Alinhamento e balanceamento: ofereça mais serviços na sua oficina mecânica

Oferecer diversos serviços ao cliente em sua oficina é um bom negócio. Com profissionais bem qualificados e com boa comunicação, é possível aumentar o faturamento.

Quando o cliente é fiel, o histórico dele em seu sistema de registro pode ajudar nesse processo. Mas e se é um cliente novo? O que oferecer?

Saiba, neste artigo, como oferecer mais serviços, como alinhamento e balanceamento, de forma assertiva!

Adeque a oferta ao cliente

Ofereça aquilo que beneficie o carro e que o cliente possa pagar. Atenda com honestidade, ganhando a confiança dele em seus serviços automotivos.

Além do alinhamento e balanceamento (a cada 10 mil km) e da substituição de pneus (entre 35 mil km e 45 mil km), ofereça a troca das peças em outros serviços de rotina.

Aproveite para informar o cliente da vida útil aproximada dessas peças. Dessa forma, se não ganhar o cliente na hora, ele poderá retornar, pois ficará sabendo que, em breve, precisará fazer a troca da peça.

Preze pela qualidade

Não deixe que os profissionais liberem o carro sem um alinhamento e balanceamento perfeito, evitando que os clientes tenham que voltar à loja. Informe com exatidão se existe a verdadeira necessidade de cambagem e se o carro do cliente necessita dessa regulagem.

Além disso, não condene peças, mas especifique os reais danos, utilizando argumentos que dão informações para o cliente tomar a decisão. Dessa forma, ele confiará mais em seu estabelecimento e, pouco a pouco, delegará o cuidado à sua loja, reconhecendo sua excelência.

Muitas vezes, será necessário fazer camber e caster, troca de óleos, pneu e peças, e aqueles que estiverem prestes a chegar a esse ponto podem ser sinalizados, deixando a responsabilidade ao cliente de fazê-los dentro do prazo.

Abordagens exageradas levando à venda podem trazer benefícios imediatos, mas são um mau negócio hoje em dia, momento em que todos podem ter acesso a esse tipo de informação via internet.

Inove na abordagem: ajude mais!

Inove na abordagem usando a tecnologia: informe o cliente toda vez que o prazo para alinhamento e troca de óleo, por exemplo, estiver vencido ou vencendo. Assim, além de necessitar do seu serviço de troca, ele contará com seu lembrete! Trabalhe com a prevenção. Quem não quer uma oficina que ajude a fazer isso?

Quanto mais serviços forem oferecidos, mais alertas você pode ter, afinal todas as partes do carro têm um prazo de validade: ar-condicionado, direção (seja hidráulica ou não). Mas isso você já sabe: conquiste seu cliente mostrando que cuida do carro dele como se fosse o seu!

Mais uma vez, ter uma metodologia eficiente e informatizada de trabalho pode render a você tempo, credibilidade e facilitar a vida do negócio.

Alguns clientes sabem o que precisa ser feito, uns acham que sabem, outros não têm a menor ideia. O tratamento para cada um é muito diferente, mas todos querem o mesmo: gastar o mínimo possível e manter o carro em ordem! Pode parecer um contrassenso, mas sua eficiência vai gerar não apenas fidelização, mas também indicações!

Além disso, fique de olho em serviços inovadores no mercado e agregue o que puder, capacitando os colaboradores, se necessário.

Alguns exemplos:

Revisão preventiva diferencial

Apresente benefícios em sua revisão, promoções e demonstre sua metodologia.

Lavagem ecológica in loco e delivery

Já é realizada por franquias em diversos estados brasileiros, trata-se de uma lavagem a seco de baixo custo. O preço de um lava-jato, em média de R$ 20, higieniza todo o veículo internamente, com polimento e outros serviços.

Troca de óleo

Oferecendo flushing e substituição de filtros na troca, você pode fazer um pacote especial.

Freios e suspensão

Já avaliou o que traz mais receita em seu negócio? Para os que forem mais vantajosos, faça um mapeamento dos tipos de serviços ofertados e vá até o mercado checar se você está alinhado.

E você, já checou o mercado hoje?

Em nosso blog publicamos conteúdos para ajudar em sua jornada de informação e estimular o desenvolvimento do seu negócio. Esperamos que tenha gostado.

Ofereça mais serviços, como o alinhamento e balanceamento, de forma assertiva!

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11 comments

    • Delton Stabelini says:

      Obrigado, ficamos muito felizes por você estar gostando. Sempre que tiver sugestão de algum tema ou dúvida, é só comentar. Abraços!

      • Moisés Mabi Quididi says:

        Obrigado Eng.Dalton.Tenho algumas duvidas Eng Eu só formado em Mecânica e tenho algumas certificações no ramo ,mais a minha maior dificuldade é de ter a ferramenta inovadora como,elevadores,malas de ferramentas sustificadas etc…pronto tudo se resume um valor capital,e porque nós ca em Angola estas ferramentas são difíceis e muito caras,o meu maior sonho Eng,e de ter uma oficina,bem equipada,mais tenho fé de um dia terei .E só pra ter noções disso todos os santos dias Eu leio a GUIA DO SUCESSO PARA SERVIÇOS AUTOMOTIVOS,e não outros manuais vossos.Oque faço nesta situação Eng?

  1. Moisés Mabi Quididi says:

    Só grato pela vossa disponibilidade, em ajudar os pequenos enpreendedors como Eu com várias temáticas e experiências passadas de forma ajudar nos a levar o barco da gerência das oficinas existentes no mundo lá fora,Muito obrigado pela vossa disponobilidade de dar nos o vossos conhecimentos pra quem mais precisa.E que Deus todo poderoso abençoa as vossas vidas em tudo,bem haja a todos e ao Eng Delton Stabelini.

    • Delton Stabelini says:

      Obrigado pelas palavras, Moisés! É muito gratificante ver que esse conteúdo elaborado com tanto cuidado ajuda de verdade no dia a dia de profissionais como você. Conte conosco e não deixe de enviar sugestões de tema para futuros posts!

  2. GUILHERME REZENDE NASCIMENTO says:

    Prezados
    Sempre trabalhei como empregado na área de logística a 20 anos. Com uma pequena quantia que juntei estou pensando em montar uma loja de revenda de óleos, filtros e lubrificantes e acessórios para automóveis. Gostaria de umas dicas de como e onde comprar estes materiais. De como montar este negócio. O que é preciso de início em uma loja dessa natureza . Quais as marcas de óleo devo começar.
    Gostaria de saber e apreender toda a parte logística para iniciar nesse ramo. Para inicio queria começar apenas REVENDENDO os produtos (Acessorios, óleos, Lubrificantes e filtros para automóveis, caminhões e máquinas). Como saber olhar nos catálagos as marcas att

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