É possível modernizar a troca de óleo com procedimentos muito simples

Quando você pensa em modernizar a troca de óleo, imagine que precisará de grandes investimentos em tecnologia e automatização, certo?

Na verdade, é possível colocar em prática com procedimentos simples.

Modernizar a troca de óleo não significa necessariamente investir em grandes tecnologias ou implantar serviços automatizados. O principal a fazer é atualizar processos, acompanhar indicadores de desempenho e encontrar saídas disponíveis para aumentar a produtividade da sua equipe.

Para descobrir outras dicas de como melhorar ainda mais sua oficina, leia também este artigo em nosso blog.

O mercado de troca de óleo ainda sofre com empresas que são resistentes às novas ferramentas e práticas de gestão. Essa estagnação dificulta avanços no mercado como um todo.

Porém, isso é uma ótima oportunidade para destacar-se em meio à concorrência.

Então, leia agora as dicas que preparamos para você modernizar a troca de óleo e sair na frente!

Profissionalize sua equipe

Treinamentos podem ser um investimento importantíssimo para modernizar a troca de óleo.

Sabemos que mão de obra qualificada não é barata e também que a maioria dos candidatos à vaga de colaborador na sua troca de óleo são jovens sem formação técnica. Isso é um problema que pode ser superado. Se o seu funcionário não possui a formação necessária, você pode oferecer treinamentos e cursos. O fundamental não é você contratar pessoas já capacitadas, mas sim aquelas dispostas a aprender, seguir as normas de bom atendimento e prestar serviço qualificado.

Sua equipe pode não ter ensino técnico, mas deve estar sempre atenta ao que é necessário para atender os clientes com qualidade. Pode não ter graduação alguma, mas deve estar aberta a novos aprendizados e disposta a realizar um bom trabalho.

Contratar esse perfil de colaborador pode ser um fator importantíssimo para impulsionar sua oficina. Modernizar a troca de óleo começa com uma equipe disposta e bem preparada tanto para o serviço técnico quanto para atender os clientes.

Como modernizar a troca de óleo: 5 dicas imperdíveis

Planejamento de longo prazo

Um bom planejamento é fundamental na hora de modernizar a troca de óleo.

Esse é mais um desafio e tanto. Como pensar em seu negócio daqui a dez anos se é um trabalho árduo mantê-lo funcionando hoje mesmo?

Pois é, sabemos as dificuldades que você enfrenta no dia a dia com os colaboradores, baixo movimento e prestação de contas. Apesar disso, é necessário pensar mais longe.

A única maneira de fazer isso é começar a planejar o futuro da sua loja a partir de agora.

Faça projeções, estude o mercado e veja se o seu faturamento atual será suficiente para manter seu padrão de vida. Se não for, é preciso começar a fazer ajustes o quanto antes.

Modernizar a troca de óleo é um processo que acontece o tempo todo. Você deve estar sempre planejando, encontrando novas técnicas e atualizando seus conhecimentos.

É isso o que as grandes empresas fazem: antecipam-se e inovam sempre. Ficam um passo à frente da concorrência.

Separe suas contas das contas da empresa

Para garantir que sua oficina funcione da melhor maneira possível, mantenha as contas empresariais separadas das pessoais.

Muitos empresários têm dificuldade em fazer essa separação. Afinal, é sempre uma tentação pegar uma quantia “emprestada” quando se está precisando, não é mesmo?

Mas não se deve fazer isso. Você precisa separar o que é seu do que é da empresa sempre!

Isso evita transtornos nos dois lados. Você não desenvolve esse hábito negativo e controla suas contas com base no seu rendimento pessoal.

Da mesma forma, você consegue controlar com mais precisão as contas da sua loja. Considere que, ao misturar as contas, você não terá certeza dos rendimentos e custos reais do seu negócio. Isso pode prejudicá-lo na hora de planejar investimentos, repor estoque e, até mesmo, montar promoções.

Monitore seus resultados

Um dos jeitos mais eficientes de modernizar a troca de óleo é sempre manter o controle de todos os aspectos da oficina.

Não dá mais para ser pego de surpresa. Hoje em dia, você tem diversas ferramentas à disposição para calcular o rendimento diário ou semanal do seu negócio.

Uma simples planilha permite que você tenha o controle do quanto faturou em único dia, quantos clientes frequentam sua loja, qual colaborador executou mais serviços e até quais produtos e serviços foram mais solicitados.

Outras informações importantes para monitorar são os hábitos de consumo dos seus clientes. Saiba mais sobre isso neste outro artigo do blog.

Mas por que ter essas informações? Porque você consegue saber em quais serviços deve investir para atrair mais clientes, por exemplo. Ou que tipo de público está mais interessado na sua loja, qual profissional rende mais.

Planejar ações e modernizar a troca de óleo fica infinitamente mais simples quando você consegue monitorar todos os dados com detalhes.

Talvez seja vantajoso investir em um software específico de gestão, dependendo do tamanho da sua oficina. Esse tipo de programa pode ajudá-lo a visualizar os dados da sua oficina por ângulos que você não havia explorado antes.

Todos os dados dos seus custos, ganhos e resultados são importantíssimos para avaliar o desempenho do negócio e propor alternativas para melhorar sua produtividade.

Sua loja está na internet?

Atualmente, para modernizar a troca de óleo, você não pode deixar de investir em presença on-line.

Nos dias atuais, não podemos mais separar a internet do nosso dia a dia. Portanto, é fundamental que a sua oficina tenha um site, além de perfis nas redes sociais.

Você pode aprender mais sobre como fazer esse tipo de planejamento neste post. Temos também outro artigo no blog que explica como fazer sua oficina aparecer no Google. Não deixe de ler esses dois materiais.

As redes sociais e o site são excelentes ferramentas para divulgar a sua troca de óleo sem gastar quase nada. Você consegue atrair novos clientes, fidelizar os que já possui e ainda divulgar sua troca de óleo para todos que estejam na internet.

Você pode utilizar serviços gratuitos, como o Google Meu Negócio, ou até mesmo investir em propagandas por meio dos serviços do Google ou Facebook.

 

Quer mais dicas de como tornar sua oficina ainda melhor? Confira estes outros posts no blog:

Como modernizar a troca de óleo: 5 dicas imperdíveis

Texaco: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco dá a força que seu varejo precisa. Com nossos produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro. Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso. Fale com um distribuidor autorizado.

2 comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.