliente e ao público de sua oficina. Descubra como atender bem um cliente e lucrar com sua fidelização.

Atenda bem e fidelize seus clientes

Qual a importância de fidelizar um cliente? Existem tantas pessoas diferentes que podem se tornar clientes, não é mesmo? Então, por que se preocupar para que um mesmo cliente retorne?

Fidelizar não é somente atender um mesmo cliente diversas vezes no futuro. Se pensarmos assim, ele pode retornar várias vezes para resolver um mesmo problema. E isso não significa fidelidade, e sim que o trabalho não foi bem realizado de primeira.

A fidelidade de um cliente é construída desde o primeiro momento em que ele descobre sua oficina, seja pela fachada do estabelecimento, por um post nas redes sociais ou por uma indicação. O bom atendimento começa muito antes de você trocar as primeiras frases com o cliente.

Fidelização significa confiança na qualidade do serviço prestado pela sua oficina. Um cliente satisfeito irá indicar seu negócio para quantas pessoas puder e sua oficina irá se tornar uma referência para aquele cliente.

Mas lembre-se, um mau atendimento também será lembrado e divulgado.

Dicas de como atender bem um cliente

1 – Escute e entenda o que o cliente precisa

É comum atender pessoas que não conhecem sobre a mecânica de seu automóvel. Quando esse tipo de público vem à sua oficina, não sabe explicar com exatidão qual o problema e o que quer.

Por isso é importante não só oferecer um serviço ao cliente, mas buscar entender seu problema e, claro, informar como sua oficina pode ajudá-lo.

Perguntar como quando foi a última troca de óleo, se o cliente sabe qual a marca do óleo usado, se trocou algum filtro recentemente… Qualquer pergunta que auxilie seu trabalho e que possa ser respondida pelo cliente irá ajudar bastante no diagnóstico.

2 – Seja transparente com seu cliente

Continuando no assunto da dica anterior, a oficina mecânica ou troca de óleo pode ser um local intimidador para seus clientes uma vez que seu trabalho envolve atividades que ele não entende ou não conhece.

É essencial  ser sincero, claro e informativo no momento do atendimento. Conversar com o cliente, explicando os possíveis problemas do veículo e sanar dúvidas, transmitirá segurança e confiança.

Instrua seus funcionários a explicarem sobre os filtros, qual o tipo de óleo mais adequado para o carro e por quê, qual a importância de estar atento à próxima data de revisão etc.

Procure também evitar termos técnicos e complicados. Seu cliente quer um serviço de confiança que irá resolver o que ele precisa, e não uma aula de mecânica.

3 – Atenção às reclamações dos clientes

Clientes insatisfeitos podem fazer mais barulho que clientes satisfeitos.

A notícia e reclamação de um mau atendimento ou serviço prestado ocorrem de maneira mais rápida, hoje em dia, com as redes sociais. O marketing boca a boca funciona muito bem para elevar a imagem do seu negócio, mas também poder acabar com ela. Afinal, quando não gostamos de um serviço ou produto adquirido, alertamos nossos amigos e conhecidos da má experiência.

Sempre com educação, atenda os clientes insatisfeitos e mostre que você está do lado deles, e não contra. Procure entender o problema e busque sempre resolver a situação da melhor e mais rápida maneira possível.

4 – Cuide da aparência de sua oficina

Sim, limpeza também faz parte do atendimento. Das instalações físicas aos seus mecânicos e funcionários, a aparência do seu estabelecimento fala muito sobre o tipo de serviço que você oferece.

Um lugar que preza pela limpeza e organização reflete o cuidado e capricho no serviço oferecido e preocupação com pequenos detalhes.

Uma imagem vale por mil palavras, certo? Faça com que a imagem de sua oficina fale bem sobre seu serviço.

Conclusão – Seu cliente é a razão de a sua oficina existir

Atender um cliente bem, da maneira como ele deseja e espera, não é tarefa difícil. Mas precisa ser observada e trabalhada constantemente.

O bom atendimento precisa ser verdadeiro e realmente trabalhar em prol do cliente, buscando solucionar seu problema ou necessidade.

Estar preparado para atender bem pode ser decisivo no sucesso de sua oficina ou troca de óleo.

 

E você, o que tem feito pelo atendimento de seus clientes?

Em nosso blog, você encontra conteúdos para ajudar em sua jornada de informação e estimular o desenvolvimento do seu negócio. Esperamos que goste.

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5 comments

  1. Fábio says:

    Boa tarde!
    O antigo dono do meu carro estava usando havoline 5w30 na última troca, o carro é um Ford fiesta 2005 vi no manual q a Ford recomenda o motorcraft 5w30, eu posso comessar usar o recomendado ou continuo no havoline? Desde já muito obrigado

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Fabio! Tudo bem? O que importa é a especificação e o nosso Havoline Semissintetico SAE 5W-30 API SN e ou o Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 API SN atende as especificações da Ford. Portanto pode continuar com o Havoline, desde que seja um desses dois produtos informados acima e preferencialmente use o Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 API SN.
      Abraços!

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