Vídeo – Como aumentar o lucro da oficina: veja 6 dicas

Para aumentar o lucro da sua oficina, é necessário aumentar a produtividade. Quanto mais rápido os carros ficarem prontos, menor o custo para sua loja.

Para preparar a sua equipe para esse nível de rendimento e performance, é preciso formar uma parceria sólida com os colaboradores. Pressioná-los pode não dar o efeito esperado a longo prazo.

Proporcionar um ambiente organizado e explicar os objetivos maiores pode motivá-los de forma mais sustentável.

Além de aumentar a produtividade, selecionamos dicas que podem ser úteis para aumentar as vendas em sua loja. Vamos a elas.

Além do conteúdo valioso que preparamos, separamos algumas sugestões que podem incrementar o seu lucro na oficina. Confira:

#1 Otimize a loja

Reveja passo a passo suas operações. É preciso analisar o fluxo de caixa, o estoque, o cadastro, o atendimento, o ponto. E tudo que tenha alguma possibilidade de ser melhorado.

Se você otimizar e controlar seu estoque, vai agilizar os consertos. É essencial conhecer a rotatividade dos itens e monitorar a necessidade de reposição rotineiramente. Atenção ao vencimento dos produtos e seu custo. Negociar pequenos descontos com os fornecedores pode fazer muita diferença nas finanças.

#2 Fidelize os clientes

Não é nem preciso dizer que a cortesia é o fator número 1 de fidelização dos clientes, não é mesmo?

Mas a eficiência real é tão fundamental quanto a boa intenção e a cordialidade.

Competência é uma busca diária. Que tal incrementar os serviços com tecnologia? Os clientes fidelizados podem ser surpreendidos com ações de marketing que os beneficiem, como descontos, avisos de prazos de manutenção e novidades no espaço físico e nos serviços oferecidos.

Use o marketing de atração, promovendo conteúdos interessantes e lembrando os seus clientes de você de forma inteligente e informativa. Nem sempre é preciso fazer promoções, você pode utilizar o YouTube, Instagram, Facebook, WhatsApp e Telegram demonstrando a paixão da loja pelos carros.

#3 De olho na administração

A organização da administração do seu negócio e uma boa pesquisa do mercado auxiliam nos momentos de importantes decisões.

Algumas para se fazer:

Já avaliou em detalhes o seu regime fiscal? É realmente o menor custo? Já contratou um profissional ou empresa de contabilidade para verificar e acompanhar? Sabe exatamente qual é o custo da sua oficina para abrir as portas todos os dias? Como está a rotatividade de carros em sua oficina?

Está lidando bem com garantias e quebras (danos)? Como os demais locais/concorrência  fazem isso?

Para manter uma empresa saudável, é preciso estar sempre em atividade, cumprindo os  processos, trabalhando de forma atenta. E, quanto maior o desafio, mais inteligência será  aplicada à rotina para que o tempo seja utilizado de modo mais eficiente. Uma frase que vemos se repetir por aí é a seguinte: evite o retrabalho.

Mais algumas perguntas:

Você sabe quanto tempo e quantos carros seus técnicos fazem em média? Isso difere entre um profissional e outro?

Veja mais dicas nesta postagem.

#4 Invista na empresa

Clientes exigentes valorizam a limpeza, o uniforme, o tratamento, a estrutura da loja e a sua organização. E percebem todos os detalhes. Atente para o atendimento e invista, pouco a pouco, em melhorias constantes. Faça a diferença dando personalidade à sua oficina.

Sempre tem o que fazer, isso serve para absolutamente todas as coisas. E, desde que se faça bem feito, há sempre boas chances de crescimento no mercado automotivo. Para isso, invista em evitar o desperdício de produtos e serviços.

Esteja atento!

Abrir os olhos para novas oportunidades de investimentos não faz mal para nenhum negócio. Cada vez que chegar uma demanda que seu estabelecimento não oferece, faça um registro. Mantenha sempre atualizado!

#5 Estabeleça metas

Estabeleça metas realistas. Esteja sempre com os objetivos em mente e agregue sua equipe nessas conquistas. Para alcançá-los, evite a rotatividade de funcionários, faça uma boa seleção e gestão. Procure pelas pessoas ideais às necessidades do seu negócio, estimulando que cresçam juntos com a oficina.

Não tenha apenas funcionários, monte um time que entenda o propósito da oficina e do negócio. Faça pequenas reuniões, expondo as possibilidades de melhorias da oficina, os seus projetos, suas metas, os números de sua empresa (os que você pode mostrar). Escute o que eles têm a dizer, sugerir.

Desenvolva uma parceria sólida e transparente com a sua equipe. Veja mais dicas nesta postagem.

# 6 Use a tecnologia

Existem diversos softwares de gestão de oficina, pagos e até alguns gratuitos, disponíveis na internet. Não deixe de profissionalizar cada dia mais seus conhecimentos sobre as possibilidades de uso e funcionalidades, não apenas desse software, mas de todas as plataformas on-line que possam te ajudar.

Estimule a troca de conhecimentos entre a equipe passando referências inovadoras e sendo adaptável. Jamais ignore a importância do design nos tempos atuais. É preciso ter uma boa logomarca e um bom site, além das redes sociais. Os materiais impressos (panfleto, cartão da loja, cartaz, por exemplo) podem seguir a mesma identidade visual.

É possível conquistar milhares de visualizações demonstrando boas dicas para cuidado e manutenção de carros nas redes sociais. Há muitas curiosidades que os usuários não conhecem em termos de mecânica.

Em nosso blog, publicamos conteúdos para ajudar em sua jornada de informação e estimular o desenvolvimento do seu negócio. Esperamos que tenha gostado.

Como aumentar o lucro da oficina - guia de sucesso

Texaco Lubrificantes: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco Lubrificantes dá a força que seu varejo precisa. Com seus produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro. Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso. Fale com um distribuidor autorizado.

11 comments

  1. marcia teixeira teixeira says:

    Oi não consegui me cadastra no site , tenho uma loja de oleo lubrificantes , só que compro de revendedores gostaria de comprar diretamente com vcs , gostaria de saber o que precisa ? qual a documentação ?

  2. Bom dia tenho uma oficina mecânica em Indaiatuba SP com mecânica e borracharia minhas ferramentas e tudo novas trabalho com mecânica borracharia e troca de óleo sou um bom profissional mas o movimento está muito fraco o ponto e muito bom bastante movimento na avenida pofavor preciso de ajuda sou bem equipado de ferramentas sai de mg com minha família para tentar uma vida melhor pofavor preciso de profissionais capacitados como vocês para me ajudarem o meu lucro não tá dano para paga as despesas pofavor me ajude com os se profionalimo pó da vor mande este comentário para diretoria que dar um testemunho para todo o mundo com fui ajudado com os seus prficinalismo obrigado

    • Delton Stabelini says:

      Prezado Homero, boa tarde!

      Nós da Texaco fazemos questão de poder lhe auxiliar – pedimos que entre em contato com o nosso Distribuidor Autorizado Cabrino que representa nossos produtos Texaco e é um replicador das práticas comerciais e técnicas disseminadas pelas Texaco Lubricantes.
      Contato: Cabrino Lubrificantes (19) 3739-3900

      Conte conosco!

  3. Débora Bezerra Veríssimo de Camargo says:

    Um mix de quantidade suficiente para cada rotina de motor com muita eficiência e eficácia.
    Paulo e Débora da Oficina Kanella – Santos SP

  4. GERCELINO M. DOS SANTOS JUNIOR says:

    Parabéns pelo conteúdo, apenas em alguns minutos de leitura foi possível absorver informações importantes que agregarão conhecimento para toda minha vida.

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Gercelino! Tudo bem?
      Que bacana que você está curtindo o conteúdo do blog!
      Fique por dentro que teremos novidades.
      Abraços!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.